Publicado em 5/05/2017 as 1:00pm

Igreja em Marlborough (MA) oferece aulas de português para crianças

As aulas, com duração de duas horas, são semanais e acontecem todas as sextas-feiras.

É comum pais brasileiros residentes nos Estados Unidos se comunicarem em casa na chamada língua materna, também conhecida como primeiro idioma, que no caso dos brasileiros é o português, seja por que ainda não dominam o inglês, por hábito ou para preservação da cultura brasileira. Seja qual for o motivo, o fato é que quando os filhos iniciam a vida escolar, tento contato com o inglês quase que em tempo integral na escola e no convívio com os colegas, aos poucos vão se “esquecendo” de algumas palavras e expressões em português que não são muito utilizadas em sua rotina. Muitas crianças entendem tudo o que os pais brasileiros falam, porém acabam utilizando o inglês para responder,falar e escrever por ser a língua do dia-a-dia, tornando assim a comunicação em português um verdadeiro desafio.

“É de grande importância que filhos de brasileiros nascidos em outros países falem, leiam e escrevam em português. Muitas vezes a falta de vocabulário impedem as crianças de responderem a mesma língua que os pais perguntam, uma vez que passam o dia todo em contato com a primeira língua do país em que vive”, avalia a brasileira professora de português Lilian Oliveira em conversa com o Brazilian Times.

Lilian é uma das professoras das aulas de alfabetização em português que são ministradas na cidade de Marlborough (Massachusetts). O projeto, que acontece na sede da Igreja de Cristo de Marlborough, já existe há 8 anos. “ Os pais não devem desistir de continuar falando português e para auxiliar oferecemos aula de alfabetização em português. Crianças na idade de alfabetização podem aprender várias línguas ao mesmo tempo sem nenhum problema”, relata.

As aulas, destinadas a crianças a partir de seis anos de idade, são semanais, tendo duas horas de duração e acontece todas as sextas-feiras das 6pm as 8pm.

Devido a demanda crescente de brasileiros no estado, em várias cidades de Massachusetts é possível encontrar instituições que oferecem cursos livres de alfabetização em português para crianças e jovens.

Para mais informações sobre as aulas em Marlborough ligue para (508)745-4158. “Termos filhos bilíngue é um privilégio de poucos. Invista em seu filho, plante a semente hoje para colher frutos amanhã”, finaliza a professora Lilian.

Fonte: Thaís Partamian Victorello