Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/06/2019 as 8:00am

Os Efeitos Positivos do Amor

Na coluna Saúde da Mulher da semana passada foi abordado o tema sobre os benefícios do amor a...

Os Efeitos Positivos do Amor Saúde da Mulher

Na coluna Saúde da Mulher da semana passada foi abordado o tema sobre os benefícios do amor a saúde. A diferença entre o que acontece normalmente com o corpo e também com às emoções quando alguém está apaixonado. Entender como os estudiosos compreendem as fases de transformação do amor que ao amadurecer proporciona experiências que varia de pessoa para pessoa.

Como foi prometido, nesta semana estarei abordando mais especificamente sobre os efeitos positivos do amor para a saúde e de maneira, nos mulheres nos relacionamos com o amor.

Assim como o cérebro da mulher se diferencia do cérebro do homem, especialistas no assunto afirmam que ambos também amam de formas distintas. Em média o cérebro feminino pesa cerca de 1,150 quilo, enquanto o masculino pesa 1,400 quilo. Outras diferenças estão relacionadas para maior possibilidade de certas habilidades como: raciocínio lógico e reações emocionais.

Para entender melhor como uma ama é preciso entender primeiro que somos diferentes e por isso não é possível dizer que todas amamos da mesma forma. Da mesma maneira, os efeitos do amor a saúde podem estar relacionados ao: temperamento, experiência, maturidade e etc...

Para a mulher, existe uma relação entre a identidade e auto estima com a afetividade. Nem toda mulher é romântica, mas toda mulher sabe valorizar quando é respeitada e admirada. Quando uma mulher se sente segura, normalmente se torna mais fácil demonstrar e receber afetividade de alguém que ela admira.

Porém quais são os benefícios do amor para a saúde?

  1. Contribui para o controle do estresse - através do apoio recebido da parte da pessoa amada, ao surgir um fator estressante, existe uma maior possibilidade de saber controlar as emoções de forma positiva.
  2. A mulher que se sente amada e ao mesmo tempo livre para manter a sua independência, são mais seguras emocionalmente.
  3. O amor ajuda a combater doenças - o sistema imunológico; que é responsável por proteger e combater o corpo de infecções; é fortalecido pela a endorfina, um hormônio produzido também enquanto existe uma troca de gestos carinhosos, como andar de mãos dadas e também durante a relação sexual. Pesquisas demonstram que pacientes que recebem carinho quando estão hospitalizados, demonstram reagirem positivamente ao tratamento. Outras pesquisas também revelam que pessoas que possuem um relacionamento estável necessitam menos de atenção médica, ou seja, adoecem menos. Além desses benefícios, o amor contribui para combater a diabetes e o câncer.
  4. Combate a insônia - A oxitocina e a endorfinas são conhecidos como hormônios amor, que são responsáveis por combater o cortisol, causador do estresse. Com a inibição do cortisol aumenta a possibilidade de uma boa noite de sono.
  5. Facilita a cicatrização - Estudos provam que pessoas amadas possuem até duas vezes mais condições de cicatrização.
  6. Aumenta a autoestima - existe uma relação entre estar amando e também se cuidando. Quando o cuidado pessoal é valorizado a autoestima é fortalecida.

Mas muito antes de termos condições de amar alguém é necessário construir o amor próprio. Não é possível amar alguém de forma saudável sem possuir amor por si mesma.

Na Grécia antiga o amor foi classificado em 7 tipos, sendo o amor próprio conhecido como Philautia - Sem um relacionamento profundo com o próprio eu, sem o amor por si mesma não é possível experimentar philautia. Sendo dividido de duas formas: caracterizado pelo o comportamento narcisismo e superioridade, o falso amor próprio é manifestado de forma negativa e nociva. O enorme interesse pelo o poder e dinheiro e a falta de empatia pelas as pessoas. Porém o oposto dessa forma negativa de amor próprio é a autoestima, a compreensão e aceitação de si mesma e do próximo. Através do autoconhecimento a philautia positiva proporciona uma relação saudável tanto consigo mesma como para com as ouotras pessoas de uma forma geral.

Pragma e Ludus são outros dois opostos tipos de amor na classificação da Grécia antiga. Sendo o Prgama caracterizado como amor pragmático, forçado, não natural. Como por exemplo: casais que vivem infelizes na relação, porém decidem manter o casamento baseado no “bem estar dos filhos. No entanto, o amor Ludus é uma forma de amor com um toque de humor. Ludus tem um tempo curto de duração pois amadurece se transformando em Eros e Philia.

O tipo de amor relacionado ao desejo, paixão e romance é conhecido como Eros. Às vezes chamado de amor não racional, pois não é possível encontrar uma razão para justificar esse amor. Ao mesmo tempo atraente e desafiante o amor Eros pode ser perigoso quando a pessoa é consumida mas geralmente é esse tipo de amor que buscamos mais intensamente.

O amor que os pais sentem pelo os filhos é conhecido como Storge. O amor incondicional pelos os filhos levam os pais ao sacrifício e dedicação constante e de forma segura e duradoura.

Ágape é o amor incondicional por todas as pessoas. Está forma de amor é reconhecida para os cristão como o amor de Deus para com todas as pessoas. O amor Ágape não cobra, não exige, não se compara, não acaba.

Comprovadamente vários estudos revelam cada vez mais, os benefícios do amor de várias formas e manifestações. O amor também é tolerante. Quem diz amar o próximo também respeita as diferenças. O amor é democrático, quando nos referimos o direito do outro ser aceito e amado como é, sem rejeição. O amor inclui, abraça, acrescenta. O amor pode e deve ser fortalecido. Caso você acredita que precisa desenvolver a capacidade de amar a si mesma e sabe que não consegue atingir um nível saudável de amor próprio, procure ajuda de um profissional.

Fonte: Coluna Saúde da Mulher Lídia Ferreira

Top News