Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/04/2019 as 8:00am

Funcionários de condados em NY afirmam que não aceitarão lei que concede carteira de motorista a indocumentados

Se os legisladores estaduais aprovarem uma medida que permitiria que os imigrantes...

Funcionários de condados em NY afirmam que não aceitarão lei que concede carteira de motorista a indocumentados Joe Jastrzemski não aceitará pedidos para liberar carteira de motorista para imigrantes indocumentados

Se os legisladores estaduais aprovarem uma medida que permitiria que os imigrantes indocumentados se qualificassem para obter carteiras de motorista de New York, o funcionário do Condado de Niagara, Joe Jastrzemski, disse que seu escritório não processará as solicitações.

"Se algum imigrante indocumentado nos procurar para obter uma carteira de motorista, vou mandá-lo para o estado", disse Jastrzemski, cujo escritório fica a mais de 160 quilômetros do escritório estadual mais próximo da Divisão de Veículos Motorizados (DMV, sigla em inglês).

No entanto, embora a proposta de permitir que pessoas indocumentadas obtenham licenças seja altamente controversa, a medida ganhou força na Assembleia Legislativa e está sendo adotada por um número crescente de senadores democratas.

Uma votação sobre o assunto pede ocorrer em junho.

"Não estamos em NY de 2007", disse Stephen Choi, diretor da New York Immigration Coalition, lembrando quais foram os desastrosos esforços do então governador Eliot Spitzer para disponibilizar licenças para pessoas que estavam no país ilegalmente.

No Senado, com 63 membros, duas dúzias são agora co-patrocinadores da legislação, segundo Yaritza Mendez, principal organizadora do Make the Road NY, um grupo que defende o projeto. “Entre os que não estão nessa lista, os senadores Jen Metzger, D-Rosendale, e Neil Breslin, D-Albany, sinalizaram que estão abertos discutir a elegibilidade de conceder licenças para indocumentados”, disse ela.

A questão tem sido um assunto bastante discutido entre os funcionários dos condados de NY. Dezenas deles administram escritórios de veículos a motor, auxiliando o estado na emissão de licenças e registros. Embora a Association of County Clerks não tenha estabelecido uma posição pública sobre a legislação, a organização criou um comitê para revisar o projeto, e a discussão está prevista para a próxima reunião estadual, no início de junho.

O secretário do Condado de Clinton, John Zurlo, e a funcionária do Otsego, Kathy Sinnott-Gardner, estão entre os que se opõem à medida.

“Qualquer um que tenha nascido aqui ou tenha se tornado um cidadão naturalizado precisa batalhar para conseguir uma licença e agora vamos entregá-los a alguém?" disse Sinnott-Gardner. "Por que nossos políticos não estão nos protegendo? Isso é totalmente insano", continuou.

Segundo a legislação, os oficiais de veículos motorizados poderiam aceitar identificação estrangeira ou um passaporte como documentação de identidade de uma pessoa ao processar um pedido de carteira de motorista.

Os defensores dizem que permitir que imigrantes indocumentados obtenham licenças e registrem carros trará mais receita para o estado. Os opositores advertem que as licenças emitidas podem ser usadas ilegalmente em esquemas fraudulentos contra bancos e outras empresas.

O governador Andrew Cuomo disse que espera assinar o projeto de lei se os legisladores o aprovarem. Entre os que indicaram oposição estão os senadores James Seward, R-Milford, Rob Ortt, R-Lockport e Betty Little, R-Queensbury.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News