Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/08/2019 as 10:00am

Equipamento permite tratamento do câncer sem corte e sem dor

Radioterapia de Alta Tecnologia: Elekta Synergy

A radioterapia de alta tecnologia, tão procurada e requisitada por médicos e pacientes nos Estados Unidos, agora está acessível aqui no Brasil, na cidade de Poços de Caldas.

A Radioterapia Poços de Caldas é uma clínica brasileira pioneira com uma sala exclusivamente equipada com o que há de mais moderno em radioterapia para ao tratamento do câncer sem cortes e sem dor.

Sim, hoje podemos falar em tratamento do câncer sem cortes e sem dor. O aparelho utilizado nos tratamentos na Radioterapia Poços de Caldas, o Synergy, da marca Elekta, é equipado com tecnologia avançada que possibilita alcançar qualquer tumor com máxima precisão sem afetar órgão periféricos saudáveis.

A Radioterapia Poços de Caldas conta com recursos de visualização em 4D, tornando os tratamentos mais rápidos e precisos. Os tratamentos que conseguimos realizar com a nossa tecnologia são até 70% mais rápidos do que tratamentos realizados em aparelhos convencionais de radioterapia.

Segundo relatos dos profissionais da Radioterapia Poços de Caldas, essa tecnologia vem possibilitando resultados antes considerados impossíveis no que diz respeito à cura do câncer. São tratamentos de padrão internacional, eficientes e com custo acessível.

Sobre o Tratamento de Radioterapia

Um tratamento de radioterapia combate o câncer através da entrega de radiação ionizante às áreas que contém células cancerígenas. A radiação ionizante causa pequenas alterações no DNA das células doentes, induzindo-as a autodestruição - um processo que ocorre naturalmente e é conhecido como apoptose.

Junto da quimioterapia e da cirurgia, a radioterapia é um componente fundamental dos tratamentos do câncer. A radioterapia por si só tem o potencial de curar vários tipos de tumores. Frequentemente recomenda-se tratamentos de radioterapia concomitantes com quimioterapia e cirurgias ou após o término destes procedimentos.

Nas últimas décadas houve um enorme avanço tecnológico na área da radioterapia que possibilitou a entrega de radiação com mais precisão às regiões com células cancerígenas, poupando-se tecidos sadios ao seu redor. Isso proporciona ao paciente tratamentos com máxima eficiência e efeitos colaterais mínimos - resultados que não existiam anos atrás.

Tradicionalmente, planeja-se um tratamento com radiação utilizando-se de imagens obtidas antes do tratamento. Na Radioterapia Poços de Caldas consegue-se ir além disso: com o auxílio de técnicas computacionais, como a de fusão de imagens e inteligência artificial, e de tomografia computadorizada (CT) acoplada à máquina de tratamento, é possível localizar o tumor em tempo real na sala de tratamento e desenhar a dose de radiação que o tumor receberá com precisão antes inimaginável. Em casos de tumores móveis, como, por exemplo, os de pulmão - que se movimentam quando o paciente inspira e expira - consegue-se fazer com que radiação siga o tumor durante o seu movimento e se mantenha focada somente nas células doentes, poupando tecidos saudáveis adjacentes à lesão.

Devido a tamanhos ganhos de precisão, torna-se possível também o aumento da dose de radiação entregue aos tumores de uma só vez. Isso faz com que os tratamentos realizados com essa tecnologia sejam muito mais rápidos, uma vez que com poucas sessões de tratamento uma grande dose de radiação é entregue precisamente às células cancerígenas. Em casos específicos, essa tecnologia permite que um tratamento de radioterapia que tivesse que ser realizado ao longo de semanas possa ser concluído em uma curta sessão de radioterapia de menos de 10 minutos.

Em termos técnicos, a tecnologia que permite que resultados tão bons sejam alcançados consiste essencialmente de uma modulação do feixe de radiação por técnicas como IMRT (“intensity modulated radiation therapy”) e VMAT (“volumetric modulated arc therapy”) que produzem tratamentos com e baixíssimos níveis de toxicidade.

Sobre o Elekta Synergy e Seus Benefícios

O Elekta Synergy é o primeiro instalado em Minas Gerais. “Hoje o Centro de Radioterapia de Poços de Caldas está entre os mais desenvolvidos do mundo”, afirma Dr. Cesar Cavini.

Um dos grandes benefícios proporcionados por este equipamento de última geração é a realização de sessões mais rapidamente do que seria possível através de métodos convencionais. Sessões de tratamento mais rápidas se traduzem em maior conforto para o paciente.

Outro benefício proporcionado pelo equipamento é a possibilidade de se localizar precisamente o feixe de radiação à área precisa do tumor. Com isso, é possível que a dose de radiação entregue ao tumor seja mais intensa, visto que somente as células doentes serão alvo do preciso equipamento. Com isso são necessárias menos sessões para a conclusão do tratamento. Quem ganha com esta tecnologia precisa é, mais uma vez, o paciente, que pode ter acesso a um tratamento mais curto, eficiente e com efeitos colaterais mínimos.

Os tratamentos de radioterapia são completamente não invasivos. Durante uma sessão de radioterapia nenhuma parte do equipamento se encosta no paciente: o paciente deita-se na mesa de tratamento, com o auxílio de nossa equipe, enquanto o aparelho de radioterapia gira lentamente ao seu redor. Durante esse giro, a radiação é aplicada ao tumor. Esses tratamentos não produzem dor, portanto não há necessidade de sedação ou anestesia. O paciente permanece acordado e consciente durante toda sessão.

Leia mais informações sobre alguns dos tratamentos que são realizados rotineiramente na Radioterapia Poços de Caldas

CÂNCER DE CÉREBRO, PULMÃO, FÍGADO E COLUNA -

Lesões tumorais no cérebro e coluna podem ser tratadas em apenas um dia utilizando-se a técnica de cirurgia estereotáxica. Apesar do nome, esta técnica não requer corte algum: é uma verdadeira cirurgia realizada sem cortes e sem dor. Tratamentos como este podem durar cerca de apenas 6 minutos.

O mesmo pode ser dito para os tumores de pulmão e fígado. Estes são órgãos que se movimentam com a respiração, o que tornava o seu tratamento um grande desafio quando a tecnologia atual ainda não existia; frequentemente eram necessárias cirurgias tradicionais. Com a tecnologia disponível na Radioterapia Poços de Caldas, obtém-se o mesmo resultado que se obteria com cirurgias tradicionais para esses órgãos, porém sem cortes e sem dor. Evita-se, também todos os procedimentos e riscos associados a uma cirurgia tradicional, tais quais internações hospitalares de longa permanência, riscos de hemorragia, infecções e sequelas.

Após estes procedimentos o paciente tem alta imediata deixando a clínica lúcido, conversando e caminhando.

Tratamentos equivalentes nos Estados Unidos chegam a custar até dez vezes mais.

CÂNCER DE MAMA - com essa tecnologia a radioterapia de mama é realizada em metade do tempo que levaria em um tratamento de radioterapia menos avançado. Pela técnica de hipofracionamento, preserva-se o coração e as coronárias, reduzindo-se muito a chance de infarto alguns anos após o tratamento. Este tipo de tratamento também está disponível em Poços de Caldas por uma fração do preço de um tratamento equivalente nos Estados Unidos.

CÂNCER DE PRÓSTATA - com a tecnologia disponível na Radioterapia Poços de Caldas, é possível o tratamento do câncer de próstata em apenas 20 dias. Evita-se assim a impotência sexual, incontinência urinária e complicações frequentemente decorrentes da cirurgia tradicional que se faz para se tratar o câncer de próstata. Os custos de um tratamento de próstata com alta tecnologia realizado em Poços de Caldas também são menores do que o de tratamentos equivalentes realizados nos Estados Unidos.

Principais Indicações de uso desta alta tecnologia

  • Radiocirurgia
  • Radiocirurgia Fracionada
  • Tratamentos de Radioterapia Estereotáxica Fracionada para tumores cerebrais e para tumores extracranianos
  • Tumores iniciais de pulmão não operáveis
  • Metástases em osso, fígado, pulmão e partes moles
  • Neoplasias ginecológicas
  • Neoplasia urológicas
  • Neoplasia torácicas
  • Sarcomas, linfomas
  • Tumores pediátricos
  • Neoplasias benignas cerebrais (tumores de hipófise, meningioma, neurinoma de acústico)
  • Profilaxia de cicatrizes hipertróficas e queloides
  • Ossificação heterotópicas e outros

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News