Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/08/2019 as 6:00pm

O QUE NOS LEVA A DIZER “SIM” QUANDO QUEREMOS DIZER “NÃO”?

Você já deve ter se deparado com esta frase: “dizer não ao outro é dizer sim a si...

Você já deve ter se deparado com esta frase: “dizer não ao outro é dizer sim a si mesmo”. Tomar consciência desta verdade e torná-la presente em nosso dia-a-dia, é um grande desafio.

Faz parte da natureza humana querer contribuir, ajudar, ser útil, sobretudo, ser prestigiado por suas ações e conduta. Jamais causar decepção ao outro e ser julgado. Este desejo de querer dizer sim a tudo e a todos, “ser bonzinho”, só nos gera conflitos internos, dificulta nosso processo de aprendizagem, promove desequilíbrio emocional, perda de foco, dentre outros danos. Realmente, dizer não é uma tarefa difícil!

Você precisa ter clareza sobre seus valores, o que realmente é importante para sua vida. Quantas vezes você disse sim e se arrependeu por ir contra sua vontade? É preciso encontrar maneiras de dizer um “não” com respeito e gentileza, sem a supressão de sua própria vontade.

Costumo falar em meus treinamentos e palestras, que dizer “não” é um exercício diário. É uma excelente estratégia para expandir nossa mente consciente. Diante a qualquer situação, você tem o direito de refletir, antes de assumir um compromisso por impulso ou por obrigação, correndo o risco de arrependimento.

Fique atento, passar por cima de si mesmo em função de agradar o outro para não ser desconsiderado ou rejeitado, por medo da crítica, da perda do afeto, ou de magoar, pode nos levar a assumir compromissos que não nos dizem respeito, facilitando a vida do outro em prejuízo de nossa própria vida.

Dicas valiosas para o exercício do não.

  • Procure estar constantemente conectado com a sua essência, seus objetivos, seus propósitos de vida.
  • Coloque-se em primeiro lugar, priorize suas vontades e necessidades, porque se você estiver bem, com certeza terá mais energia, motivação e recursos para ajudar os outros.
  • Saiba que, muitas vezes a melhor forma de ajudar os outros, é respondendo a palavra “não”, fazendo-o refletir e responsabilizar-se por seus atos e ações. Você deve assumir apenas o que lhe diz respeito ou o que tem congruência com seus propósitos. Faça por você que o outro irá fazer por ele mesmo.
  • Veja bem, por que você deve se anular ou se frustrar por alguém? Esta pessoa é incapaz? Falta tempo? E você? Tem tempo para doar? Está mais desocupado? Ou você quer reforçar uma imagem positiva sobre si mesmo? Você tem consciência de quanto vale o seu tempo?

Um não dito com convicção é melhor e mais importante que um sim dito meramente para agradar, ou pior ainda, para evitar complicações.” Mahatma Gandhi

Reflita mais sobre isso!

www.facebook.com/vanilsaoliveiracoaching
https://www.instagram.com/vanilsaoliveira
https://www.linkedin.com/in/vanilsaoliveira
www.vanilsaoliveira.com

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News