Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/11/2018 as 8:00pm

Foto de mãe e filhas fugindo de gás jogado em imigrantes na fronteira gera indignação na internet

Uma mulher puxa duas crianças de fraldas, uma delas descalça, para que fujam de uma lata de...

Foto de mãe e filhas fugindo de gás jogado em imigrantes na fronteira gera indignação na internet Família de Honduras corre do gás lacrimogêneo lançado por autoridades americanas contra caravana migrante na fronteira (Foto-KIM KYUNG-HOON-REUTERS)

Uma mulher puxa duas crianças de fraldas, uma delas descalça, para que fujam de uma lata de gás lacrimogêneo lançada em sua direção por guardas de fronteira americanos. A imagem impressionante, feita em Tijuana, no México, pelo fotojornalista Kim Kyung-Hoon, da agência Reuters, espalhou-se rapidamente on-line nesta segunda-feira.

A foto suscitou indignação. É um registro feito depois que um protesto pacífico de imigrantes centro-americanos no México fugiu ao controle na tarde de domingo, quando centenas de pessoas tentaram driblar o bloqueio da polícia mexicana e correram em direção a uma passagem na fronteira para San Diego, na Califórnia. Em resposta ao caos, que o secretário de Segurança Interna dos EUA afirmou incluir alguns migrantes atirando projéteis em autoridades, funcionários da fronteira americana fecharam temporariamente a passagem em ambas as direções e lançaram gás lacrimogêneo para afastar os imigrantes da cerca que separa Estados Unidos e México.

A imagem gerou a raiva de muitos pela retórica anti-imigrante do presidente americano, Donald Trump, suas táticas duras e políticas intransigentes. Também chegou às primeiras páginas do "New York Times", do "Washington Post", do "New York Post" e de outras publicações.

“Fiquei bastante surpreso”, disse na segunda-feira o fotojornalista autor do registro, referindo-se à forte reação a essa e a outras fotografias que fez no protesto de migrantes. “Sempre que estou em missão, é natural tirar boas fotos, contar uma história”, acrescentou.

A mulher na foto, identificada pelo BuzzFeed News como Maria Meza, disse ao site de notícias on-line que sente vontade de chorar sempre que olha para a imagem.

“Eu me senti triste, estava com medo. Queria chorar. Foi quando peguei minhas filhas e corri”, disse Meza, de 39 anos, ao BuzzFeed News. “Pensei que meus filhos iam morrer comigo por causa do gás que inalamos”.

Para alguns dos que demonstraram indignação, a fotografia ofereceu evidências do que dizem ser a abordagem draconiana da imigração, incluindo sua resposta à caravana de imigrantes, que Trump difama, sem provas. Vários legisladores democratas lamentaram o uso de gás lacrimogêneo numa ação com pessoas vulneráveis.

"A utilização de gás lacrimogêneo por agentes federais em civis inocentes, muitos deles crianças, em nossa fronteira Sul é um uso de força chocante e pesado que devemos condenar e investigar fortemente", escreveu a deputada Diana DeGette, do Colorado, no Twitter.

O gás lacrimogêneo pode causar ardor nos olhos, nariz e boca, bem como na pele. Também pode provocar falta de ar e sensação de asfixia. Uma dose grande o suficiente em um espaço confinado pode causar cegueira e queimaduras químicas, e estudos sugerem que tem o potencial para causar sérios danos a populações vulneráveis, como crianças.

O fotojornalista conta que foi enviado pela agência Reuters ao México há quase duas semanas para cobrir a caravana. Lá, Kim encontrou integrantes da comitiva e viajou com eles até a fronteira americana.

Estava cobrindo a marcha em Tijuana, perto de San Diego, no domingo, seu último dia antes de retornar ao Japão, quando um grupo de migrantes se separou e correu em direção à fronteira dos Estados Unidos. Segundo ele, alguns homens começaram a cavar em torno de uma cerca da divisa, e em poucos minutos os funcionários de proteção de fronteiras dos Estados Unidos dispararam gás lacrimogêneo contra a multidão.

“Uma vez que o gás lacrimogêneo foi jogado logo atrás da família, eles começaram a correr”, disse Kim.

Uso monstruoso de força

Na foto, ao fundo, vê-se uma bandeira americana tocando a cerca da fronteira, com pessoas agrupadas por toda a cena. A lata de gás lacrimogêneo que solta fumaça está em um bueiro à esquerda da imagem, atrás da mulher, que veste uma camiseta com a personagem de "Frozen", da Disney, e puxa as duas crianças.

Uma das filhas dela está descalça, enquanto a outra, que está segurando uma bola de plástico, logo perde as sandálias também, como contou Kim. Uma segunda fotografia mostrou a menina em lágrimas, em reação ao gás lacrimogêneo e pela dor de correr descalça, acrescentou o fotojornalista.

A foto do momento em que a mãe salva as filhas ganhou as redes sociais. A atriz Anne Hathaway se disse desapontada com as autoridades dos Estados Unidos, postando a imagem feita por Kim: "Meu país lança gás contra crianças. Não há palavras que possam descrever o meu horror", escreveu Hathaway em sua conta no Instagram .

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News