Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/09/2019 as 12:00pm

Marcelo Siqueira, um brasileiro que mudou a sua comunidade através da luta

Siqueira é proprietário da Brazilian Martial Arts Center (BMAC), uma academia que vem se destacando a cada ano no estado de Massachusetts.

Marcelo Siqueira, um brasileiro que mudou a sua comunidade através da luta Eliane da Silva, entre o mestre Marcelo Siqueira e o professor Victor.

Marcelo Siqueira começou a praticar artes marciais em 1977 e desde então fez disso a sua vida. Ele morava em uma pequena e pobre cidade no interior do Paraná e viu na luta uma maneira de mudar o seu futuro.

Ele sempre teve muita expectativa com o future, mas não tinha condições financeiras para fazer uma faculdade. Foi então que ele percebeu que o esporte seria a única maneira de mudar e reescrever a sua história.

Siqueira sabia que não seria fácil e que teria um caminho árduo pela frente e que nada se constrói sem esforços. Por isso ele se dedicou muito até se tornar um grande lutador no Brasil. A dedicação o recompensou com seis títulos de campeão estadual de karatê no Paraná e um título de campeão brasileiro.

Mas foi em 1994 que Siqueira se tornou mais conhecido, quando integrou a seleção brasileira e sagrou-se campeão mundial. A partir deste ano, as portas começaram a se abrir para ele e em 1991 iniciou um dos mais importantes trabalhos de sua vida. Ele começou um projeto para tirar das ruas as crianças, oferecendo-as a oportunidade de crescer através da luta.

Ministrando aulas gratuitas, ele foi a peça fundamental na mudança de muitas crianças que não viam um futuro promissor pela frente.

No ano de 1995, Siqueira teve a oportunidade de se mudar para os Estados Unidos, e nesta época, havia 20 crianças em seu projeto, das quais três se tornaram professores e outras estavam encaminhadas na sociedade. Quando ele chegou a este país, foi bem recebido pela comunidade norte-americana e brasileira. Isso porque ele era um atleta de alto nível e as portas continuavam se abrindo.

Pouco depois de chegar, ele não perdeu tempo e passou a ensinar sua arte e compartilhar sua experiência para crianças e adultos e em 2010 iniciou um projeto com alunos da escolar de ensino médio de Winchester, em Massachusetts. Ele treinava adolescentes e no início seu maior desafio foi enfrentar os pais.

“Muitos questionavam se o que eu estava fazendo não iria deixar seus filhos piores, pois não acreditavam que ensinar maneiras de lutar a jovens com problemas de comportamento poderia piorar a situação”, disse ele ressaltando que conseguiu provar que eles estavam errados.

Em pouco tempo, os jovens começaram a melhorar as notas na escolar e apresentar um bom comportamento. “Isso porque as artes marciais ensinam, acima de tudo, a importância da disciplina na vida das pessoas”, continua.

Siqueira explica que com a chegada da internet, muitos jovens não gastavam suas energia de maneira correta e foi a prática de artes marciais que os ensinaram como se soltar e automaticamente ficavam mais foçados nas aulas e mais calmos em casa.

Em 2010, mediante vários testemunhos dos pais, o jornal New York Times ficou sabendo sobre o projeto de Siqueira e produziu uma grande matéria para destacá-lo. Depois disso, o brasileiro resolveu repetir o trabalho que havia feito no Brasil e começou um projeto com crianças carentes.

“Através desse projeto, hoje já temos alguns professores e lutadores profissionais, como o jovem Nathan Oses , que era problemático e usava medicamentos para ADHD. Dois anos depois de começar em nosso programa, ele parou com a medicação, saiu da escola para crianças especiais e passou para escola normal e terminou a high school em Somerville”, fala se orgulhando da conquista.


Aulas de Muay Thai

Siqueira é proprietário da Brazilian Martial Arts Center (BMAC), uma academia que vem se destacando a cada ano no estado de Massachusetts.

Ela oferece diversos categorias de artes marciais e o brasileiro se sente orgulhoso de atender todas as idades, sexo e classes sociais.

Ele anunciou esta semana que retornará com as classes de Muay Thai, as quais são bastante procuradas por mulheres. Siqueira ressalta que o Muay Thai, ou boxe tailandês, é uma arte marcial impressionante originária da Tailândia onde é considerada esporte nacional. Esta modalidade de luta é conhecida como a “Arte das Oito Armas”, pois faz uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. Os golpes de combate são aplicados em pé, a longa, média ou curta distância. São também características as manobras de clinch, que são usadas para criar golpes do joelho e do cotovelo ou para lançar o seu adversário para o chão.

Marcelo Siqueira foi destaque no NY Times.
Marcelo Siqueira foi destaque no NY Times.

Este esporte proporciona vários benefícios para o corpo, tais como aumento na capacidade cardiovascular, fortalecimento dos membros inferiores e do tronco, maior mobilidade do quadril e alívio do estresse. “Saber alguns movimentos de Muay Thai ajuda você a sentir-se mais segura. É uma boa maneira de aumentar sua autoconfiança e manter você ativa. Além disso, ao combinar o treino de musculação com o treino de arte marcial, irá aumentar a força e o volume muscular, além de aumentar a resistência e velocidade com as artes marciais”, disse. “Além disso, você vai praticar uma atividade que gasta de 600 a 1200 calorias”, continua.

Mais informações

Os interessados em saber mais sobre as aulas ou como se matricular em outra modalidade, entrem em contato com a BMAC através do telefone (617) 628-3800. A academia fica localizada no 700 Mystic Avenue, no segundo andar, em Somerville (Massachusetts).

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News