Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/02/2018 as 4:00pm

Nancy Pelosi discursa durante oito horas em defesa dos “dreamers”

Às 10h04 da manhã desta quarta-feira (07), Nancy Pelosi, a líder dos Democratas no...

Às 10h04 da manhã desta quarta-feira (07), Nancy Pelosi, a líder dos Democratas no Congresso, começou a discursar. Oito horas e sete minutos depois, calou-se.

A congressista de 77 anos falou alargadamente sobre os jovens imigrantes sem documentação que estavam abrangidos pelo programa DACA, os dreamers. O discurso tornou-se o mais longo de sempre a ser ouvido na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos: o recorde pertencia a Champ Clark, que em 1909 falou durante cinco horas e 15 minutos em protesto contra uma revisão dos impostos.

Nancy Pelosi discursou enquanto Republicanos e Democratas reuniam para chegar a um acordo orçamental de longo prazo que evitasse um novo shutdown. O compromisso encontrado afastou a possibilidade de uma nova paralisia federal a partir da noite desta quinta-feira, mas deixou por resolver a questão dos dreamers. A líder democrata já anunciou que vai votar contra o acordo entre as duas partes e aproveitou o longo discurso para dissertar sobre a falta de proteção aos jovens que estavam sob a alçada do Deferred Action for Childhood Arrivals.

O NY Times conta que a líder democrata leu vários testemunhos de jovens imigrantes que estão à beira da deportação devido ao fim do programa: um militar da Força Aérea, um assessor de um congressista e um filho de um jornalista nigeriano que foi morto depois de criticar o Governo daquele país africano numa reportagem. A dada altura, Nancy Pelosi ficou sem histórias para contar. E aí, limitou-se a orar: “Talvez deva trazer o meu rosário, abençoado pelo Papa”.

O programa DACA foi criado por Barack Obama e protegia 690.000 jovens imigrantes menores de idade que foram para os Estados Unidos com a família. Em setembro de 2017, foi suspenso por Donald Trump, que deu seis meses ao Congresso para o substituir.

Mitch McConnell, líder republicano no Senado norte-americano, já prometeu que vai promover um debate aberto sobre a lei da imigração e ouvir as propostas dos senadores dos dois partidos. Nancy Pelosi pediu, durante o discurso, que o mesmo seja feito no Congresso. Mas a porta-voz de Paul Ryan, presidente da Câmara dos Representantes, já fez saber que o objetivo é “fazer uma reforma da lei da imigração e do DACA – uma que o Presidente apoie”.

Nancy Pelosi foi a primeira mulher a tornar-se líder dos Democratas no Congresso norte-americano, cargo que ocupa há 12 anos e para o qual foi reeleita em 2016. Agora, volta a ficar na história com o discurso mais longo daquela Câmara: e sempre de saltos altos.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News