Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/06/2019 as 2:00pm

Brasileiros se unem em campanha contra o tráfico humano

A iniciativa foi dada por um grupo de brasileiros que moram na Carolina do Sul, organizado por...

Brasileiros se unem em campanha contra o tráfico humano Grupo da campanha End it.

A iniciativa foi dada por um grupo de brasileiros que moram na Carolina do Sul, organizado por Renata Rodrigues, que decidiu reunir pessoas da comunidade brasileira para juntos participarem do ensaio fotográfico em protesto contra o tráfico humano. O objetivo inicial é criar um acervo com materiais diversos e relacionados ao tema para doações a instituições que defendem a causa. O movimento aconteceu em Daniel Island, Carolina do Sul, domingo, 19 de maio. Participaram do ensaio mulheres, algumas grávidas, homens, adolescentes e crianças.

Os click´s ficaram por conta do fotógrafo Marcelo Ricardo da Silva Soares, audiovisual por Maiane Camelo e Rodrigo Camelo, da Camel Movie Maker, suporte e apoio por Morgana Bezerra e iniciativa de Renata Rodrigues. Toda a ação foi social e sem fins lucrativos.

O fotógrafo, mais conhecido como Marcelo Todd, tem 26 anos e é natural de João Pessoa capital do estado da Paraíba e, desde criança sempre foi apaixonado por artes. Desenhar e pintar eram os seus passatempos favoritos, até que descobriu a fotografia. Iniciou seus estudos em 2012 no Cenart (Escola de artes de João Pessoa) e em 2013 finalmente pôde comprar seu primeiro equipamento fotográfico e, assim por em prática tudo o que estava evidente em sua mente. Este é o seu primeiro trabalho social, desenvolvido em parceria com a Renata, que o convidou para o projeto.

Modelo aponta para nome da campanha.

 

Os produtores audiovisuais Rodrigo Camelo e Maiane Camelo fundaram a Camel Movie Maker em 2017, na Carolina do Sul, e atuam há quase dois anos na região de Charleston filmando casamentos, ensaios, aniversários, entre outros. Descrevem que participar dessa campanha é muito gratificante, pois, é preciso dar visibilidade a uma causa tão importante e pouco evidenciada. Contam que doar o tempo e o material é o mínimo que podem fazer para contribuir em prol desta ação que tem por objetivo, através das imagens, alcançar o maior número possível de pessoas, e mostrar que o tráfico humano ainda existe e que muitas vezes não é uma realidade tão distante de nós e, é necessário dar voz e imagem à campanha em favor da liberdade. Ficaram muito honrados por participar.

O suporte e apoio de Morgana Bezerra foram essenciais para essa iniciativa. Moradora na comunidade de Goose Creek há 16 anos, Morgana acompanha de perto suas necessidades. Visualizou o projeto através das redes sociais, entretanto, seu interesse pelo assunto ganhou proporção ao conhecer uma das incentivadoras, Renata Rodrigues, que liderou o projeto e deu início a campanha em favor das vítimas, meses atrás. Seu desejo por participar foi impulsionado ao acompanhar os dados relacionados ao tráfico humano, preocupando-se ainda mais com a liberdade do ser humano de tomar suas próprias decisões, acreditando na capacidade e no direito de cada uma delas de escolherem o rumo de suas próprias vidas, e que para mudar este cenário será preciso a adesão ao projeto de forma direta, pois assim será possível dar novamente o sentido a essas vidas. Morgana comenta que existem “cárceres privados na alma das vítimas, mas que, com a ajuda deste projeto será possível resgatar essas pessoas, pois muitas vezes são “grades abertas” que as seguram.”

Modelos posa para foto da campanha.

 

Renata Rodrigues, natural de Goiânia, empreendedora, Especialista em Gestão de Pessoas, Coach e ativista, mora atualmente na Carolina do Sul, onde desenvolve projetos sociais para a comunidade brasileira. Participou como convidada em sua primeira vez no End It, a partir de então viu nascer em seu coração o desejo de ajudar e dar voz a pessoas que são e estão impossibilitadas de lutarem por sua liberdade, e ao combate deste “mercado” crescente e bilionário, que se dá muitas vezes por condições econômicas, culturais, afetivas e inúmeras outras. Seu desejo é expandir o acesso as informações e ao conhecimento da causa, para que este ato influencie o maior número possível de pessoas a defenderem este objetivo e a dar liberdade as pessoas que foram enganadas.

O tráfico de pessoas é um fato contínuo e que rende no mundo cerca de US$ 32 bilhões por ano, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), sendo que no Brasil ocupa o 3º lugar no ranking dos negócios ilícitos mais lucrativos, ficando atrás do tráfico de drogas.

Sejam nos limites nacionais ou por caminhos internacionais, o tráfico vem se avolumando em número de rotas para circulação de vítimas de distintos lugares e movimentação financeira. No entanto, o tráfico de pessoas, apesar de atual, acontece há séculos, porém, o assunto não é destaque nas mídias, assim como tráfico de drogas e armas. O tráfico humano é de fato o comércio de seres humanos, para fins de escravidão sexual, trabalho forçado, para participações em tráfico de drogas e outros produtos, extração de órgãos ou tecidos, uso de barrigas de aluguel, remoção de óvulos ou ainda para cônjuge, no contexto de um casamento forçado.

O material já tem destino certo, e será usado já em duas iniciativas, Oséias e Bilu.

União vai combater tráfico de pessoas.

 

O Projeto Oseias é um sonho gerado no coração dos pastores de uma comunidade no estado do Amazonas, e desde 2013 possui uma equipe dedicada à evangelização em zonas de prostituição, levando a Palavra de Deus às mulheres em situação de vulnerabilidade ao tráfico de pessoas. Os nossos pilares do projeto são intercessão, intervenção, prevenção e legislativo - onde existe a presença fiel em reuniões do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça do Estado, mais informações sobre o projeto podem ser acessadas através do endereço eletrônico www.paixaoecompaixao.com.br/oseias ou pelos telefones (92) 9392-9501 / 99616-9896. As doações podem ser realizadas no Banco Bradesco S/A, AG: 2467-8 e C/C: 51065-3, CNPJ: 20.347.568/0001-90.

O Projeto Bilu é uma organização não governamental dedicada a mudar vidas de crianças e adolescentes em situação de risco social ou pessoal. Para tanto utilizam diversos programas esportivos, culturais e recreativos, além de fazerem campanhas que promovem os direitos estabelecidos pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) e ajudando a suprir diversas necessidades. Os idealizadores do Projeto Bilu estão comprometidos com a proteção, educação e dignidade social, zelando pelos valores morais e criando oportunidades para o sucesso pessoal e social. Mais informações podem ser acessadas pelo site www.projetobilu.com ou através dos telefones (11) 99129-5113 / 97675-1663. As doações podem ser realizadas no Banco Bradesco S/A, AG: 1236-0, C/C: 32950-9, CNPJ: 07.563.631/0001-68.

SERVIÇOS

Equipe do Projeto

Coordenação: Renata Rodrigues

Apoio: Morgana Bezerra, Tatiane Santos

Modelos: Nina Morais, Kassio Batista, Wilza Carvalhães, Cristiane Dia, Juliany Santos

Crianças: Bryan Batista, Leah Rodrigues, Benicio Neto

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News