Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/09/2019 as 2:00pm

Vencendo as Diversidades da Vida Através do Fortalecimento da Mente.

Saúde da Mulher. A complexidade da mente humana é conhecida principalmente pelo os...

Saúde da Mulher.
Saúde da Mulher.

A complexidade da mente humana é conhecida principalmente pelo os cientistas e estudiosos que tentam até hoje, decifrar os mistérios da nossa raça. O cérebro, que possuem em média 1.4 quilogramas, é responsável por produzir todas as ações, pensamentos, sentimentos, sensações e experiências. Composto por milhões de neurônios que se conectam com bilhões de nervos que se interligando entre si durante toda a vida. Através de mudanças constantes essas conexões influenciam na formação da memória, personalidade e no aprendizado. Todas essas ligações determinam a composição que forma como: pensamos e agimos, assim como; as nossas experiências, o meio ambiente, com quem nos relacionamos contribuem para determinar a capacidade de lidar com as nossas emoções.

Porém, em que momento as nossas experiências; tanto positivas e negativas, interferem no nosso dia a dia ao ponto de nos abater emocionalmente?

Como o nosso cérebro tem a capacidade de armazenar centenas de milhares de informações, muitas das vezes, temos dificuldade de manter um bom funcionamento emocional devido ao acúmulo de: fatos, acontecimentos que na maioria das vezes não temos como controlar. É possível desenvolver habilidades que nos ajudem a dominar as nossas atitudes e emoções, principalmente quando conseguimos viver de forma equilibrada. No entanto, certas situações da vida interferem na maneira em que reagimos e dependendo de como nos encontramos emocionalmente podemos enfrentar um baque muito forte. Todas nós estamos sujeitas a enfrentar dificuldades em todas as áreas da vida e por isso precisamos aprender a como fortalecer a mente de maneira a termos mais condições de superar as adversidades.

Aprenda oito dicas para que você possa colocar em prática para fortalecer a mente de forma a conquistar uma vida mais saudável e produtiva.

Dica número 1 - Fortaleça a sua mente recodificando as suas crenças .

Reconhecendo que você é um produto do seu passado e suas escolhas, porém nem tudo que você acredita hoje possa ser real. O que isso significa? Infelizmente, os traumas podem gerar um bloqueio que nos incapacita de conquistarmos, ou até mesmo de crer no nosso potencial. Por exemplo: uma mulher que durante a infância, ouvia de seus pais que não era capaz, ou não prestava para nada, ao crescer essas mensagens foram sendo erradamente afirmadas quando uma frustração ou fracasso ocorria. Todas as vezes em que havia a necessidade de encarar o fracasso, ao invés de buscar novas alternativas, as mensagens armazenadas na mente faziam acreditar que o que seus pais tinham razão. Nesse caso recodifique as informações recebidas restabelecendo uma conexão consigo mesma, com a sua verdade. Se libertar dessas mensagens não é um processo fácil, porque são anos, as vezes décadas de repetições dentro de seus pensamentos, que como um mantra tenta te paralisar todas as vezes que você tem que enfrentar seus medos. Mas você não é aquilo que você escuta e sim aquilo que você crê.

A escritora Sharon Pearson em seu livro Ultimate You (Você afinal) diz que praticamente não notamos o que nos trouxe até chegarmos nesse momento da vida. Não nos damos conta de todas as coisas que envolvem na nossa formação como pessoas exercem um poder que acaba levando ao um condicionamento tanto benéfico quanto ao contrário. Nossa formação biológica, nossos genes, nosso passado, cultura que fomos expostos ou criados, nossa infância, até mesmo o que consumimos: informações, leitura, mídia social somado ao conjunto infinito de outros fatores. Todas essas coisas contribuíram para que chegássemos até aqui, chamamos de experiências de vida. Nesse caso, até que ponto estarmos atentas as nossas experiências?

Então saiba que você pode redirecionar a qual verdade você vai crer. Saiba que você não depende mais dos seus pais para te dizer onde ir. Você já viveu o suficiente para poder escolher qual voz você deve dar ouvidos. Aquilo que você não tinha controle no passado quando você era criança mesmo que possa ter te deixado traumas, saiba que você tem condições hoje de mudar a sua forma de permitir acreditar nessas mentiras enganosas que tanto procuram te prender ao passado. Hoje é um outro dia, e amanhã você verá que esse momento se tornou passado.

Portanto diga para você todos os dias:

       a) Você é responsável pela a sua vida, escolhas e como você irá responder aos desafios diários. É possível redirecionar os pensamentos quando você conhecer quem você de verdade.

       b) Faça um compromisso com você mesma. O seu compromisso é viver a sua verdade e não aquilo que dizem sobre ou para a sua pessoa. De forma honesta e franca, tenha uma conversa com o seu eu e faça um compromisso de vida com o que é importante para você.

       c) Desista do papel de vítima. Ao invés de viver dizendo que está esperando o dia que... serei feliz, irei realizar, abrace hoje a emoção do seu sonho conquistado. Nesse caso o sonho de ser alguém inteira, vibrante, determinada, feliz, focada, presente. Se você é do tipo que vive se vitimizando por tudo, desista, nem mesmo você acha graça nisso. Tome a posição de poder sobre a sua vida e pare de ficar culpando os outros ou às circunstâncias.

“Responsabilidade é a alegria de saber que você pode encontrar o caminho.” Sharon Pearson p15

Dica número 2 - Viva de forma Consciente .

Reconhecer que todas as suas experiências, além das experiências de tudo e de todos que te cercam, afetam a sua a sua vida, leva a viver prestando atenção a como você responde até mesmo os momentos mais simples do seu dia a dia. Devemos cuidar para não dar muito valor a momentos dizem serem “importantes” e acabamos perdendo acontecimentos preciosos que não voltam mais. Por exemplo: uma atriz de Hollywood recebe pela a primeira vez o Oscar pela a sua atuação como atriz coadjuvante. A final qual será o momento que essa atriz possivelmente mais cresceu pessoalmente quanto profissionalmente? Quando ela recebeu o Oscar e subiu ao palco para agradecer, com seu vestido glamuroso que alguém fez para ela, ou o período de preparação da personagem ou a experiência vivida durante as gravações no sets de filmagens? Análise qual é o momento que te leva mais próximo do seu verdadeiro eu, e cuidado para não preferir viver desperdiçando momentos que não voltam mais.

Dica número 3 - Liberte-se do ciclo vicioso .

Mesmo que você possa não ter tantos motivos para se orgulhar da sua infância ou do seu passado, é necessário se libertar do ciclo vicioso que mais parece um bola de neve que te segue todas as noites durantes seus pesadelos. Caso você tenha sofrido críticas, desprezo, dores, abandono, tudo bem nem todo mundo nasceu em um castelo real. Mesmo que na maior parte da sua vida você não recebeu palavras de afirmação ou de apoio de alguém que você tanto precisava você não precisa pagar o preço por isso durante todos os anos que ainda te restam. Você cresceu e junto com isso vem a condição de quebrar o ciclo vicioso se juntando as um grupo de pessoas que possam acreditar junto com você. É muito importante, então que você descubra uma “nova turma”. Ter pessoas que possam te apoiar na jornada da vida é sim fundamental. Mas lembre-se você tem a você mesma que traz consigo as suas verdades, seu compromisso e sua determinação de viver de forma verdadeira e dinâmica. Ao encontrar pessoas que te ajudem a se religar com seu compromisso de vida, você pode estabelecer lacos de amizade como uma rede de apoio que contribui para o crescimento de todos que fazem parte da mesma turma. Não precisamos estar juntos com outras pessoas o tempo todo nem mesmo temos que depender da afirmação de alguém ao qual depositamos a nossa confiança. Mas quando encontramos a nossa “tribo” encontramos também uma possibilidade de maior equilíbrio devido ao apoio para prosseguir, não só nos momentos alegres mais também nos momentos dificies. Então se livre do ciclo vicioso de viver isolada ou sozinha no meio da multidão e esteja aberta para novas pessoas que possam te influenciar e serem influenciadas por você também.

Dica número 4 - Seja mais amável com você mesma .

“Torne-se amante da sua própria alma. Viva uma aventura por dia consigo mesma e perceberás atraida por desafios ainda maiores” Lidia Ferreira -

Lembro-me de quando, em 2007 recebi um diagnóstico completamente desconhecido para mim. O que mais me marcou naquele dia não foram os riscos que eu estava correndo, mais sim o que a médica me disse que eu deveria fazer coisas que me davam prazer. Com três filhos, marido, responsabilidades com a casa, além de um animalzinho doméstico que muito me ocupava, eu aprendi, a partir dali a trocar as minhas prioridades de lugar. Eu vivia cuidando de todos os detalhes pessoalmente, para que a casa e família pudessem estar em “perfeita ordem”. Foi então, que decidi colocar alguém em uma posição de destaque, eu. Passei a valorizar mais às minhas necessidades e cuidar mais de mim mesma. O que eu aprendi é que eu deveria ser mais amável comigo mesma. Me cobrar menos e deixar a culpa de lado por não estar tudo no seu devido lugar. Minha saúde mental, física e espiritual passaram a ser o meu foco. Quero deixar claro que não me tornei uma pessoa egoista mais aceitei que eu tenho o direito e dever de me amar de verdade.

Dica número 5 - Engaje com o momento .

Que momento você está vivendo agora? Quais são os seus planos para os últimos meses desse ano? O que importa de verdade é você permanecer engajada com o seu equilíbrio que possibilita a permanecer forte para encarar a vida. Estarmos vivendo um ano muito difícil no mundo inteiro e possivelmente você possa estar passando por uma situação muito desafiadora também. Mas quando você está engajada com as pessoas que te cercam, quando você tem consciência do seu papel para a transformação desse mundo, você procura cuidar não só do seu umbigo mais também com o que está acontecendo lá fora. O que você pode fazer hoje que possa contribuir para mudar a vida de alguém ou o ambiente onde você vive? Será que ao invés de ficar somente o seu celular vendo a vida passar teria mais sentido você buscar formas de colaborar com uma causa social mesmo que de forma sutil te proporcionará um sentido de comprimento de um propósito? Ao invés de ficar se envolvendo em rodas de conversas que só sabem criticar e apontar os erros alheios, tome a sua responsabilidade em contribuir para que o mundo ao qual você vive possa ser melhor por suas atitudes do momento

Dica número 6 - Aprenda a desenvolver intimidade emocional .

Pouquíssimas são as pessoas que sabem ter intimidade com o seu próprio eu. É quase um talento poder se reconhecer no seu íntimo e fazer disso uma ferramenta poderosa de impacto pessoal e coletivo. E como é possível desenvolver esse tipo de intimidade? Imagine que na sua mão exista uma chave e que nela, gravada ao metal; existam as suas marcas digitais. Isso representa a sua identidade que é única. Assim como as suas impressões digitais sua chave cabe na sua mão e você tem o poder de girar para o lado que desejar. Porém é necessário não ignorar sentimentos que possam estar abalando a nossa estrutura. Tristeza, falta de disposição, culpa, podem danificar a chave levando você a perder o controle das suas emoções. Se você acredita que está vivendo um longo período de tristeza, solidão é já tem muita dificuldade de enxergar uma saída ou que tenha condições de vencer esses sentimentos, procure ajuda de um especialista. Somente um especialista da área de saúde mental pode te ajudar a identificar o que realmente está acontecendo e te apresentar caminhos alternativos para vencer essa fase.

Dica número 7 - Centralize consigo mesma .

nesse caso é faça uma lista de tudo aquilo que você crê que seja e outra que você deseja ser. Depois junte as duas listas e faça uma avaliação do que está faltando para que você possa estar conectada com a sua verdade e propósito. Peca alguém da sua confiança para te ajudar a adicionar outros pontos que você não havia pensado antes.

Dica número 8 - Valorize o seu poder de escolha .

Hoje você possui poder de escolha, mesmo que de forma limitada ou que não seja o ideal, todo o tempo você tem uma nova oportunidade de mudar e de agir. Que dia é hoje? O que temos para hoje? O que você pretende fazer no dia de hoje? Como você está planejando nutrir a sua mente ou o seu corpo? Você não é mais uma criancinha que vivia a mercê das escolhas que às outras pessoas faziam para você. Agora que você aprendeu a tomar para si a responsabilidade da sua vida, valorize o poder que você tem nas mãos de escolher. Lembre-se que você já deixou para trás o papel de vítima e que está no processo de desenvolver intimidade com as suas emoções, portanto pare e de forma consciente, faça as suas escolhas. Mas saiba que você tem o direito de errar e que a única coisa eu você tem é você mesma nesse momento.

Concluindo, se você assumir um compromisso com você, buscando fortalecer a sua mente através de um maior conhecimento pessoal, tanto das suas capacidades, quanto dos seus limites você pode descobrir a sua verdade. Assim as diversidades irão fazer parte da lista de oportunidades e não de dificuldades. Nada pode impedir uma pessoa que vence o medo, torna a verdade um escudo e presente o maior presente.

Fonte: Lídia Ferreira.

Top News