Publicado em 17/09/2017 as 8:00am

Prefeito de Somerville (MA) fala do progresso e defende “Cidade Santuário”

Conhecido como um dos prefeitos e políticos que mais luta em favor dos imigrantes, o prefeito...

Prefeito de Somerville (MA) fala do progresso e defende “Cidade Santuário” Para Curtatone, Somerville cresceu porque é uma cidade que abraçou a diversidade cultural.

Conhecido como um dos prefeitos e políticos que mais luta em favor dos imigrantes, o prefeito Joe Curtatone se diz um homem realizado, pois teve e tem a oportunidade de administrar uma cidade que aprendeu a respeitar os seus cidadãos, conviver com as diferenças culturais e estender a mão a quem precisa.

Ele fala que iniciou a sua carreira política porque acredita na força de nossa comunidade. Desde quando era muito pequeno e crescia em Somerville (Massachusetts), Curtatone percebeu que pessoas de fora olhavam para a cidade com desdém. “Durante muito tempo, os líderes desta cidade não eram tão bons quanto as pessoas que eles diziam representar. Éramos uma comunidade diversa e trabalhadora, onde as pessoas acreditavam que todos merecem uma vida justa e que devem ser tratados com dignidade. As vizinhanças eram bem menores e moradores gostavam de participar de eventos civis”, fala.

Curtatone fala que pessoas de outras cidades não entendiam quando os residentes se vangloriavam de morar em Somerville porque não podiam ver os valores fundamentais que tornaram uma comunidade tão forte. “Nós éramos apenas pessoas de uma cidade que servia de passagem no caminho que os levava de um lugar para outro”, explica.

De acordo ele, o seu objetivo como prefeito nos últimos 14 anos e como vereador por 8 anos antes disso, tem sido representar esses valores e colocar a comunidade em primeiro lugar. “Meu trabalho não é apenas ser um executivo ou gerente da cidade. Eu cumpro com este papel, mas meu foco principal é conduzir os verdadeiros valores desta comunidade. Eu acredito que quando nos unimos em prol de objetivos comuns, podemos realizar grandes coisas”, continua.

Entre as citadas pelo está a reconstrução da Assembly Square, a transformação da extensão da Linha Verde em uma realidade. “Além disso, a Somerville High School estará sendo remodelada para educar nossos filhos de acordo com a demanda do século XXI. Estamos investindo em espaços coletivos para a nossa cidade, que inclui 125 acres de espaço aberto, 9 mil novas unidades de moradias e transformando as antigas áreas industriais em distritos comerciais vibrantes”, festeja.

Curtatone ressalta que tudo isso é fruto do trabalho de pessoas em Somerville que unem-se com o objetivo de tornar a cidade em um lugar melhor para viver, trabalhar, se divertir e criar uma família. “Hoje em dia, todo mundo vibra com a cidade de Somerville. Finalmente é possível ver o que Somerville em ação conjunta pode conquistar quando colocamos nossos valores acima de tudo”, fala.

Curtatone fala que foi assim que a cidade conseguiu desenvolver um magnífico distrito escolar, uma economia local em expansão e a taxa de criminalidade mais baixa na história da cidade. “É por isso que defendemos com orgulho uma cidade santuário, porque acreditamos na união das famílias e não em sua separação. É por isso que seremos uma cidade neutra em carbono até 2050”.

O prefeito segue: “Apesar de todo esse sucesso, não podemos perder a nossa alma, e é por isso que nossa comunidade tomou medidas ousadas para manter Somerville acessível. Passamos um decreto que garante 20% de habitações a preços acessíveis o que gerará centenas de novas unidades para famílias de baixa renda, aumentamos as taxas cobradas das grandes construtoras para criar um fundo que favoreça aos moradores de renda moderada e baixa que queiram se capacitar profissionalmente e desenvolver habilidades necessárias para fazer uma autêntica escolha sobre onde eles querem viver e promovemos a maior isenção de imposto de propriedade residencial do estado - 35% - para aliviar alguns dos pressupostos que a elevação dos valores da propriedade impõe aos proprietários de casas”.

Para ele, Somerville precisa ir mais longe para aumentar as oportunidades para que as pessoas fiquem e possam progredir nesta cidade. Por isso está empenhado em estabelecer uma taxa de transferência de 1% que visa combater a especulação imobiliária em Somerville, os proprietários de casas de curto prazo e gerar receita para pagar por programas que oferecem habitação a preços acessíveis. “Também precisamos mudar as regras de zoneamento em nossa cidade, porque nosso código atual proíbe a construção daquilo que julgamos mais apropriado para Somerville. A aprovação de uma ampla reforma de zoneamento nos garantirá mais espaços abertos, crescimento comercial e novas habitações –tanto para pessoas de renda média quanto moradias acessíveis - que nossa cidade precisa”.

Fonte: Redação - Brazilian Times