Publicado em 10/05/2017 as 2:00pm

Brasileira com câncer rifa o carro para voltar para o Brasil

Sem mais opções de tratamentos contra a doença nos EUA, brasileira quer voltar a morar no Brasil, para isso precisa da ajuda da comunidade.

Quem vê a alegria e o bom humor da brasileira Joana Dark Rufino, 59 anos, não imagina as lutas pelas quais essa capixaba de Guçui (Espírito Santo) já passou e continua a passar. Moradora da cidade de Somerville, Joana reside nos Estados Unidos há 19 anos e logo que chegou na América, descobriu o primeiro câncer, que estava localizado na região de um dos ouvidos. “Foi muito difícil”, relembra Joana que também é portadora de diabetes. Era o início de uma longa batalha contra o câncer que, no decorrer desses quase 20 anos, se espalhou por diversas partes de seu corpo.

Assim como boa parte dos brasileiros residentes nos EUA, Joana Dark trabalha na faxina como ajudante, mas devido aos efeitos colaterais dos tratamentos e medicações ela já não tem conseguido trabalhar como antigamente, tendo que diminuir o ritmo de trabalho e consequentemente os ganhos para poder pagar o aluguel da casa onde mora e às demais contas.

Guerreira e de bem com a vida, ela se recupera da última cirurgia que foi realizada no dia 25 de abril e nem mesmo a notícia de que não há mais tratamentos disponíveis para sanar o atual tumor, um melanoma malígno na retina do olho direito, abateu Joana, porém fez com que ela mudasse seus planos e adiantasse seu retorno para o Brasil. “Quero voltar para o Brasil... Aqui para mim já deu, é muito bom, mas se a gente não trabalha , não recebe e não consegue pagar as contas. Quero voltar para o Espírito Santo, morar na minha casinha na beira da praia”, conta. “Quero curtir e viver minha vida até os 120 anos”, brinca.

Solteira e sem filhos, para conseguir pagar a passagem de volta ao Brasil e comprar alguns móveis para casa, Joana esta rifando o seu automóvel por apenas $20, um X Terra ano 2010. “Com o dinheiro que eu arrecadar quero comprar uma cama, um fogão e uma geladeira”, relata. Para finalizar, a brasileira deixa uma mensagem para os leitores do Brazilian Times. “Eu estou na luta e vou vencer... Rumo aos 120 anos!”.

Para ajudar a Joana a voltar para o Brasil comprando a rifa por apenas $20, você pode ligar no telefone (857) 287-0013.

Fonte: Thaís Partamian Victorello