Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/10/2019 as 5:00pm

Entrevista com a escritora Priscila Schilaro Santa Rosa

Minha entrevista esta semana é com a escritora Priscila Schilaro Santa Rosa. Ela já publicou 4 livros de ficção na Amazon, todos para jovens adultos e também é colunista abordando filmes e entretenimento para o Jornal Brasileiras & Brasileiros. Trabalhou por oito anos como Designer Gráfica para uma agência de branding no Brasil. Em 2018, e se formou em Creative Writing for Entertainment pela Full Sail University.

- Qual sua origem no Brasil, estado, cidade, e há quanto tempo você vive Estados Unidos?Eu nasci em São Paulo, capital, e estou nos Estados Unidos desde 2017 como estudante.

- Em qual cidade Americana você esta vivendo atualmente?
Atualmente estou vivendo em Orlando na Flórida.

- Qual é a sua história com a sua vinda para os Estados Unidos? Foi uma coisa planejada ou aconteceu na sua vida?

Vir para os Estados Unidos não foi algo planejado. Foi uma série de coincidências que me levaram a mudar de vida. Em primeiro lugar, decidi mudar de carreira após oito anos trabalhando como designer. A profissão já não me trazia paixão e sabia que precisava buscar novos desafios. Por coincidência, foi durante essa mesma época que meus pais decidiram mudar de país após a aprovação de seus vistos de residência permanente. Percebi que esse seria o momento certo para tentar algo totalmente novo e decidi vir com eles para estudar Creative Writing em uma universidade americana.

- Fala um pouco como foi seu processo de adaptação?

Por sorte, cresci muito envolvida com a cultura americana e o inglês, o que facilitou minha adaptação aqui no país. Falar inglês, mesmo com sotaque, vem naturalmente e o jeito mais privado dos americanos combinou com a minha personalidade. Ajuda também morar em uma cidade turística, onde a presença de estrangeiros é bem vinda e aceita como algo normal.

- O que você mais gosta do lado profissional e pessoal morando aqui nos EUA?Pessoalmente, eu adoro poder sair na rua e me sentir segura. Em São Paulo, eu vivia num constante estado de alerta. Aqui também há um respeito maior pelas diferenças de cada um e profissionalmente eu sinto que ética e respeito são vitais para o sucesso nos EUA. Nada é perfeito, e o país tem seus problemas, mas aqui vejo que há futuro para a arte, o entretenimento, e expressões diversas.

- Como você percebeu esta sua vontade e entendeu que seu destino era ser escritora?Apesar de escrever histórias durante boa parte da minha vida, eu nunca considerei a possibilidade de me tornar uma escritora profissional. Isso mudou quando eu passei por uma fase difícil na minha vida e descobri que escrever era o que me fazia feliz. Além disso, tive a sorte de que leitores encontraram e gostaram das minhas histórias.

- Quais eram seus passatempos que te levaram a querer contar histórias?

Primeiro, ler. Ler sempre foi um passatempo especial para mim, porque me transportava para outro mundo inteiramente criado pela minha imaginação. Mas depois, minha paixão por histórias incluiu o cinema e a televisão. E com o tempo, esse amor por histórias virou inspiração para criar minhas próprias aventuras.

- De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?

Meus personagens vêm da minha imaginação. É claro que minha imaginação é fruto de tudo que vivenciei, li, e aprendi. É impossível, portanto, não se inspirar no mundo real.

- Qual será seu próximo livro? Você esta com algum na gaveta?

Estou trabalhando num livro de fantasia inspirando nas minhas experiências como imigrante/estudante internacional.

- Do Brasil, quais são as lembranças melhores?

Melhores lembranças do Brasil vão ser sempre momentos com amigos e familiares.

- Uma das experiências inesquecíveis que você já viveu na America?

Ver neve pela primeira vez. Me senti como se estivesse dentro de um filme de Natal americano.

- Uma referência importante na sua vida?

Jane Austen. Me apaixonei pela escrita dela quando era adolescente e desde então a vida dela me fascina.

- Cite três coisas que ainda estão na sua lista de desejos?

Conhecer o Japão. Lançar um best-seller. Vender um script para Hollywood.

- Qual é o seu mantra?
Não pense demais.

- Você tem planos de viver novamente no Brasil?

Eu tenho evitado fazer planos a longo prazo. Por enquanto quero estudar mais e continuar escrevendo, o que vier depois deixo para o destino resolver.

- Como você gostaria de ser lembrada no futuro?

Uma escritora de sucesso.

Top News