Publicado em 28/05/2017 as 4:00pm

Jovens brasileiros são homenageados em Washington D.C. pelo Prudential Spirit of Community Awards

Jovens brasileiros são homenageados em Washington D.C. pelo Prudential Spirit of Community Awards

Dois dos melhores voluntários do Prêmio Prudential Espírito Comunitário do ano de 2016, no Rio de Janeiro - Manuella Rodrigues, 17 e Guilherme Coutinho, 18 - foram homenageados em uma cerimônia de gala no Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, em Washington DC, durante a 22ª apresentação anual do Prudential Spirit of Community Awards. Manuella e Guilherme receberam troféus especiais comemorativos pelo presidente e CEO da Prudential Financial, Inc, John Strangfeld. Os homenageados também foram felicitados pelo seu excelente serviço voluntário pelo medalhista de ouro olímpico Michael Phelps.

Manuella e Guilherme foram premiados como jovens voluntários na segunda edição brasileira do Prêmio Prudential Espírito Comunitário, em dezembro de 2016. Eles receberam prêmios, incluindo uma viagem com todas as despesas pagas para os eventos de reconhecimento especial em Washington, D.C.

Manuella, estudante da UFF, desenvolveu um novo método educacional individualizado que utilizou jogos digitais para reforçar as aulas aplicadas nas salas de aula e apoiar o tratamento de crianças com algum tipo de deficiência. Ela começou pesquisando outros métodos educacionais para desenvolver um modelo no qual o processo de aprendizagem ocorreu naturalmente.

Com o apoio de professores e estudantes de uma universidade pública, conseguiu um quarto e computadores para que pudesse começar o projeto, chamado de "Jogos Inteligentes". E com a ajuda de algumas escolas, o primeiro grupo foi aberto, gratuitamente, com 30 alunos selecionados pelos professores, onde foram realizadas entrevistas para avaliar suas necessidades individuais.

Depois, os jogos foram programados individualmente e montados em um só lugar. Manuella mais tarde expandiu o escopo do projeto para incorporar os alunos no processo de desenvolvimento do jogo. O projeto dela atendeu cerca de 120 jovens até agora, cinco deles com necessidades especiais, visando melhorar a educação e promover o desenvolvimento do país.

Guilherme, estudante do Cefet/RJ, criou um projeto independente e sem fins lucrativos que organiza e promove oportunidades para os jovens se voluntariarem ajudando instituições, comunidades e famílias pobres nas duas maiores cidades do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo.

A iniciativa, que envolve 70 voluntários entre 15 e 18 anos, visitou mais de dez instituições no Rio de Janeiro, como asilos, orfanatos e abrigos, e ajudou mais de 650 pessoas na cidade. As atividades de serviço do grupo incluem a construção de bibliotecas para crianças carentes; promover campanhas de doação de sangue; doando alimentos, roupas, brinquedos e suprimentos de higiene e promovendo palestras sobre aplicações universitárias e oportunidades de emprego.

O projeto do Guilherme exigiu horas de esforço e dedicação para pesquisar as principais necessidades das instituições, organizando campanhas de coleta, doações e mantendo os voluntários engajados. Além de seu objetivo de melhorar as comunidades, o projeto também visa capacitar seus membros. Os voluntários inscritos na ação participam de oficinas onde podem aprender mais sobre liderança, planejamento de projetos e conscientização social, permitindo que eles defendam impactos sociais positivos.

"Esses homenageados têm feito um trabalho exemplar para contribuir para a saúde e vitalidade de suas comunidades, e estamos ansiosos para ver as grandes coisas que eles conseguirão no futuro", disse John Strangfeld, presidente e CEO da Prudential Financial, Inc. "Parabéns ao Cada um desses extraordinários jovens voluntários ".

Durante sua viagem a Washington, D.C., Manuella e Guilherme também se juntaram aos outros homenageados internacionais e aos homenageados americanos para compartilhar experiências e perspectivas de voluntariado. Além disso visistaram os principais pontos turísticos e marcos da capital dos Estados Unidos e uma escola primária de Washington DC para entregar livros doados para seus alunos e bibliotecas.

Prudential Spirit of Community Awards foi criado pela Prudential em 1995 para incentivar o voluntariado juvenil e para identificar e recompensar jovens modelos. O programa foi introduzido no Japão em 1997, na Coréia do Sul em 1999, em Taiwan em 2000, na Irlanda em 2006, na Índia em 2010, na China em 2013 e no Brasil em 2015.

Para saber mais sobre o Prudential Spirit dos EUA, visite http://spirit.prudential.com.

Fonte: Brazilian Times