Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/11/2018 as 11:00am

Minneapolis pretende criar ID para imigrantes indocumentados

A cidade de Minneapolis (Minnesota) está um passo de criar identidades municipais para...

Minneapolis pretende criar ID para imigrantes indocumentados ID não dará licença para dirigir

A cidade de Minneapolis (Minnesota) está um passo de criar identidades municipais para imigrantes indocumentados. Um comitê da Câmara de Vereadores votou por unanimidade nesta segunda-feira (26), durante uma audiência pública, para avançar com o programa que poderia facilitar às pessoas o acesso a moradia, serviços bancários e assistência médica.

Jovita Morales acredita que o programa irá ajudá-la. Ela mora em Minnesota há mais de 20 anos, mas não tem documento de identificação emitida pelo Estado. A imigrante usa seu passaporte ou ID Consular quando necessário. Ela ainda não pode fazer coisas fáceis como descontar seus contracheques.

"Não consegui abrir uma conta bancária sem uma identidade", disse Morales.

Ela disse a um comitê da Câmara que evitava chamar a polícia para pedir ajuda e passou por dificuldade para conseguir lugares para morar, pois não tinha uma identificação aceita. "Eu vivia um desafio para alugar apartamentos", disse ela. "Toda vez que eu queria alugar um apartamento, os proprietários pediam um número do Seguro Social ou um documento de identidade".

Várias pessoas conversaram com o comitê sobre a audiência pública em favor do programa municipal de identificação. Ninguém foi contra isso. Uma equipe da Prefeitura está trabalhando em torno da proposta há mais de um ano.

Outros que estavam na audiência falaram que a emissão do ID vai ajudar, pois poderia pegar as crianças na escola sem problemas, além de oferecer uma série de outros benefícios que eles não têm atualmente.

Uriel Pérez-Espinoza é vice-presidente do sindicato UNITE HERE, que reúne 5.000 membros que trabalham em restaurantes, hotéis e instalações esportivas. "Nossos membros estão orgulhosos de ter um seguro de saúde gratuito pago pelo empregador", disse Pérez-Espinoza. "Mas eles não podem marcar uma consulta com um médico. Por quê? Eles não têm uma identificação. Eles não podem pegar a prescrição", disse.

Para solicitar um documento de identidade municipal, os residentes vão precisar de outra forma de identificação, como passaporte ou documento consular e comprovante de residência em Minneapolis.

O ID poderá ser usado como um cartão de trânsito e um cartão de biblioteca. Também seria reconhecido pelo Departamento de Polícia de Minneapolis. Mas não poderá ser usado para votar ou permissão para dirigir.

Minneapolis segue cidades como Chicago, New York e São Francisco, que têm identidades municipais. Northfield foi a primeira cidade em Minnesota a criar um programa municipal de identificação no ano passado.

Se aprovado pelo conselho, a cidade planeja dedicar US $ 200.000 para um gerente de programa começar, bem como procurar fornecedores para criar a tecnologia que gerenciaria o banco de dados.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News