Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/07/2017 as 9:00am

Instituição filantrópica baiana precisa de ajuda

O público alvo da instituição fundada há quase 20 anos são crianças, idosos e portadores de HIV.

Instituição filantrópica baiana precisa de ajuda A instituição baiana cuida de crianças, idosos e pessoas portadoras de HIV

Situada em Itabuna (Bahia) a “Fundação Dr. Baldoino Lopes de Azevêdo” foi fundada em abril de 1988. Inicialmente, a Instituição pretendia atender crianças carentes em ruas do bairro de Fátima através da “Creche Pequeno Lar”, com aulas normais e um regime de semi-internato. Entretanto, sentindo a necessidade de dar continuidade à obra de complementação da educação infantil, foi inaugurada em 1990 a Escola Estadual Dr. Aníbal Muniz Silvany, que após 10 anos de atividades em convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, teve suas atividades interrompidas por motivo de aumento do índice de evasão escolar.

Após a instalação da Escola, o médico e presidente da Instituição, Dr. Baldoíno, sentiu necessidade de voltar sua atenção para a assistência ao idoso carente. Construiu apartamentos e enfermarias no conhecido “Lar dos Idosos”, que abrigam hoje 112 pessoas em regime de internato.

O crescimento da entidade trouxe dificuldades financeiras para sua manutenção, passando a depender de doações de voluntários da comunidade.

A creche “Pequeno Lar” manteve-se fechada por um ano e meio durante um período de crise econômica sofrida pelo mantenedor dessa Instituição, sendo reaberto seu atendimento em junho de 2004, através de uma parceria com a comunidade cristã. No inicio do ano de 2005 foi feita uma parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, que mantém o quadro de professores, prestadores de serviço e a merenda escolar. No início de 2006, retorna a direção da Creche para a responsabilidade da Fundação.

A “Unidade Escola Creche Pequeno Lar” é uma instituição beneficente, sem fins lucrativos, que faz parte da Fundação Dr. Baldoíno Lopes de Azevêdo, com a finalidade de prestar atendimento às crianças carentes da cidade de Itabuna, na faixa etária de 1 a 3 anos, em situação de risco pessoal e social, dando-lhe um ambiente que proporcione o seu desenvolvimento através de ações nas áreas de educação, saúde, nutrição. Vindo de encontro as necessidades de afeto, interação, estimulação e segurança.

A Instituição filantrópica é reconhecida pela Lei de Utilidade Pública Municipal e pela Lei de Utilidade Pública Estadual, estando registrada no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal do Idoso e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabuna.

Para dar continuidade aos serviços sociais prestados, cujo objetivo é atender às pessoas carentes, através de serviços assistenciais sem fins lucrativos, procurando minimizar o sofrimento dos mais necessitados, a entidade precisa da ajuda da comunidade.

Público Alvo:
Creche – crianças de 1 a 4 anos
Lar dos Idosos – idosos carentes de variadas idades
Casa de apoio – portadores de HIV/AIDS e de neoplasia maligna, moradores de cidades circunvizinhas, que realizam sessões de radioterapia, quimioterapia e braquiterapia em Itabuna.

Quantos internos:
Casa de Apoio DST/Aids – 10 leitos
Abrigo – 104 idosos
Creche - 100 crianças

A maioria dos atendidos chega à instituição por informações de outras pessoas. Alguns idosos são encaminhados pela Prefeitura juntamente com o Ministério Público.

Para conhecer mais sobre a instituição e fazer a sua doação, entre em contato com a instituição através do telefone no Brasil: (73) 3211-4568 fundacaobaldoino@gmail.com.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News