Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/05/2019 as 10:00am

Brasileiro cria placa digital para carros que pode salvar vidas

Natural do Espírito Santos, há cerca de dois anos Clailton Carlota Junior é proprietário da...

Brasileiro cria placa digital para carros que pode salvar vidas Placas terão visual diferente e sistema que ajudará proteger o motorista.

Natural do Espírito Santos, há cerca de dois anos Clailton Carlota Junior é proprietário da ICB Group Inc, uma empresa que ele abriu em Somerville (Massachusetts), em 2011, e é especializada na criação de aplicativos para computadores, tablets e celulares.

Desde então, ele Junior vem trabalhando em um projeto que pretende revolucionar o sistema de trânsito em todo o mundo. Ele desenvolveu uma placa digital (Digital License Plate) para veículos, a qual substituiria a placa atual.

Mas ao contrário das placas normais, esta tem um diferencial, pois possui 24 ramificações, um designer futurístico e sistema que possibilite oferecer maior segurança ao motorista.

Uma destas ramificações, segundo ele relatou em uma entrevista ao Brazilian Times, é um sistema que garanta um socorro rápido em caso de acidente, principalmente dos veículos que saem da pista.

Junior está empolhado com a procura por parte das montadoras.

 

Ele explica que a placa reconhece o carro sempre com os pneus no chão e quando um deles sai, ela emite um sinal para o Corpo de Bombeiros ou departamento de polícia imediatamente. Desta forma o resgate é comunicado no exato momento do acidente.

O sistema da placa fornece para as autoridades mais próximas o local onde o veículo está e através de um sistema instalado no interior do carro mostrará a situação do motorista e passageiros, se houver.

Junior destaca que depois de vários anos trabalhando neste projeto, começou a colher os frutos. “O ano de 2019 vai ser de muito sucesso, pois algumas montadores já me procuraram para conhecer a placa digital e se mostraram interessadas emn adquiri-las.

Ele lembra que depois de iniciar o projeto, em 2010, e em 2013 tornou pública a ideia e começou a ir atrás de parcerias para que o Governo homologue uma lei que permita o uso destas placas. “Está muito perto de tudo acontecer e em breve as placas digitais farão parte da nossa realidade”, afirma.

Mas Junior desta que sua preocupação não é apenas financeira, mas que a placa digital realmente ofereça segurança aos seus usuários.

Ele explica que a placa trabalhará com dois sistemas, sendo a numeração e dados da placa em um sistema separado onde todas as informações ficarão gravadas, não se apagarão. O outro sistema é a estética, pois o usuário poderá escolher símbolos e cores. “Exemplo, você é um torcedor de determinado time, religioso, etc, basta entrar no website do sistema da placa, escolher a cor ou símbolo e pronto”, disse. “A placa acenderá envolta da numeração com o símbolo escolhido”, continua.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News