Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/10/2019 as 4:00pm

Legisladores discutem projeto de identificação étnica em Massachusetts

O Deputado Estadual, Tackey Chan, está novamente enfrentando uma reação contra o projeto de...

Legisladores discutem projeto de identificação étnica em Massachusetts Deputado Tackey Chan afirma que projeto vai beneficiar imigrantes e não prejudicar.

O Deputado Estadual, Tackey Chan, está novamente enfrentando uma reação contra o projeto de lei que exigiria que as agências estaduais coletassem informações mais específicas sobre a etnia das pessoas em vez de agrupá-las em amplas categorias raciais. Em outras palavras ele quer acabar com o termo latino, asiáticos, afro, etc, e no lugar exigir que o imigrante coloque o seu país de origem.

Em uma audiência para discutir o projeto nesta terça-feira, dia 15, os críticos qualificaram o plano como uma forma de discriminação racial e acusaram seus apoiadores de jogarem conforme os supremacistas brancos.

Mas vários oradores, incluindo os chefes de várias organizações que servem populações minoritárias, disseram que os dados buscados pela lei os ajudariam a melhorar, entender e atender as necessidades de grupos étnicos individuais.

“Fazer boas políticas é conhecer a comunidade e descobrir quais são suas necessidades”, disse Colin Jones, do Massachusetts Budget and Policy Center.

O projeto de lei de Chan, chamado “Uma Lei que assegura representação equitativa na Comunidade”, exigiria que qualquer agência do governo estadual que colete dados demográficos sobre os residentes de Massachusetts permita que os entrevistados escolham subgrupos étnicos, como coreano, japonês, em vez de exigir que eles selecionem uma categoria demográfica ampla, como a asiática.

Esta lei seria aplicável apenas às agências que já coletam os dados e ainda permitiria que os entrevistados escolhessem as categorias.

Um projeto semelhante já foi apresentado anteriormente, mas muitas pessoas ficaram preocupadas com a possibilidade de haver discriminação. Por isso Chan, um democrata de Quincy, ampliou e modificou o projeto.

Apesar das mudanças, os opositores entraram na audiência do comitê para expressar temores de que haja discriminação racial. “Este projeto é uma continuação da supremacia branca", testemunhou Peng Zhou perante o Comitê de Administração Estatal e Supervisão Regulatória do Legislativo. "É desta forma que os supremacistas brancos fazem para dividir a comunidade asiática", continuou.

Outra oradora, que se apresentou apenas como Sky, disse que o projeto abriria as portas para novos tipos de discriminação. “Isso dará novos rótulos e nós nos esforçamos ao máximo para eliminar todos os tipos de discriminação”, afirmou ela que se recusou a fornecer o seu nome.
"O objetivo original deste projeto pode ter boas intenções, mas terá consequências negativas”, finalizou.

Os defensores do projeto, no entanto, disseram que isso poderia ajudar as agências governamentais e prestadoras de serviços sociais a adaptarem melhor seus apoios aos grupos que elas atendem, particularmente em questões de serviços de saúde, educação e moradia.

O deputado Carlos González, D-Springfield, presidente do comitê legislativo para negros e latinos de Massachusetts, também testemunhou sobre o efeito positivo que o projeto teria nestas comunidades. “Reconhecemos o quão importante é que as populações sejam contabilizadas desta forma", disse González, acrescentando que essas comunidades receberão financiamento e serviços mais precisos como resultado. “Na comunidade latina, se você é da Colômbia, Porto Rico ou outro país, uma palavra pode fazer a diferença. Pode fazer a diferença entre certo e errado. Positivo ou negativo. Especialmente quando se trata de disparidades na saúde”, afirmou.

 

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News