Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/07/2017 as 2:00pm

Não somente os “bad hombres”

Agentes do ICE foram instruídos a deter qualquer indocumentado, independente de antecedentes criminais.

Não somente os “bad hombres” Os 5.700 agentes do ICE receberam instruções de deter qualquer imigrante passível de remoção

O chefe responsável por deportações no Departamento de Imigração (ICE) instruiu todos os agentes a deter qualquer imigrante indocumentado que eles encontrarem; independente de antecedentes criminais ou não. A diretriz parece ir além do discurso proferido pela administração Trump e alguns ativistas defensores dos imigrantes alegam que esse possa ser o motivo do aumento no número de detenções.

No memorando de fevereiro, Matthew Albence, um oficial de carreira que chefia o Departamento de Operações de Remoções (ERO) do ICE, informou aos seus 5.700 agentes que, “vigorando imediatamente, todos eles agirão contra todos os estrangeiros passíveis de remoção encontrados no curso das atribuições deles”.

A administração Trump, incluindo o secretário do Departamento de Segurança Nacional (DHS), John Kelly, tem sido claros com relação ao cumprimento das leis migratórias vigentes, entretanto, enfatizam que a prioridade seria a deportação dos imigrantes que representam ameaça à segurança pública. De fato, Kelly, superior de Albence, parece ter sugerido certo nível de livre arbítrio quando ele disse aos agentes sob o comando dele que eles “poderiam” deter qualquer indocumentado encontrado. Essa diretriz foi emitida 1 dia depois que o memorando de Albence tinha sido distribuído aos seus subordinados.

Um porta-voz do ICE disse que a diretriz de Albence não contrasta com os objetivos de Kelly e era consistente com a política atual órgão.

“O memorando apoia diretamente as instruções passadas nos decretos de lei e possui a mesma linguagem que o ICE usa consistentemente para descrever sua postura no cumprimento das leis”, disse a porta-voz Sarah Rodriguez. “Como o Secretário Kelly e o Diretor Interino (do ICE) Homan tem dito repetidamente que o ICE prioriza a prisão e remoção de ameaças à segurança nacional, entretanto, nenhuma classe ou categoria de estrangeiros nos EUA está isenta de prisão e remoção”.

Entretanto, Sarah Saldanha, que se aposentou em janeiro como chefe do ICE na administração Obama, disse que a linguagem do memorando tem consequências sérias para os imigrantes indocumentados.

“Quando você utiliza a partícula de futuro (will) ao invés de ‘talvez’ (may) está dando um passo à frente”, disse Saldaña. “Trata-se de uma diretriz importante e as pessoas no ERO estão comprometidas com essa diretriz ao menos que alguém acima de Matt Albence venha e diga, ‘vocês foram longe demais’. Eu não acho que você achará essa pessoa nessa administração”.

Fonte: Brazilian Voice

Top News