Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/05/2017 as 6:00pm

Imigrantes indocumentados compartilham experiências com refugiados

Eles se encontram em classes de inglês na Califórnia e um brasileiro está preparando um documentário sobre as histórias

Pouco antes das 19:30 p.m., quinta-feira (27/04), os alunos muçulmanos da turma de Mimi Pollack saíram silenciosamente do quarto para rezar, uma ocorrência noturna no curso de inglês como segunda língua.

Eles voltaram alguns minutos depois e Pollack continuou com a lição.

Os refugiados que vão a San Diego frequentemente participam de aulas de inglês através dos programas de Educação Continuada de San Diego. Eles recebem aulas iniciais de idioma e cultura através de uma agência de reassentamento.

Pollack estima que ela tem estudantes de pelo menos 20 países em sua lista de 48 pessoas e que cerca de metade dos seus alunos é de refugiados.

“Por causa da política de inscrição aberta do programa, cerca de metade dos inscritos vão ao local em qualquer noite”, disse ela. Participaram nesta quinta-feira estudantes da Somália, Afeganistão, Vietnã, Camboja, Costa do Marfim, Uzbequistão, Mianmar, Venezuela, México, Brasil e República Democrática do Congo.

"Nós nos tornamos uma pequena Organização das Nações Unidas", disse Pollack.

O tempo dos estudantes nos EUA variou amplamente. Um homem chegou há cerca de dois meses. Outros estão no país por décadas. Eles chegaram ao país por uma variedade de razões. Alguns fugiram de seus países de origem em busca de segurança. Outros se casaram com cidadãos norte-americanos.

Aqueles na classe de Pollack, quem não é refugiado é simpatizante das experiências de seus colegas de classe, e vários tomaram medidas para tentar apoiar os refugiados em meio ao que eles veem como um clima político negativo para refugiados e imigrantes em geral.

Marisol Sosa, 41, se mudou do México para os EUA em 1995 por causa de um relacionamento. Embora a relação tenha terminado, seu desejo de continuar construindo uma nova vida nos EUA ficou cada vez mais forte. Por causa da diversidade na classe de Pollack, ela se sente ligada aos refugiados. “Agora, sinto que meus colegas são minha família", disse.

Antes de conhecer seus colegas de classe de refugiados, ela não entendia o que eles passaram para chegar até ali. “Eu vim por um relacionamento, mas eles vieram por liberdade de expressão, liberdade de religião, e isso é algo diferente", continuou Sosa.

Vinícius de La Rocha, 37 anos, natural do Brasil, mora em Pacific Beach. Ele disse que fica comovido com as histórias de seus colegas e decidiu fazer um documentário sobre os refugiados que ele conheceu. Ele fez parceria com Bettina Hanna, 38, que já conhecia no Brasil antes de se mudarem para San Diego.

A dupla mostrou um trecho do seu documentário em andamento na aula de quinta-feira. "Nós entendemos o sentimento de estar em um país em que você não nasceu", disse Hanna. "Temos dificuldades diariamente".

Hanna disse que ela está nos Estados Unidos há oito anos e ainda se sente assim. "Cada dia, penso na minha situação porque ela ainda não está resolvida", fala. "Parece que está ficando ainda mais difícil com o presidente que temos agora."

Nimo Mohamed, 26, chegou como refugiado da Somália há cerca de 10 anos. Ela mudou-se da classe de Pollack para uma classe de inglês de nível mais alto, mas sua classe se juntou a Pollack na quinta-feira para ouvir um palestrante convidado.

Ela também tem aulas no edifício de Educação Continuada para passar nos testes de cidadania dos EUA e espera ir para a faculdade e se tornar uma enfermeira.

A refugiada lembrou suas primeiras experiências nos Estados Unidos como aterrorizantes porque não podia se comunicar, mas agora se sente confortável por causa de suas habilidades em inglês.

Fonte: Brazilian Times

Top News