Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/06/2019 as 3:00pm

Donald Trump diz que vai taxar produtos do México por causa da imigração ilegal

O presidente, Donald Trump, anunciou na noite desta quinta-feira (30) que vai taxar todos os...

Donald Trump diz que vai taxar produtos do México por causa da imigração ilegal Trump pressiona México a parar imigração ilegal.

O presidente, Donald Trump, anunciou na noite desta quinta-feira (30) que vai taxar todos os produtos importados do México em 5% até que o país vizinho elimine ou reduza drasticamente a entrada de imigrantes clandestinos em território norte-americano. A medida começa a valer em 10 de junho.

De acordo com comunicado divulgado pela Casa Branca, essa taxação vai aumentar gradualmente, caso não haja queda na imigração ilegal. Veja:

Taxação de 5% a partir de 10 de junho;

15% a partir de 1º de agosto;

20% a partir de 1º de setembro;

25% a partir de 1º de outubro;

Permanecer em 25% indefinidamente.

No comunicado, Trump acusa o México de "não tratar de maneira justa" os Estados Unidos. O texto também diz que o governo mexicano tem meios legais de parar "rápida e facilmente" o fluxo de imigrantes rumo ao território norte-americano. "Se a crise de imigração ilegal for aliviada com atitudes eficazes tomadas pelo México, as tarifas serão removidas", promete Trump.

"Se o México falhar em agir, as taxas vão continuar no nível alto [25%], e as empresas localizadas no México podem começar a retornar aos Estados Unidos para fabricar seus bens e produtos. As companhias que se mudarem de volta aos Estados Unidos não vão pagar as tarifas ou serem afetadas de maneira alguma", explica Trump.

No comunicado, o presidente também pressiona congressistas – inclusive do Partido Democrata, de oposição – a aprovarem mudanças no sistema migratório do país. "Os democratas no Congresso estão completamente a par desta situação horrível e ainda assim se recusam em ajudar de qualquer maneira", acusou.

Caso o Congresso aprove mudanças na política migratória, disse Trump, as taxações anunciadas nesta quinta-feira podem ser suavizadas ou mesmo canceladas. 

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News