Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/04/2018 as 10:00am

‘Nosso país está sendo roubado’, diz Trump sobre imigrantes ilegais

Presidente americano pede ao Congresso que aprove legislação anti-imigração e ameaça expulsar o México de acordo comercial se não reforçar a fronteira.

O presidente Donald Trump pediu nesta segunda-feira, dia 02, ao Congresso que aprove uma legislação anti-imigração, um dia depois de dizer que não cogitará um acordo para proteger imigrantes jovens e que encerrará um pacto comercial com o México se o vizinho não proteger mais a fronteira.

“O Congresso precisa aprovar imediatamente a legislação de fronteira, usar a ‘opção nuclear’ se necessário, para deter o influxo em massa de drogas e pessoas… aja agora, Congresso, nosso país está sendo roubado!”, tuitou Trump. A opção nuclear é um procedimento parlamentar que, na prática, permite ao Senado decidir uma questão por maioria simples.

Um de seus tuítes aparentemente se referiu a um grupo de 1.500 homens, mulheres e crianças de Honduras, Guatemala e El Salvador que estão viajando em uma assim chamada “caravana de refugiados” organizada pelo Povo Sem Fronteiras, um grupo de defesa da imigração com sede nos Estados Unidos.

Uma das principais promessas de campanha de Trump foi construir um muro na fronteira sul dos Estados Unidos e insistir para que o México pague por ele — o que o governo mexicano se recusa a fazer.

Trump disse estar aberto a negociar com democratas do Congresso para receber fundos para o muro em troca de proteção para imigrantes jovens que entraram no país como crianças, os chamados dreamers (sonhadores).

O ex-presidente Barack Obama lançou o programa em 2012. Trump o cancelou em outubro, mas tribunais determinaram que por ora ele pode continuar em vigor.

Os EUA também estão envolvidos na renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) com o México e o Canadá.

Apesar das concessões de Trump aos parlamentares democratas no tema da imigração, nenhum acordo ainda foi firmado. O Senado, que é controlado pelos republicanos, estudou várias propostas ligadas ao tema em fevereiro, mas rejeitou todas.

Nos primeiros meses da gestão Trump, o número de pessoas que cruzaram a fronteira ilegalmente e foram apreendidas recuou, mas a partir de abril de 2017 aumentou e ultrapassou o do governo Obama.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News