Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/02/2018 as 10:00am

Governador de Minas participa de encontros com o BID nos EUA

Investimentos em infraestrutura e saneamento que somam R$ 1 bilhão e discussões em torno da...

Governador de Minas participa de encontros com o BID nos EUA Fernando Pimentel esteve com os diretores executivos do BID pelo Brasil Antônio Henrique da Silveira e Frederico Jayme Jr

Investimentos em infraestrutura e saneamento que somam R$ 1 bilhão e discussões em torno da criação de um grupo de trabalho para estruturar projetos na área de segurança pública e educação. Esses foram alguns dos assuntos tratados por Fernando Pimentel em viagem a Washington.

O governador de Minas foi convidado para ser o orador principal da McCourt International Leader Speaker Series, que aconteceu na Universidade Georgetown. Pimentel participou também de dois encontros no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento pleiteado é para a Copasa, no Norte de Minas, por meio do BID Investe.

Segundo o governo estadual, as agendas dão sequência às ações de enfrentamento ao desequilíbrio fiscal e à crise que atinge os estados brasileiros. Em Washington, o governador se reuniu com o presidente do BID, Luiz Alberto Moreno, com o vice-presidente de países, Alexandre Rosa, com o cônsul-sênior Artur Lacerda e com os diretores executivos pelo Brasil, Antônio Henrique da Silveira e Frederico Jayme Jr.

Com a capacidade de endividamento limitada do Estado, a proposta apresentada foi a de viabilizar recursos para empresas e iniciativas que não tenham o Governo como tomador. Outra pauta tratada com os representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento foi a securitização de recursos para infraestrutura rodoviária. “É fundamental abrir esses canais de diálogo. A viagem está sendo muito proveitosa e acredito que teremos desdobramentos muito positivos para Minas Gerais”, afirmou o governador.

Pimentel foi o orador principal na última terça-feira. O tema central do evento foi Federalismo e Política Participativa no Brasil. Líderes internacionais estiveram reunidos como objetivo de apresentar visões de mundo a alunos, professores e funcionários do campus.

Durante a palestra, Pimentel falou sobre os desafios de governar Minas Gerais, abordando a questão dos déficits público e previdenciário. Assim, ele explicou a política de divisão do Estado em 17 territórios regionais de desenvolvimento, adotada durante a atual gestão. “É uma política que nunca havia sido adotada pelos governos anteriores, e que trata simplesmente de dialogar com a população. De criar instrumentos efetivos de diálogo com os mineiros, que nos permitam determinar quais são as prioridades de cada região, fazendo assim com que o dinheiro, que é insuficiente, atenda àquilo que é mais prioritário”.

Fernando Pimentel também mostrou como a política dos Fóruns Regionais tem sido aplicada, levando a resultados principalmente na área de educação, com valorização dos professores, e segurança, com queda nos índices de criminalidade como não havia há dez anos em Minas Gerais. Por fim, o governador falou sobre a necessidade de uma reforma constitucional no Brasil. “Se não houver coordenação política e cooperação entre os estados, há grandes dificuldades para governar o país no contexto atual”, disse.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News