Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/03/2018 as 8:00am

Neighboring Scenes exibe filmes brasileiros em NY

Em sua terceira edição, a Neighboring Scenes é a mostra da sociedade cinematográfica do...

Neighboring Scenes exibe filmes brasileiros em NY Cena do filme Gabriel e a Montanha.

Em sua terceira edição, a Neighboring Scenes é a mostra da sociedade cinematográfica do cinema latino-americano contemporâneo. Destacando impressionantes produções recentes de toda a região, esta série seletiva de estreias exibe a amplitude de estilos, técnicas e abordagens empregadas pelos cineastas latino-americanos.

Este ano, entre as produções a serem exibidas estão os filmes brasileiros Antônio Um, Dos, Três, e Gabriel e a Montanha.

Antônio Um Dois Três é um filme narrativo, mas que subverte a narração e cria zonas de deslocamento, se afastando das facilidades e clichês do cinema narrativo devido ao controle, a inventividade, os riscos que o diretor assume (e dos quais se sai muito bem), a precisão nas modulações dramáticas, a ótima montagem e a segura encenação de Moramateus.

Um filme cujo discurso só existe e que se dá ao espectador pela mise-en-scéne, pelas imagens, planos, cenas e tensões, nunca por meio de truques de roteiro ou por sequências fora de tom. Um longa que existe pela e por meio da gramática cinematográfica. Tudo flui dentro de uma naturalidade notável. Cada nova realidade, cada novo António e cada novo rearranjo narrativo nos aparecem de maneira sutil, cadenciada e com múltiplas possibilidades de significação.

Ganhador de dois prêmios no Festival de Cannes, o filme "Gabriel e a Montanha" é inspirado na história de Gabriel Buchmann, economista carioca que morreu durante uma viagem à África ao tentar subir o Monte Mulanje, no Malawi.

Filmado nos lugares exatos onde Gabriel foi e com as pessoas reais com as quais conviveu, o diretor, Fellipe Barbosa, 37, conta em entrevista à Serafina como foram as gravações em locais tão inacessíveis quanto o monte Kilimanjaro - ponto de maior altitude do continente -, e como encontrou personagens dessa história a partir de fotos presentes na câmera achada junto ao corpo de Gabriel.

Organizado por Carlos A. Gutiérrez e Cecília Barrionuevo, o Neighboring Scenes acontece até o dia 4 de março, no Walter Reade Theater, localizado no 165 W. 65th Street, north side, New York City. Mais informações no site www.filmlinc.org.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News