Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/11/2018 as 3:00pm

Imigrantes deixam capital do México e começam a caminhar até a fronteira com os EUA

Quinhentos imigrantes da América Central começaram, nesta sexta-feira (9), a parte mais longa e perigosa da jornada rumo à fronteira do México com os Estados Unidos.

Imigrantes deixam capital do México e começam a caminhar até a fronteira com os EUA Caravana parte do México em direção à fronteira

Quinhentos imigrantes da América Central começaram, nesta sexta-feira (09), a parte mais longa e perigosa da jornada rumo à fronteira do México com os Estados Unidos. O descanso dos últimos dias terminou num amanhecer agitado. Num grupo de milhares, sem uma liderança única, algumas decisões são tomadas no grito.

Alguns dos migrantes tentam convencer os outros, o resto do grupo, a sair. Eram pouco mais de cinco horas da manhã, e parte deles queria sair para retomar a caravana e tentava convencer os outros a sair também.

Eles saíram carregando tudo o que têm agora: pouco mais que um cobertor e umas mudas de roupa.

Depois de quatro, cinco dias esperando na Cidade do México, um grupo decidiu que estava na hora de voltar para estrada e o começo do caminho foi de metrô.

Um hondurenho disse que não podia mais esperar. Ele não sabia onde ia dormir, mas disse que sempre encontra um lugar, que as pessoas sempre ajudam.

Antes de retomar a caminhada, os migrantes - que vêm principalmente de Honduras - estavam vivendo num centro esportivo que o governo do México preparou para receber até 5 mil pessoas.

Mas chegaram cerca de 7 mil, e muita gente passou a se abrigar em barracas do lado de fora, em casebres improvisados. Um parquinho virou dormitório.

O chefe da Comissão de Direitos Humanos da Cidade do México afirma que os primeiros dias foram mais difíceis, mas que agora tudo está funcionando bem.

Todos têm água e alimentos, e apoio do governo mexicano e de voluntários. Há atendimento médico, psicológico e jurídico. Moradores da Cidade do México chegam o tempo todo com doações.

Um país tão acostumado a ver seus cidadãos sofrerem preconceito quando emigram para os Estados Unidos se esforça em mostrar um acolhimento diferente.

O México já emitiu 2.697 vistos temporários, enquanto os Estados Unidos tomam atitudes contrárias.

O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira (09) que assinou uma ordem imigratória para impedir que quem entra no país ilegalmente peça asilo.

Mas, quem está na estrada, não pretende desistir de buscar o sonho americano. Como um casal com dois filhos pequenos.

Ele diz que não tinha trabalho, e ainda assim as gangues que aterrorizam Honduras queriam cobrar dinheiro dele.

A mulher conta que deixou duas filhas para trás, na esperança de juntar dinheiro nos Estados Unidos e um dia reunir a família novamente.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News