Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/09/2019 as 9:00am

Brasileiros conquistam diploma de ensino médio nos EUA com curso gratuito

Noventa por cento dos alunos aprovados no exame supletivo realizado pelo Consulado Geral do Brasil em NY se prepararam com cursos oferecidos pela LBV

Brasileiros conquistam diploma de ensino médio nos EUA com curso gratuito O senhor Manoel Soares Filho, ao centro, realiza o senho ao receber seu diploma aos 80 anos de idade.

Retomar os estudos depois de muitos anos fora de sala de aula e estar apto para ingressar em uma universidade no Brasil, ou qualquer outro país, parecia ser um sonho impossível para um grupo de 13 alunos, entre 20 e 80 anos de idade, que acaba de receber o certificado de conclusão total ou parcial do Ensino Médio. No entanto, mesmo morando no exterior, conseguiram realizar esse sonho e abriram um novo universo de oportunidades, com o apoio da Legion of Good Will - LGW (LBV dos EUA), que foi responsável pela preparação da grande maioria dos aprovados da edição 2018 das provas do ENCCEJA/Exterior, realizadas pelo Consulado-Geral do Brasil em Nova York.

A cerimônia de entrega dos certificados de 2018 foi realizada na Sede do próprio Consulado, no último dia 22 de agosto. Na ocasião, o cônsul-geral adjunto do Brasil em Nova York, ministro Marco Antonio Nakata, entregou individualmente cada diploma aos alunos presentes e destacou que o número de inscritos para exame em 2019 dobrou em relação ao ano passado.

Entre os aprovados deste ano está o sr. Manoel Soares Filho que deu um exemplo de dedicação aos 80 anos de idade. Ele fez o exame pela primeira vez em 2018 e foi aprovado em todas as matérias obrigatórias e também na redação. “Esse é um impulso na minha vida cultural, porque agora vou fazer faculdade, no curso de teologia.” Para ele, este era um sonho adormecido desde 1983, mas que só agora foi possível realizar. “Sou um dos muitos frutos desse trabalho, graças a Deus! Agradeço muito”, comemorou.

Alunos da turma de 2018, aprovados no ENCEJA- Exterior.
Alunos da turma de 2018, aprovados
no ENCEJA- Exterior.

Muito emocionados, os alunos aproveitaram a oportunidade para destacar o papel da LBV nesta conquista. “São 44 anos esperando por isso aqui”, disse Lúcia Helena Ribeiro, segurando seu diploma do ENCCEJA. “Eu estou muito feliz, o curso gratuito da LBV é um incentivo muito grande para nós, ninguém deveria perder esta oportunidade. (...) Agora eu posso dar um novo rumo à minha vida profissional, porque não vou parar por aqui, podem ter certeza ”, disse Lúcia, que tomou conhecimento do curso através de uma amiga.

Cerca de 90% dos aprovados no exame foram alunos do Curso Preparatório da LBV dos EUA para o ENCCEJA, ministrado gratuitamente nas modalidades online e presencial. As 13 semanas de aulas ocorrem de abril a junho, todos os anos. Para participar, basta se inscrever pelo link: www.lgw.org/alunoencceja. Segundo o representante da LBV dos Estados Unidos, Danilo Parmegiani, a adesão dos brasileiros ao curso de preparação foi bastante expressiva e a entidade conseguiu alcançar pessoas de várias partes dos Estados Unidos, como também, da Europa e do Japão, que puderam fazer o curso online, com aulas disponibilizadas por e–mail. “O exemplo desses adultos que foram diplomados hoje, mostra que é realmente possível voltar a estudar, não importa a idade, e o ambiente da LBV é muito favorável para isso. Durante as aulas, há um clima de amizade muito grande e todos se apoiam, gerando muito mais confiança e esperança de que, no final, tudo dará certo”, ressaltou Danilo.

O ENCCEJA/Exterior 2019 vai ocorrer no próximo dia 15 de setembro em 18 cidades de 12 países. Nos Estados Unidos, as provas serão realizadas em New Jersey, Boston, Miami e Houston. Outras informações pelo e-mail comunidade.novayork@itamarati.gov.br.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News