Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/06/2019 as 9:00am

Os Benefícios do Amor e da Paixão Para a Saúde.

O dia 12 de junho é comemorado o dia dos namorados no Brasil. No entanto, nos Estados Unidos e...

O dia 12 de junho é comemorado o dia dos namorados no Brasil. No entanto, nos Estados Unidos e na Europa, o dia dos namorados é tem uma outra data de celebração e culturalmente um contexto mais abrangente. A origem da data do dias dos namorados surge no periodo do Imperio Romano. São Valentim, bispo da igreja católica, foi proibido de realizar casamento pelo o imperador romano Claudius II. Apesar da ordem, São Valentim desafiou o imperador continuando a realizar casamentos até ser preso e morto. Enquanto aguardava a sua sentença de morte, São Valentim recebeu diversos bilhetes e cartas de pessoas que vivam um grande amor. O dia dos namorados passou a ser comemorado séculos depois, em homenagem ao em que ocorreu a decapitação de São Valentim.

Porém no Brasil quem possui a fama de santo casamenteiro é o Santo Antônio. Muito popular entre os brasileiros, antes de ser canonizado pela a igreja católica, o frei Fernando de Bulhões (Santo Antônio) se destaca por demonstrar a valorização do amor em suas pregações e cerimônias de casamento.

Apesar do dia de Santo Antônio ser no dia 13 de junho, desde de 1948, o Brasil celebra o dia dos namorados no dia 12. A origem da dessa data iniciou-se com objetivo exclusivo de poder aumentar as vendas, através da ideia do publicitário João Dória. Sabendo que no período de junho havia uma queda de vendas no mercado, o dia dos namorados foi usado como estratégia para aumentar o consumo, principalmente dos casais apaixonados.

Nos Estados Unidos o “Valentine’s Day” não só celebra o amor entre os namorados, mas também a amizade. Crianças são incentivadas a trocarem cartões e doces nas escolas entre os alunos da classe.

Estratégia de marketing ou não, o dia dos namorados é uma data muito popular em muitos países.

Porém quais são os benefícios a saúde o amor e a paixão?

Vários profissionais da saúde, como: neurologistas, psicólogos etc.., afirmam que o amor faz transformações químicas ao corpo que influenciam no hormônios que influenciam no bem estar das pessoas.

Durante a fase da paixão, que segundo neurocirurgiao Dr. Fernando Gomes Pinto, tem uma duração de 2 anos; o organismo entra em um estado de ansiedade que libera adrenalina. Provocado pela a  liberação da adrenalina, o corpo gera sensações de: alegria, prazer, excitação, expectativas e energia. A pupila de uma pessoa apaixonada sofre uma dilatação natural, principalmente durante o estágio da euforia.

Paixao

Acredita-se que a paixão se divide em 5 estados que definem as reações, comportamento e níveis do relacionamento a dois. Quais são essas fases e quais são os benefícios a saúde para cada uma delas.

  1. Fase da lua de mel ou estágio da borboleta -  Quem já não sentiu a sensação como se estivesse com uma borboleta na boca do estômago? Essa é a característica mais comum apresentada pelas as pessoas apaixonadas. Quase como se a pessoa estivesse obcecada, seus pensamentos são tomados pelo o outro constantemente. Entre os mais jovens é possível perceber que o assunto principal das conversas de quem está apaixonada é o “objeto” de maior valor. Apesar de ser uma das fases mais prazerosas, durante esse período as pessoas reclamam de sofrerem de dificuldade para se concentrar e dormir. A monomanias, são neurotransmissores que são liberados pelo organismo provocando a aceleração dos ritmos cardíacos disparando também, ondas de prazer intenso comparados com os efeitos de algumas drogas.
  2. Construção - é quando ficamos mais romanticas e poéticas, se é que isso é possível entre as mulheres. Durante essa fase somos tomadas por necessidade de manifestar os nossos sentimentos e de estarmos próximas a pessoa desejada.
  3. Amadurecimento - Nessa fase é quando as emoções começam a voltar ao equilíbrio. Durante essa fase, estabelece a confiança e a individualidade do casal. Normalmente durante esse período, os amigos e familiares já possui em certo grau de convivência e voltamos a focar em nossos interesses como pessoa.
  4. Planejamento - Após uma consolidação inicial do relacionamento, durante essa fase normalmente os casais passam a fazer planos juntos, mesmo que a curto prazo.
  5. Maturidade - Durante a maturidade, a relação já não causa tanta insegurança e existe o início da necessidade de voltar a fazer algumas atividades independente de estar sozinha ou acompanhada. Nessa fase é quando os níveis de “paixão” ou sensação relacionadas diminuem e a admiração se transforma em amor que esse sim pode durar uma vida inteira.

A paixão, assim como o amor pode ocorrer em qualquer fase da vida. Porém o mais importante mesmo é a valorização do próximo. Independente do presente toda a mulher valoriza receber atenção e carinho da pessoa amada. Esquecer a data de aniversário de namoro ou de casamento pode provocar uma crise entre os casais.

Nós mulheres somos conhecidas por serem mais românticas do que os homens. Amamos receber um cartão ou ganhar flores, não só nos dias especiais mas também sem motivo algum.

Na proxima semana estaremos abordando mais sobre quais são os efeitos do amor a saúde e como a consciência da nossa identidade e a forma de como nos valorizamos como mulher influencia na hora de amar alguém.

Com jeitinho brasileiro desejo aos casais apaixonados, um feliz dia dos namorados.

Visite o website www.plataformadigitalfeminina.com e leia esse texto e faça seus comentários.

Acesse o Inntagram do PDF @plataformadigitalfeminina.com

Fonte: Coluna Saúde da Mulher Lídia Ferreira

Top News