Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/08/2018 as 2:34pm

Xerife se reúne com brasileiros em Boston

O xerife do Condado de Sulfolk, Steven W. Tompkins se reuniu com a comunidade brasileira em de...

O xerife do Condado de Sulfolk, Steven W. Tompkins se reuniu com a comunidade brasileira em de Boston (Massachusetts), na sede do Digaaí. A reunião foi realizada pelo presidente da organização, Álvaro Lima, com apoio do jornal Brazilian Times.

Durante o evento, o xerife respondeu a perguntas dos presentes, em uma entrevista coletiva que foi transmitida ao vivo e pode ser assistida na íntegra através da Página do Brazilian Times no Facebook. A reunião proporcionou aos presentes a oportunidade de tirar suas dúvidas e entender a maneira como o sistema judiciário é dirigido neste país.

O xerife, além responder as perguntas, criticou o sistem judiciário e carcerário norte-americano. Segundo ele, é extremamente necessário rever a questão do racismo e formas de encarceramento, principalmente de negros e imigrantes. Tompkins deixou claro que existe perseguição em algumas escalas do governo baseada na cor e status imigratório.

Ele disse que defende que a cadeia é um lugar próprio para quem comete pequenas ofensas e usuários de drogas. Além disso, ressaltou que o encarceramento em massa de imigrantes e negros deveria parar.

A jurisdição de seu sistema carcerário comporta 1600 presos, sendo que 65% são oriundos das comunidades minoritárias, dentre eles 80 são mulheres.

Segundo o xerife, atualmente, cada prisioneiro custa uma média de US$55 mil dólares por ano para os cofres das cadeias públicas. "Isto é errado”, diz ele citando como exemplo: “se um ex-morador de rua é preso por quebrar sua probation (período vigiado pelas cortes) e tem uma fiança estipulada em $100 dólares e não consegue pagar, fica detido e custa muito mais aos cofres públicos”.

Ainda de acordo com o xerife, "com exceção dos índios nativos, todos neste país são imigrantes”. Ele acrescenta que “não entende como o cidadão dos EUA são descendentes de imigrantes e dizem para as pessoas que elas não podem ficar aqui".

Indagado sobre encarceramento e deportação em massa de imigrantes, Thompkins disse que não simpatiza com a forma como as prisões são efetuadas e com o fato de que os imigrantes presos tenham que ficar junto a outros prisioneiros em cadeias públicas.

A decisão de aceitar esses presos em cadeias de sua jurisdição é do xerife que alega, somente concordar em receber esses presos pelo fato disso facilitar a situação deles, pois se não fossem aceitos em Boston, teriam de ser enviados para outras cadeias bem mais distantes. “Com certeza isso iria dificultar o contato com parentes, amigos e até mesmo ajuda legal local”, afirma.

Respondendo ao responder sobre algumas denúncias previamente feitas por prisioneiros, junto ao Grupo da Mulher Brasileira, de que não estariam tendo acesso a medicamentos que tomavam com prescrição médica, o xerife afirmou que ao chegar à prisão, os medicamentos são confiscados. “Mas posteriormente são administrados por agente penitenciários, de acordo com a recomendação da prescrição médica”, disse.

Sobre Trump, Tompkins afirmou: "esse presidente está desfazendo todos sistemas de seguraça deste país".

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News