Publicado em 6/05/2017 as 4:00pm

Gala de 2017 da MAPS bate recorde de angariação de fundos e homenageia líderes comunitários

Gala de 2017 da MAPS bate recorde de angariação de fundos e homenageia líderes comunitários

Uma noite mágica, recheada de homenageados inspiradores, entretenimento cultural, entrada com tapete vermelho, leilão e um elegante banquete ajudaram a Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) a angariar um valor recorde de cerca de $180,000 durante a Gala anual da organização sem fins lucrativos, no passado dia 29 de abril, em Cambridge.

A MAPS entregou o Prémio de Pessoa do Ano  Lawrence (Larry) K. Fish, fundador e presidente da Fish Family Foundation, em reconhecimento da sua extraordinária carreira no setor financeiro, e do seu firme apoio à MAPS e muitas outras organizações que trabalham com as comunidades imigrantes – quer pessoalmente, quer através da fundação. Fish trabalhou no Brasil durante vários anos e fala Português fluentemente. O seu apoio contínuo permitiu à MAPS apoiar milhares de imigrantes a tornarem-se cidadãos Americanos.

Falando em Português perante uma audiência de mais de 440 líderes empresariais e comunitários, bem como representantes políticos, Fish agradeceu a MAPS pelo reconhecimento, e à sua família e funcionários da fundação pelo seu apoio, destacando o trabalho que desenvolvem. “Acredito profundamente que quanto mais damos, mais felizes somos.”

“Graças às subvenções da fundação, a MAPS e outros parceiros comunitários conseguiram apoiar mais de 18 000 imigrantes com origem em mais de 152 países – incluindo muitos falantes de Português,” disse Paula Coutinho, Presidente da Diretoria da MAPS. “Só a MAPS ajudou mais de 400 pessoas a tornarem-se cidadãos Americanos em 2016, com o financiamento e apoio da Fish Family Foundation.”

A organização Project Health CV recebeu o prêmio MAPS Manuel N. Coutinho Voluntário de Destaque. O projeto foi lançado em 2009 por médicos do Beth Israel Deaconess Medical Center e visa educar e coordenar a prestação de serviços médicos especializados em Cabo Verde. A missão faz visitas anuais ao Hospital Regional Santiago Norte e ao Hospital Agostinho Neto com vários especialistas médicos. Falando em nome do grupo, Briony Varda, MD, destacou os vários sucessos da organização e anunciou a expansão do número de especialidades médicas que irão levar a Cabo Verde na próxima visita. “Estamos muito gratos por este prémio e queremos agradecer o vosso apoio,” disse a Dra. Varda.

John B. Cruz, III, foi homenageado com o prêmio MAPS Álvaro Lima Empresa de Destaque. Neto de imigrantes de Cabo Verde, Cruz é presidente da Cruz Companies, que inclui a John B. Cruz Construction Company, uma das maiores empresas de construção lideradas por minorias no país, bem como a Cruz Development Corporation e Cruz Management Co.

Recordando os valores nele incutidos pelo seu pai, John B. Cruz Jr., carinhosamente chamado de “Bertie”, Cruz salientou que a sua companhia faz questão de pagar bons salários e de trabalhar com outras empresas lideradas por minorias, construindo habitações de baixo custo e, através do braço sem fins lucrativos da organização, Cruz Cares, apoiar programas comunitários que ajudam crianças e jovens. “Como empresário vindo de Cabo Verde, o meu pai enfrentou muitos preconceitos e até racismo, e outros desafios,” disse Cruz. “Ele costumava dizer que é preciso trabalhar o dobro dos outros para conseguir metade do que eles conseguem. Sei que o espírito do meu pai está connosco nesta noite e que nos acompanhará neste novo século.”

Ana Nava, Ph.D., LICSW, que presta serviços essenciais de saúde mental aos falantes de Português em Cambridge e Somerville há mais de 32 anos, recebeu o prêmio MAPS Mary & Manuel Rogers de Vida Dedicada ao Serviço Comunitário. Ela é Assistente Social Clínica na Cambridge Health Alliance, Líder de Equipa na Clínica Portuguesa de Saúde Mental no East Cambridge Health Center, e presta serviços clínicos nos Serviços de Tratamento de Dependências na Central Street, em Somerville. Nascida nos Açores, Portugal, as experiências de Nava enquanto imigrante marcaram as suas escolhas profissionais e contribuíram para a sua dedicação às comunidades de Língua Portuguesa. De 2002 a 2007, Ana Nava foi Diretora dos Serviços Clínicos da MAPS, onde geriu os programas de Violência Doméstica, Intervenção em Agressores, Educação Sobre Álcool e Serviços para Famílias.

Agradecendo a MAPS pela homenagem, Nava apelou ao fim do estigma relacionado com a saúde mental e dependências. “Está abundantemente documentado que quando falamos com os outros sobre os nossos problemas, sentimo-nos melhores,” disse.

O prêmio MAPS Jorge Fidalgo de Serviço Comunitário foi entregue ao Padre Volmar Scaravelli, pároco da Igreja de São Tarcísio, em Framingham. De nacionalidade Brasileira e neto de imigrantes italianos, Scaravelli foi ordenado padre em 1982 e a sua missão levou-o inicialmente à Argentina, onde trabalhou com imigrantes na fronteira nos arredores de Buenos Aires. Durante este período, trabalhou com o Papa Francisco, quando este era Arcebispo de Buenos Aires. Em 2012, juntamente com uma forte comunidade Brasileira, Scaravelli fundou a BRACE – The Brazilian American Center, uma organização sem fins lucrativos que presta informação e assistência nas áreas da educação, saúde, justiça, desporto, dança e exercício físico, emprego e habitação para comunidades imigrantes.

Dedicando o prémio a todos os que ajudaram a fundar o BRACE, Scaravelli relembrou a importância de cuidar “dos nossos irmãos e irmãs migrantes” e de preservar os seus valores e identidades culturais.

O Diretor-executivo da MAPS, Paulo Pinto, e a Presidente da Diretoria, Paula Coutinho, deram os parabéns a todos os homenageados e agradeceram os funcionários da organização, membros da Diretoria, patrocinadores, parceiros media, doadores, convidados e artistas que contribuíram para o sucesso da Gala.

 “Tenho muitas razões para dizer obrigado, porque a MAPS nada mais é que um grupo de pessoas empenhadas em fazer o bem para os que nos são próximos e por todo o mundo,” disse Pinto. “A Gala da MAPS continua a ser uma celebração do sucesso e orgulho de uma comunidade diversa, mas unida, que se junta para angariar financiamento fundamental para apoiar pessoas com necessidade e os membros mais vulneráveis da nossa comunidade. Como sempre, quando nos unimos como comunidade, tal como nesta noite, as possibilidades são infinitas e poderosas. Ao longo do nosso percurso, vamos ter muitas razões para continuar a dizer «Obrigado».”

A Gala Anual da MAPS foi novamente patrocinada ao mais alto nível pelos franqueados Dunkin’ Donuts Apres Management Group (família Serpa), Cafua Management Group (família Cafua), Couto Management Group (família Couto) e Riverside Management Group (famílias Carvalho e Rodrigues). Em representação do generoso grupo, Duarte Carvalho, CEO do Riverside Management Group, subiu ao palco para apresentar os seus cumprimentos. “Vimos a MAPS crescer exponencialmente ao longo dos seus quase 50 anos de existência,” disse Carvalho. “O Paulo Pinto e a sua equipa estão sempre de olhos postos no futuro, buscando apoio para prestar mais e melhores serviços às nossas comunidades. Em nome do grupo de franqueados do Dunkin’ Donuts, muito obrigado, MAPS, e a todos os que apoiam a MAPS para que possa continuar a servir as comunidades de Língua Portuguesa de Massachusetts por muitos mais anos!”

Da receção em tapete vermelho, completa com paparazzi, à cerimónia de prémios, a Gala da MAPS foi uma noite festiva, recheada de entretenimento das várias culturas de Língua Portuguesa. Os ilustres convidados, incluindo os cônsules do Brasil, Cabo Verde e Portugal em Boston, membros da “família” da MAPS e apoiantes do mundo comunitário e empresarial foram recebidos pelos tambores brasileiros do grupo Grooversity à medida que entravam no salão de baile do Royal Soneta Hotel. As atuações musicais de Sonia Bettencourt, acompanhada à guitarra por Jose Iglesias e Anthony Ferreira, e Gutty Duarte e companheiros de banda Kiki Barbosa e Danny Carvalho deram o mote para a noite de festa que durou até à meia-noite, com uma after-party com o DJ Melo, do grupo DNJ Entertainment.

Fotografias, vídeos e mais informações sobre o evento podem ser encontradas no website da organização em www.maps-inc.org. (Fotos: Derek Kouyoumjian)

Fonte: Brazilian Times