Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/08/2019 as 7:00pm

Setembro Um Mês Dedicado ao Auto-aperfeiçoamento - Como é Possível

Nunca se falou tanto sobre auto ajuda e empoderamento feminino. Mulher empoderada, centenas de...

Setembro Um Mês Dedicado ao Auto-aperfeiçoamento - Como é Possível Saúde da mulher

Nunca se falou tanto sobre auto ajuda e empoderamento feminino. Mulher empoderada, centenas de oportunidades de curso de coaching e milhares de livros que abordam o tema de várias formas. A necessidade de se destacar e ter uma vida bem sucedida tem levado um recorde de investimento para conquistar o “auto-aperfeiçoamento”.

O mês de setembro, nos Estados Unidos, é comemorado o mês do auto-aperfeiçoamento. Nesse caso, abrange não somente um aperfeiçoamento profissional mais em todos os aspectos da vida: socialmente, financeiramente, emocionalmente etc...

Sempre é possível alcançar o auto-aperfeiçoamento, principalmente quando o entendimento claro da motivação está associado ao benefício que se alcança ainda durante o processo. Muito mais do que chegar a forma ou ao estado da perfeição, é a consciência da necessidade de se transformar e crescer como pessoa é o que gera a ação para a mudança. Até porque, o que significa “ser perfeita”? A perfeição é possível?

A proposta dessa semana, é levar a uma reflexão de que é necessário para evitar a estagnação em algo que possa ser um obstáculo para um desenvolvimento pessoal, e assim poder  colocar em prática algumas dicas. Entendendo que sempre possivel fazer algo muito melhor do que aquilo que se sabe fazer bem. A sucesso, muitas das vezes;  pode estar relacionado: tanto com a forma como se faz, quanto como a maneira como você reage enquanto cumpre determinada tarefa da sua especialidade, pois influencia no resultado.

Mas também, além disso, como pessoas podemos nos transformar para nos identificarmos com: os nossos valores, objetivos, assim também como, com o outro através da empatia manifestada através da tolerância e da cooperação mútua. Dependemos do outro para crescer e podemos nos aperfeiçoar através do que temos para oferecer. 

Se é possível conquistar novos caminhos, novas formas de viver, aprofundando,  aperfeiçoando, como podemos alcançar essa transformação?

  1. Encare o medo - Se permitir errar é fundamental para quem deseja crescer, se aperfeiçoar. O medo impede de enxergar as oportunidades e de reconhecer as nossa capacidade de superar qualquer limitação.
  2. Mantenha a mente aberta para o conhecimento - a leitura, o estudo, a informação são  as ferramentas mais poderosas para quem almeja conquistar uma transformação. Mesmo para quem não teve oportunidade de concluir os estudos como gostaria é possível obter sucesso através dos estudos. Pessoas bem sucedidas valorizam o conhecimento.
  3. Auto-aperfeiçoamento = auto-conhecimento - Fazer uma imersão sobre si mesma é um processo constante e muito precioso para quem procura progredir. Através do conhecimento: dos limites, das crenças, das experiências que possibilita um ganho ainda maior de si mesma proporcionando um conhecimento mais profundo e maior segurança para correr riscos.
  4. Procure novos desafios - a busca por uma transformação sempre passa pelo o processo de inovação. Não é possível crescer sem fazer mudanças. Uma empresa para ser bem sucedida necessita procurar inovar-se constantemente. O mundo não é mais o mesmo do que a 1 ano atrás, novas tendências além do aumento da concorrência recebe uma influência do consumidor. O consumidor determina a direção que a empresa deve tomar, assim como quem deseja viver algo novo também precisa buscar novos desafios. Se existe algo que impede de você expandir a sua visão, encontre alguém que possa te ajudar a enxergar de forma mais ampla sem perder o foco.
  5. Crie um espaço para inspiração - O processo de aperfeiçoamento é algo muito individual. Mesmo que não seja caracterizado por algo mecânico, é possível criar um momento, ou até um ritual que possa contribuir com o processo criativo. Criar uma espaço de inspiração pode ser um canto ou um momento para buscar novas oportunidades através da: leitura, meditação e até a observação.
  6. Crie o hábito de tomar notas - cada vez mais as pessoas usam diversos recursos para anotar as ideias ou organizar os pensamentos. Se você prefere usar o tradicional cadernos de notas ou se já se modernizou ao ponto de raramente fazer o uso de uma caneta, pode e deve ter o hábito de fazer um planejamento, tanto de: curto, médio e longo prazo. Além de organizar melhor seus objetivos, ter a prática de anotar o que está planejando contribui para ter uma visão mais clara do que se quer alcançar. Organize de forma a poder entender sobre qual o assunto e em qual fase do processo aquela anotação pode ser utilizada. Existem diversos recursos para estruturar cada área das suas anotações, mesmo que você continue usando a bela velha caneta com cores diferentes, o importante é não se perder com anotações que depois podem não fazer o menor sentido, só porque não foram bem organizadas.
  7. Escreva uma carta para você mesma ler no futuro - uma ótima opção de focar no seu objetivo é dizer para você mesma como você vai estar quando conquistar o que tanto deseja. Por exemplo: o seu objetivo é investir na sua própria empresa, então escreva uma carta para você dizendo o que você está vivenciando após de ter conquistado o seu objetivo, como está a sua vida realizando o seu sonho que você tanto lutou para tal. Depois que escrever a carta, faça uma revisão lendo em voz alta. Modifique o que for necessário guardando em um lugar seguro para que você possa ler novamente, cerca de 1, 2 ou o tempo que você determinar. Mas o importante mesmo é agir para que você possa realizar aquilo que você já determinou para o seu futuro, lembrando que é importante estar aberta para possíveis modificações durante o percurso.
  8. Acredite em você mesma - a auto-aperfeiçoamento é possível para quem se dedica e principalmente para quem acredita em suas capacidades. Se você não tem condições de afirmar que crê que seja possível você superar as barreiras internas, procure estar perto de pessoas que possam reafirmar suas qualidades. Nesse caso, o alvo aqui é manter o foco sem permitir que suas fraquezas possam destruir a sua condição de acreditar em si mesma. Lembre-se que duvidar não é fraquejar mas não se dar uma chance é permitir a se tornar vítima de si mesma. Crie o hábito de dizer que: você pode, você vai, você merece.
  9. Aprenda a compartilhar - erra quem vive para conquistar para o proprio e unico prazer o satisfação pessoal. Pessoas verdadeiramente realizadas aprenderam que quando compartilhamos o que temos e o que somos criamos em nós e nos outros um sentido de vida. Mesmo para aqueles que não “possuem” posses ou bens, mas que sabem o que é contribuir com o bem e para o bem do outro são muito mais realizados e felizes do que aqueles que “muito” conquistaram e não aprenderam o benefício que existe quando compartilhamos. Essa é a melhor maneira de crescer, pois deixamos de ser individualista e passamos a ter o sentido de contribuição coletiva que gera satisfação coletiva.
  10. Seja verdadeira com os seus valores e princípios - não abra mão de ser quem você é para se adequar a espaços ou pessoas que nada acrescentam. Várias pessoas perdem tempo tentando se “adequar” a modismos ou métodos completamente fora da sua verdade, ou identidade pois não acreditam que sejam capazes de vencer sem perder a sua essência. Isso não significa que devemos nos afastar de todos que são “diferentes” ou que possuem práticas que não concordamos, mas é melhor perder uma oportunidade do que se perder no meio de pessoas vazias, ou armadilhas que possam desviar dos seus objetivos.

No mês da auto-aperfeiçoamento coloque em ação todos os dias formas para desenvolver-se em todas as áreas da sua vida. Inicie com você como pessoa e vai adicionando nos seus relacionamentos, no seu trabalho, na sua carreira, nos seus estudos. Inove-se, transforme-se, cresca, aperfeiçoa-se.

Fonte: Redação Braziliantimes

Top News