Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/09/2017 as 10:00am

Embaixadora de Boston promete estudar parceria com comunidade brasileira em Nashua (NH)

O evento que aconteceu em Nashua (New Hampshire, no sábado (23), promovido pelo Latinos...

Embaixadora de Boston promete estudar parceria com comunidade brasileira em Nashua (NH) A lado de Cosme Neles, a Embaixadora Glivania fala em parceria entre o Consulado e a comunidade em Nashua.

O evento que aconteceu em Nashua (New Hampshire, no sábado (23), promovido pelo Latinos Community Council (Conselho da Comunidade Latina) e que contou com várias pessoas, teve como cunho principal servir como um momento social e informativo. De acordo com os organizadores, o objetivo era prestar mais informações para a comunidade e para isso alguns palestrantes foram convidados: Ana Conceição (corretora de seguros e investimentos), Fernanda Morais (Master Coach), Pastor José Luna (Conselho Latino) e a Embaixadora Glivânia de Oliveira (Consulado do Brasil em Boston - Massachusetts).

O colunista e empresário Cosme Neles abriu o evento, apresentando os membros do Conselho Latino de Nashua, e explicando o propósito deste grupo. “Nós, três brasileiros, três hispânicos e um estadunidense, fundamos esta organização com o intuito de prestar serviços para a nossa comunidade latina. Durante estes 17 anos que vivo aqui, com minha família, vejo que a nossa comunidade não cresceu devido à falta de união das lideranças, consequência da falta de informação. As pessoas ainda são enganadas por não ter um órgão que venha prestar serviços comunitários como faz o MAPS. Nós estamos lutando para que um dia possamos ter latinos nos três poderes (legislativo, judiciário e executivo)”, disse.

Cosme ainda ressaltou que na State House em Concord (NH), os parlamentares até então, não sabiam nada sobre a presença dos latinos, não dava importância e por isso esta comunidade sofreu, muito como imigrantes. “Somos 27% de latinos nesse estado, muitos já são cidadãos com poder de voto, porém não despertamos para o poder que temos nas mãos, inclusive estamos com uma parceria com o MAPS, auxiliando nos trâmites para que os latinos que possuem Green Card, com tempo de se tornarem cidadão, não percam tempo, além de mais benefício que irão ter. “Estamos trabalhando com alguns políticos de NH, a possibilidades para que os indocumentados possam ter carteira de motorista deste estado, como já acontece em 12 estados norte-americanos, inclusive aqui em Vermont, uma região super conservadora”, acrescenta.

Cosme explica que será uma batalha difícil, mas o grupo vai se unir para tentar. No dia 10 de outubro, o conselho terá mais uma reunião com parlamentares do estado. Na ocasião, os membros explicarão a importância de fornecer carteira de motorista aos indocumentados. “Por isso é muito importante o envolvimento das lideranças locais”, disse.

A corretora Ana Conceição explicou aos presentes a importância de ter seguro de vida e um planejamento financeiro para o futuro. Ela comentou que na New yourk Life, companhia a qual representa, os seguros de vida que começam com $ 11 (mulheres) e $ 15 (homens), dependendo da idade e estado de saúde. “Mas, infelizmente, muitos dos brasileiros não se preocupam com esse detalhe e quando passa uma fatalidade, a família fica sem saber o que fazer e dependente de campanhas feitas pela comunidade”, disse. “Temos que mudar isso”,
A Master Coach Fernanda Morais está trazendo um programa para nossa região com o intuito de desenvolver nossa a comunidade sócio e economicamente, ministrando palestras e formando profissionais da área.

Finalizando o evento, a embaixadora Glivânia de Oliveira fez uso da palavra e resumiu com clareza e sabedoria, tudo que os palestrantes haviam falado. Ela falou sobre os serviços prestados pelo consulado, deixou claro que em sua gestão, não há “jeitinho brasileiro” e as coisas são feitas com o máximo de profissionalismo.

A embaixadora também destacou a importância do envolvimento da comunidade no processo político do estado, citando o Conselho Latino como exemplo. “Este grupo vêm fazendo o que os brasileiros devem para ter mais instruções sobre planejamento família, pensar no futuro, em um plano de aposentadoria”, disse.

Glivânia ressaltou que há uma nuvem negra sobre o estado de New Hampshire, com as várias prisões de imigrantes indocumentados e entregues para a Imigração. “Por isso é primordial que que vocês tomem cuidado”, alertou.

Ao final de seu discurso, ela ressaltou o interesse em promover uma parceria entre a comunidade de Nashua com o Consulado de Boston, criando o “Consulado Comunitário”. Este trabalho vem acontecendo em várias cidades de Massachusetts e para que a região se qualifique é preciso cumprir alguns requisitos.

Fonte: Cosme Neles

Top News