Publicado em 3/03/2017 as 4:00pm

Vinicius Cantuária canta Antonio Carlos Jobim em NY

Vinicius Cantuária canta Antonio Carlos Jobim em NY

Pioneiro da música neo-brasileira na década de 1990 e uma das figuras mais importantes no cenário brasileiro em New York, Vinicius Cantuaria interpretará músicas do renomado compositor Antônio Carlos Jobim. O show acontecerá no dia 24 de março, às 8:00 p.m., no South Orange Performing Arts Center.

O cantor, compositor e guitarrista brasileiro, Vinicius Cantuária está atualmente em turnê em um dos melhores conjuntos musicais do gênero. Desenhando a rica história da música brasileira e integrando-a ao jazz, vanguarda e ao pop, a música de Vinicius Cantuária é como um sussurro rítmico, repleto de voltas dramáticas e impressionantes ideias sonoras.

Seu repertório é extraído de recente gravação “Vinicius Canta Antonio Carlos Jobim” (Sunnyside, 2015).

A música do Brasil deixou um tesouro de composição inigualáveis, nenhum é tão amada como o catálogo de Antonio Carlos Jobim. Um gênio em utilizar o jazz, a sedução do Brasil e as palavras de um poeta, Jobim deixou um rastro que balançou o mundo musical com o surgimento do movimento bossa nova. Todos os músicos contemporâneos brasileiros estão em dívida com Jobim, por isso é natural que uma das mais importantes vozes brasileiras das duas últimas décadas tenha um tributo.

Por mais de quatro décadas, Vinicius Cantuária tem sido um dos mais talentosos compositores brasileiros. Suas composições "Lua e Estrela" e "Só Você" são clássicos da MPB (Musica Popular Brasileira) que venderam mais de 3 milhões de cópias nos anos 80 e 90. Apesar desse sucesso, Cantuária deixou a cena pop brasileira em 1994 e mudou-se para Brooklyn, New York, em um esforço para redefinir a forma de arte da Bossa Nova, que ele tanto ama. Os resultados são uma Nova Bossa Nova cativante, que é profundamente influenciada pela música de seus heróis: Miles Davis, Chet Baker, Bill Evans e Antônio Carlos Jobim.

Em New York, ele tornou-se um requisitado percussionista, guitarrista, cantor por nomes importantes do jazz, e pop.

Em 2014, regressou ao Rio de Janeiro, onde gravou Vinícius Canta Antonio Carlos Jobim (Sunnyside, 2015).

Com apresentações de concertos aclamados pela crítica em alguns dos mais prestigiados festivais e salas de concertos, incluindo o North Sea Jazz Festival (Holland), Jazz A Vienne (France), The Blue Note Tokyo (Japan), The Vancouver Jazz Festival (Canada), The Blue Note New York (U.S.A.), The SFJAZZ Center in San Francisco (U.S.A), Sydney Opera House (Australia), e The Barbican and Queen Elizabeth Hall (London, UK), ele continua a impressionar o público em todo o mundo.

Vinicius Cantuaria atuará no dia 24 de março às 8 da noite na SOPAC. Os ingressos para assistir ao show “Vinicius Cantuaria canta Antonio Carlos Jobim” custam a partir de US$ 30 e podem ser comprados on-line através do site www.sopacnow.org, ou ligando no telefone (973) 313-2787.

Fonte: Brazilian Times