Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/06/2017 as 8:00am

Enquete: Como ser imigrante ilegal na era Trump?

Governo federal americano determina mais rigor contra indocumentados.

Enquete: Como ser imigrante ilegal na era Trump? Margareth Sheppard.

Recentemente, o Diretor Geral do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Jeff Sessions declarou "Para aqueles que continuam buscando uma entrada imprópria e ilegal neste país, seja avisado", disse ele. "Esta é uma nova era. Esta é a era Trump."

O argumento da nova administração para colocar em efeito leis mais rígidas contra imigração é que é preciso combater as organizações de contrabandistas e os cartéis da droga que propagam violência nos Estados Unidos. Em um memorando descrevendo as mudanças, o Procurador-geral instruiu os promotores federais a perseguir acusações criminosas contra pessoas que vivam ilegalmente no país, requerendo acusações mais severas e deportação contra pessoas que transportam ou abrigam imigrantes, realizem casamentos fraudulentos e adquiram documentos de identidade ou cartão do Seguro Social falsos. Dando continuidade à série de reportagens sobre imigração, publicamos nesta edição, a continuidade pesquisa através de enquete: ‘Como evitar deportação e conquistar um futuro seguro na América do Norte?'

Margareth Shepard, candidata a vereadora do Distrito 7, Framingham (MA)

“Se mantenham bem informados acerca da política a nível nacional e local. Procurem fontes respeitáveis de notícias, jornais e revistas que tenham a seriedade de trabalho atestada ao longo dos anos. Se engajem, apoiando financeiramente, e participando de entidades e instituições que lutam pelo do imigrante. Lembre-se sempre que se permitimos que outros imigrantes sejam atacados sem fazer nada, um dia alguém pode nos atacar também, carregamos no rosto, no nome, ou no sotaque, a identidade de imigrante.

Aos que já são cidadãos americanos que participem do processo eleitoral, não apenas votando, mas se inteirando mais acerca da política local conhecendo mais os candidatos antes de conceder seu voto. Considerem também a possibilidade de fazerem parte do partido político que mais se adeque às suas convicções, participe das reuniões dos diretórios locais, e para os que gostem, e tenham tempo, que se tornem membros dos diretórios. Assim farão também parte do processo de escolha dos candidatos, e quem sabe se torne em um dos candidatos. Esta participação e a forma mais eficaz de garantir que o governo, federal e local, seja composto por políticos que os defenda. O governo Trump vai continuar tentando tomando medidas que prejudicam a comunidade imigrante, assim como vai continuar tentando retroagir em relação às políticas de defesa do meio ambiente, isto não é surpresa, durante sua campanha ele já anunciava que faria isto. Porém se a nível local elegemos políticos que acreditam em ciência, querem administrar para o bem de todos, e sejam comprometidos com as causas dos imigrante. Trump vai continuar encontrando resistência e seremos capazes de consertar o estrago em 2020.

Aos portadores de green card que solicitem a cidadania americana assim que se qualifiquem. Lembre-se sempre que se permitimos que outros imigrantes sejam atacados sem fazer nada, um dia alguém pode nos atacar também, carregamos no rosto, no nome, ou no sotaque, a identidade de imigrante.

E sobretudo se junte se a quem se está opondo às políticas de deportação do regime Trump, defendendo os projetos de lei que os protejam de deportação assegurando status de Santuário, para cidades e/ou o estado. Tem muito trabalho a ser feito e é preciso de mais voluntários.

O melhor lugar para vivermos, e criarmos a nossa família, é o lugar que nascemos. O imigrante vive uma situação desfavorável todos os dias, enfrenta barreiras culturais, educacionais e financeiras imensas, e nem sempre é capaz de supera-las. Isto sem contar com a saudade da família. Se quando a situação política era mais favorável já era difícil, imaginem agora quando o preconceito e o ódio são incentivado pelas políticas de um presidente que sonha em expulsar os imigrantes do país.

Para aqueles que estão pensando em arriscar a vida em travessias de fronteiras através de agenciadores, ou coiotes, por favor não o façam. Suas vidas são valiosas, e suas famílias precisam de vocês. Não se deixem encantar pelas fotos de Facebook que mostram um cenário maravilhoso, e dinheiro em abundância, elas não mostram o dia a dia da maioria dos imigrantes.”

Kaio Wilker, Cabeleireiro (Robert Leonard Salon and Day Spa) Seattle (WA)

Kaio Wilker.

“Acho importante nos mantermos informados, ler os jornais mais do que nunca, tanto brasileiros quanto americanos. Escolher fontes de informação com credibilidade. É importante que todos nós possamos conversar, discutir e escutar a opinião do outro, mesmo que não concordemos, de uma forma pacífica. Somente conversando podemos nos fazer melhor e melhoras outras pessoas. É importante que todos nós possamos descobrir como podemos ajudar o nosso país de origem e aonde vivemos hoje. E por que não outras partes do mundo?

Todos nós podemos fazer algo para ajudar ao próximo, estamos vivendo um momento delicado. Precisamos nos unir e proteger uns aos outros, porque todos nós estamos sendo atacados de uma forma ou outra. Não podemos mais nos dividir, entre homens e mulheres, negros, amarelos, verdes ou brancos. Também não podemos proteger só os nossos filhos por que eles são heteros, gays ou transexuais. Precisamos de julgar menos, erguer as mãos uns aos outros. Não precisamos de entender, mas podemos tentar, precisamos sim de respeitar uns aos outros por suas escolhas e por sua fé. E temos que estar atentos e ir as ruas e lutar por nossos direitos. Não podemos estar trabalhando reclamando de como foi difícil chegar ao trabalho quando outras mil pessoas estavam na ruas buscando um mundo melhor. Temos que encontrar nossa posição no mundo e mostrar que não vamos nos calar, e lembrar aos líderes políticos e sociais que ainda estamos aqui.

Eu não voltaria a viver no Brasil hoje, porque já estou acostumado como apesar de tudo. Viver aqui é um pouco mais fácil. Mas, acredito que muitas pessoas estão também estão vivendo bem no Brasil. Às vezes temos que olhar para o que temos de bom, onde estamos e aproveitar a vida porque ela é curta, ao invés de estarmos sempre em um lugar querendo estar em outro. Todas as escolhas que fazemos nos trazem algo bom e algo que não gostamos tanto.”

Fonte: Adriana Sena Sears

Top News