Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/10/2019 as 12:00pm

Advogado afirma que medida que coloca fim ao “Cai-cai” na fronteira já entrou em vigor

O Presidente Donald Trump havia anunciado que o esquema chamado pelos brasileiros de...

Advogado afirma que medida que coloca fim ao “Cai-cai” na fronteira já entrou em vigor Medida quer evitar liberação de imigrantes até fim do processo que define o status.

O Presidente Donald Trump havia anunciado que o esquema chamado pelos brasileiros de “Cai-Cai” ou “pegar e soltar” terminaria. Isso porque de acordo com dados recentes, milhares de imigrantes adultos entraram no país acompanhado de crianças para evitar uma deportação rápida.

Quando um imigrante é detido na fronteira com um menor de idade, os dois são colocados em centros de detenção diferentes, mas uma lei impede que o adulto seja deportado enquanto a criança estiver sob a custódia do governo. Muitos são colocados em liberdades sem passar por uma audiência de imigração.

Danilo Brack afirma que medida já está em vigor
Danilo Brack afirma que
medida já está em vigor

O advogado Danilo Brack conversou com a redação do Brazilian Times e disse que a administração já colocou a ordem do presidente Trump em prática. De acordo com ele, isso teve início no final de agosto e imigrantes estão sendo mantido presos até serem ouvidos por um juiz de imigração, mesmo que tenham sido capturados juntos com um menor.

Brack explica que seu escritório recebeu contato de vários imigrantes com familiares foram detidos, mesmo com crianças, e que a situação tende a aumentar. Ele disse que o imigrante tem o dinheiro de apresentar o seu pedido de asilo a um oficial do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês), e se o agente discordar, o caso pode seguir para um juiz.

Mas com o fim do “cai-cai”, tanto os juízes quanto os oficiais do ICE têm o direito de manter os imigrantes detidos até o fim do processo. Antes, eles eram liberados para aguardar os trâmites legais e neste período desapareciam dos olhos da justiça.

Acabar com esta política foi uma das principais promessas do presidente durante sua campanha de 2016. Mas devido a falta de espaço para abrigar os imigrantes detidos, o sistema de pegar e soltar continuou.

Através de um memorando, assinado por Trump, o Departamentos de Segurança Interna recebeu recursos para encontrar instalações militares capazes de abrigar as pessoas que estão sendo detidas na fronteira.

A Casa Branca condena a prática de captura e liberação alegando que ela é “perigosa” porque os imigrantes indocumentados não deveriam ser beneficiados com liberdade condicional.

Brack orienta que “as pessoas que vêm para os Estados Unidos devem estar preparadas para possibilidade de terem entrevistas de imigração ainda presas e ter que pedir uma fiança, que pode ser alta. Eu já vi casos em que os valores chegavam de US$5,000 a US$10,000 direto”.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News