Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/06/2019 as 6:03pm

Newport, Rhode Island: um destino turístico rico em história, arquitetura e beleza natural

Newport é uma cidade costeira localizada a 1:40 de Boston e 3:30 de Manhattan, no estado de...

Newport é uma cidade costeira localizada a 1:40 de Boston e 3:30 de Manhattan, no estado de Rhode Island.

Rhode Island é um estado lindo e cheio de praias encantadoras. O estado se destaca historicamente, por ter sido a primeira das 13 colônias a declarar independência da Inglaterra e por ser o menor do país, com uma área de apenas 4.000 km.

Há muitos séculos atrás, Rhode Island se tornou o lugar preferido dos milionários de New York, que acabaram construindo verdadeiras mansões  à beira mar.

No verão, a cidade é literalmente “invadida” pelo turistas dos estados vizinhos que vão aproveitar a bela natural, as atrações turísticas e as praias de areias brancas e finas para curtir a tão esperada estação. Em Newport as atrações são garantidas, dentre elas estão: belas praças, passeios de barco, de helicóptero, faróis, fortalezas, mansões, castelos e a igreja onde se casou JFK e Jaqueline Kennedy. 

Alguns pontos turísticos que vale a pena conhecer.

Igreja St. Marys´s Roman Catholic in Newport, Rhode Island

Jacqueline Lee Bouvier and John F. Kennedy se casaram em uma manhã do dia 12 de Setembro de 1953. Mais de 800 convidados incluindo alguns famosos, estavam presentes neste famoso enlace. Hoje a igreja é um ponto turísticos bem conhecido e vale a pena ir na igreja e ficar pensando como foi o casamento destes famosos casal de pombinhos.

As mansões, ou “castelos” são visitadas pelos adoradores de história e amantes da arquitetura da época.

As mansões de Newport são as principais atrações da cidade, construídas entre os anos de 1880 e 1920, durante a Era Dourada. 

Hoje viraram uma espécie de museu e virou ponto turístico na cidade e fica sob manutenção e cuidados da Sociedade de Preservação de Newport County.

As mansões podem ser visitadas pelo público amantes de arquitetura, decoração, tecnologias residenciais e admiradores das histórias da família Vanderbilt.

A construção dessas casas mudou para sempre a arquitetura da cidade, sendo bastante popular os passeios de helicóptero para sobrevoá-las e admirar a costa de Newport.

Para conhecer as mansões há duas formas: à pé, por uma trilha que costeia o mar ou de carro pela Bellevue Avenue.

The Breakers

Em 1895 a construção da mansão de 70 cômodos ficou pronta para receber a família Vanderbilt e seus hóspedes. A casa pertencente a Vanderbilt II, o milionário dos trens de Nova York, era o destino de verão preferido de seus amigos nova-iorquinos. A narração do áudio-guia é bem completa e explicativa.

A construção da casa envolveu tecnologias caras, sendo considerada um exemplo da Era Dourada. O desenvolvimento da eletricidade, o surgimento do elevador, uma grande área de lavanderia e todo o encanamento da casa, além da infra-estrutura revolucionária que aquecia no inverno e resfriava a casa, no verão.

Todo esse luxo e modernidade eram usufruídos em poucas épocas do ano, especialmente no verão.

A família Vanderbilt

A família de Cornellius Vanderbuilt deixou um legado histórico para o futuro, com as suas magnificas mansões que viraram atrativos turísticos em Newport. 

Cornellius foi um empresário americano ambicioso e voraz nos negócios. Conquistou grande parte de seu patrimônio através da construção de ferrovias e navegação de barcos pelo rio Hudson. Ficou conhecido por ter sido o empresário com maior número de empregados na história do país.

Apesar disso, viveu modestamente e deixou sua herança para apenas um dos filhos, que acreditava ser o único capaz de multiplicar seus negócios. Seu filho, Cornellius Vanderbilt II foi quem usufruiu da fama e riqueza dos negócios, vindo a construir a casa que hoje é o maior símbolo da Era Dourada dos Estados Unidos, a mansão The Breakers, com vista infinita para o Atlântico.

The Cliff Walk

The Cliff Walk é uma trilha pavimentada que combina as belezas naturais da costa de Newport com a arquitetura histórica da Idade Dourada. É um local único em toda a costa da Nova Inglaterra, considerado um Distrito Histórico Nacional. Essa trilha só pode ser feita à pé ou de  bicicleta (e de preferência em um belo dia de sol).

Até a mansão The Breakers o trajeto leva meia hora. No caminho, além da praia de Newport podemos apreciar outras belas mansões.

Endereço: 44 Ochre point Avenue

Marble House

Uma das casas mais luxuosas da região, nela foram utilizados mais de 5.000 m³ de mármore. Puro luxo e ostentação.

O irmão de Vanderbilt não poderia escolher um local mais apropriado para sua residência de verão, Newport.

A mansão inspirada no Petit Trianon de Versalhe é o exemplo perfeito de como os ricos e famosos viviam naquela época (1892).  

Olhando por fora, a casa aparenta ter apenas 2 andares, mas possui 4 andares totalmente marmorizados.

Menor que a mansão The Breakers, com “apenas” 50 cômodos, custou quase o dobro daquela: a bagatela de 293 milhões de dólares.

Fort Adams

O forte de 1799 possui grande importância histórica, além de ser reconhecido também por sua arquitetura diferenciada. O local serviu em grandes eventos como a Guerra Civil Americana, a Primeira e Segunda Guerra Mundiais.

É possível a visitação ao interior do forte, de onde se tem uma lista vista para o mar. O forte também possui o melhor pôr-do-sol de Newport.

Ali pertinho do Fort Adams fica o Farol Castle Hill. Ao longo de todas a costa da Nova Inglaterra existem centenas de faróis históricos. Os mais bonitos ficam em Portland, mas vale conhecer nas outras cidades. E em Newport não é diferente. Visite o Farol Rose Island, na minha opinião, o mais bonito da cidade.

Se o dia estiver bonito, é possível fazer um passeio de barco com duração de 1:15 h que percorre dez faróis, dez ilhas e outros pontos turísticos.

Em apenas um dia, não dá para poder visitar todos os pontos turísticos que existem na região, falar de todos se torna uma matéria muito grande, mas posso citar estes lugares que vale a pena conhecer: Rough Point – casa de Doris Duke, a Redwood library, a Union Church, a Trinity Church, o Old Stone Mil e fazer passeios de barco.

No verão, as praias de Newport ficam lotadas, especialmente a Easton’s beach e a Sachuest beach, a preferida dos moradores de Newport. Com areia branca e fina, as praias ficam lotadas nos dias mais quentes.

Fonte: Cláudia Abreu Leite

Top News