Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/04/2019 as 4:00pm

BATEU ASAS E VOOU: "Os estrangeiros bateram suas asas literalmente para fora de GV"

Infelizmente, a cada ano, a cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, tem perdido o...

BATEU ASAS E VOOU: Cidade perdeu o posto.

Infelizmente, a cada ano, a cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, tem perdido o título de "Plataforma Mundial do Voo Livre”.  GV já não é mais considerada a poderosíssima plataforma mundial.

A Princesinha do Vale e o majestoso Pico do Ibituruna, com seus 1.168 metros de altitude, perderam a posição para a cidade de Baixo Guandu, no Espírito Santo, que esse ano sediou a etapa final do campeonato mundial de parapente.

A pequenina cidade deixou GV nos ares e se transformou no grande palco turístico desta temporada, atraindo mais de 1200 visitantes, sendo que 300 deles eram de outros países, especialmente dos Estados Unidos, Japão e países da Europa.

Com isso a cidade de GV perdeu cerca de R$ 1,5 milhão que, com certeza, fomentaria a economia gerando lucros para os hotéis, bares e restaurantes, assim como para o transporte e o mercado informal de negócios como o aluguel de carros e imóveis residenciais mobilhados (casas de famílias). Moradores da cidade geram renda extra alugando seus imóveis.

Por muitos anos, os “gringos” chegavam à cidade em grandes comitivas e muitas dessas equipes optavam por alugar casas ao invés de irem a hotéis.

Nas casas eles têm condições melhores de guardar seus equipamentos, principalmente as "Asas Deltas e os Parapentes" que devido ao grande volume e peso, muitas vezes não são bem aceitos dentro das acomodações dos hotéis.

Desse modo, os gringos preferem alugar casas por um período de duas semanas ou até um mês. Um lucro para os moradores da cidade. Um lucro também para você que mora no exterior e tem imóveis por aqui.

Marilândia Gomes tem filhos que moram nos EUA, duas ou até três vezes por ano ela alugava as casas para os gringos, especialmente os americanos. Ela conta que além do lucro extra, era uma forma de estreitamento e amizade.

Vera Lúcia também aluga quartos e oferece refeições aos competidores de outras nacionalidades. Ela também tem filhos e outros parentes morando nos Estados Unidos e aluga as casas na temporada de competições.

Percebe-se que a falta de investimentos e apoios do setor público inibiu a vinda dos competidores pra nossa cidade que já contabiliza outra perda, prevista para o ano que vem. A cidade de Baixo Guandu foi escolhida para sediar o campeonato Pan Americano de Voo Livre.

Talvez um grande abaixo assinado por parte dos valadarenses e dos brasileiros que residem no exterior, comova não só a prefeitura Municipal de GV, mas também a iniciativa privada para que sejam feitos investimentos e melhorias para que a nossa cidade volte a ser a capital mundial do Voo Livre.

Por duas vezes eu procurei a SECOM- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Governador Valadares para saber o que o poder público tem feito em favor da AVVL - Associação Valadarense de Voo Livre, mas, até o momento eles não deram respostas.

Fonte: Milton Boechat

Top News