Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/12/2017 as 9:00am

Buscas por brasileiros desaparecidos nas Bahamas são encerradas

Mãe continua com esperança de que o filho está vivo.

Buscas por brasileiros desaparecidos nas Bahamas são encerradas Lucirlei Carita está entre o grupo de brasileiros que desapareceu ao tentar entrar nos Estados Unidos ilegalmente.

As autoridades anunciaram no começo desta semana que as buscas pelos brasileiros desaparecidos durante uma travessia ilegal para os Estados Unidos foram encerradas. Mas mesmo sem ter notícias do filho há um ano, Maria Cárita dos Reis continua firme na esperança de que o filho esteja vivo. Ele estava no grupo de 12 brasileiros que desapareceram, no dia 6 de novembro de 2016, ao tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos, partindo das Bahamas sentindo região costeira da Flórida.

Conforme as informações relatadas pelas autoridades, o grupo saiu do Brasil e ficou nas Bahamas por alguns dias até a hora certa para a travessia. A região de onde eles partiram é considerada um local com forte partida de brasileiros que buscam a imigração ilegal.

O filho, Lucirlei Cárita dos Reis, 35 anos, entrou em contato pela última vez no dia 5 de novembro e disse que ficaria sem dar notícias por até três dias, mas desapareceu. Na última terça-feira (5), a mãe dele e parentes de outros desaparecidos foram convidados a participar de uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

De acordo com o site G1, na ocasião, o delegado da Polícia Federal Raphael Baggio, um dos responsáveis pela operação Piratas do Caribe, afirmou que as investigações continuam. A suspeita atual é de que o barco em que eles estavam naufragou. "Tudo indica que houve um naufrágio. Não estou afirmando com certeza, o caminho da investigação não está concluído, mas se nós não tivermos a conclusão de que essas pessoas faleceram, eu não consigo atribuir para o coiote o crime de homicídio", disse.

A aposentada Maria disse que ficou com esperanças quando recebeu o convite para acompanhar a audiência. “Recebi o convite e pensei: ‘Será que eles vão passar uma boa notícia?’. Eu e pessoas de vários estados fomos em busca de uma reposta, mas saímos muito tristes porque a resposta que eles têm para nós é nada”.

AS BUSCAS

Durante audiência na Câmara dos Deputados, a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, Maria Luiza da Silva, disse que o Itamaraty fez parcerias com outros países para realizar buscas pelos brasileiros, mas em algum momento essas buscas podem ser encerradas. "Por mais que a gente peça que eles mantenham as buscas durante semanas ou meses, nós gostaríamos que continuassem, mas em algum momento vão ser dadas como encerradas."

Mais de um ano depois, o caso continua sem resposta definitiva. Não houve registro de prisão, naufrágio ou pedido de ajuda na região do desaparecimento. A operação Piratas do Caribe, que busca desarticular uma organização criminosa de 'coiotes' responsável por levar brasileiros ilegalmente para os Estados Unidos, foi deflagrada em janeiro deste ano, quando três pessoas foram presas.

Segundo o delegado da PF, Raphael Baggio de Luca, a ação visa desarticular uma ramificação brasileira de uma organização criminosa que transporta brasileiros de forma ilegal ao exterior, principalmente aos Estados Unidos, via Bahamas.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News