Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/08/2018 as 8:00am

22º Festival Brasileiro de Cinema em Miami anuncia seleção de filmes e homenageia Cacá Diegues

De 14 a 23 de setembro a cidade se transforma na capital do cinema nacional, reunindo diretores, atores e produtores no maior evento do audiovisual brasileiro no exterior.

O maior e mais tradicional festival de cinema brasileiro realizado no exterior chega à 22ª edição em setembro e a seleção de filmes acaba de ser anunciada pela produtora Inffinito. Na mostra competitiva do Festival de Cinema Brasileiro de Miami (Brazilian Film Festival of Miami), oito longas-metragens de ficção retratam a diversidade da cinematografia nacional, com produções que representam a diversidade. Este ano, a curadoria é de Anna Marie de la Fuente, editora-chefe para América Latina da revista Variety, Flavia Guerra, jornalista e documentarista, e Carlos Gutierrez, diretor do Cinema Tropical, distribuidora baseada em NY.

Todos os filmes que concorrem ao troféu Lente de Cristal são inéditos nos Estados Unidos, e dois deles serão exibidos antes de serem lançados no Brasil: a comédia Correndo Atrás, de Jeferson De, que tem elenco e equipe técnica quase 100% black, e o drama Benzinho, de Gustavo Pizzi. Dois dos oito longas em competição são dirigidos por mulheres: os dramas Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor, e As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra. Completam a seleção os elogiados Berenice Procura, de Allan Fiterman, com uma importante representação LGBT no elenco;  e O Paciente - O Caso Tancredo Neves, thriller médico de Sérgio Rezende que revela detalhes da misteriosa morte do presidente que nunca tomou posse (estreia no Brasil na semana do festival); e as comédias Uma Quase Dupla, de Marcus Baldini, e Antes Que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian.

Em sessões hors concours, o festival apresenta dois aguardados documentários também inéditos no Brasil:  Quero Botar Meu Bloco na Rua, de Adriana L. Dutra, sobre o carnaval de rua carioca, e Fevereiros, de Marcio Debellian, que registra a vitória da Mangueira quando homenageou Maria Bethânia e acompanha a cantora nas festas da Nossa Senhora da Purificação, na Bahia.

Cacá Diegues, o grande homenageado desta edição, ganhará uma mostra especial com exibição de três filmes emblemáticos: Orfeu (1999), Deus é Brasileiro (2003) e O Maior Amor do Mundo (2006). Em uma mostra paralela voltada para a formação de novas plateias, três filmes serão exibidos na Florida International University: o documentário Euller Miller Entre Dois Mundos, de Fernando Severo, protagonizado por um jovem indígena da etnia kaiwá; Como é Cruel Viver Assim de Julia Rezende, e Canastra Suja, de Caio Soh.

Maior vitrine do audiovisual nacional nos Estados Unidos, o Festival de Cinema Brasileiro de Miami apresenta um panorama diversificado da mais recente produção audiovisual brasileira, com mostras e painéis que ocupam diversos espaços da cidade: o Regal South Beach 18 (tradicional cinema que sedia a mostra competitiva), New World Symphony SoundScape Park, Savor Cinema, Downtown Media Center e Florida Internacional University.

FILMES EM COMPETIÇÃO

Correndo Atrás, de Jefferson De

Benzinho, de Gustavo Pizzi

O Paciente - O Caso Tancredo Neves, de Sergio Rezende

Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor

Berenice Procura, de Allan Fiterman

As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra

Uma Quase Dupla, de Marcus Baldini

Antes Que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian

SOBRE O BRAFF MIAMI

O BRAFF Miami é um evento oficial das cidades de Miami e Miami Beach e governo da Flórida. É realizado há 22 anos consecutivos, desde a retomada do cinema brasileiro. É um festival de conteúdo exclusivamente brasileiro no exterior, uma vitrine natural para formação, reflexão, promoção, intercâmbio cultural, diversidade, articulações política e setorial, reconhecimento artístico, ações de caráter social, geração de emprego e renda, além de um crescente ambiente de negócios com extraordinário potencial econômico para a cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.

SOBRE A INFFINITO

Fundada em 1995 pelas sócias Adriana Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli, a Inffinito é hoje uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil e a maior vitrine do cinema nacional no exterior. Atua na produção de eventos culturais, ações de capacitação, experiências em sustentabilidade e produção de conteúdo audiovisual para cinema e TV. É idealizadora do Circuito Inffinito de Festivais - único circuito de cinema brasileiro no mundo. Produz filmes em todos os formatos: curtas, médias e longas, e produtos para a TV.

Em seu portfólio estão os documentários Fumando Espero (2009) e Quanto Tempo o Tempo Tem (2017), de Adriana Dutra; Fumando Espero, a Série e Opção Laje (exibidas pelo Canal Brasil); Pioneiros, de Viviane Spinelli e Dulce Bressane (2008); além de Caravana MT: Concertos pela Paz no Trânsito (2008), de Viviane Spinelli. Entre os eventos culturais no Brasil, a Inffinito assinou Cinema da Gente, Verão do Rio, Conexão Samba, Redecard Conexão Brasil, B-a-bá do Cinema Nacional, Projeto Ecocine & Expo Lamsa Arte de Comunidade, entre outros.

Para mais informações acesse: https://www.inffinito.com/braff-miami-orlando

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News