Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/10/2019 as 9:00am

Como As Pessoas Aprendem e Como É Possível Fortalecer a Memória.

Nos últimos anos o termo inteligência emocional se tornou muito popular. Porém ainda são...

Como As Pessoas Aprendem e Como É Possível Fortalecer a Memória. Coluna Saúde da Mulher.

Nos últimos anos o termo inteligência emocional se tornou muito popular. Porém ainda são poucas as pessoas que possuem conhecimento sobre a diferença entre a inteligência intelectual e emocional.

O poder de desvendar os mistérios da mente sempre predominou a atenção de estudiosos e cientistas. A inteligência intelectual pode ser medida através de testes como o QI “consciente intelectual” que avaliam duas áreas distintas: linguística (português) e ciência exatas (matemática). Através dessa avaliação, o teste do QI pode determinar o nível de capacidade para: se comunicar, ler, memorizar, resolver cálculos e etc. Isso é possível porque o teste é desenvolvido para analisar a capacidade cognitiva que permite o ser humano a conquistar o conhecimento que permite a maneira como nós nos relacionamos com o mundo.

Já a inteligência emocional é demonstrada através da forma pela a qual podemos manter o equilíbrio e controle das nossas emoções mesmo diante da diversidade e desafios da vida.

Durante o aprendizado a mente trabalha de forma complexa obtendo estímulos externos e internos que permitem a absorção do novo conhecimento ou prática. Esse processo ocorre não só entre os seres humanos mas também com os animais. Por exemplo: ao ensinar um cãozinho um truque novo, o estímulo pode ser o petisco entregue após o truque. O estímulo nesse caso, leva não só ao aprendizado do cão; mais também ao condicionamento que está associado a recompensa. Quase da mesma maneira um bebê inicialmente aprende por associação que está somado ao estímulo, por exemplo: quando o bebê está desconfortável ou insegura e é acolhida nos braços da mãe que a coloca junto ao peito. Em pouco tempo esse bebê aprende que esse abraço não só está relacionado ao conforto e segurança mais também ao som similar que ouviu durante meses enquanto ainda se encontrava no ventre.

Como funciona o processo de aprendizado?

O aprendizado é a aquisição tanto de habilidade quanto de conhecimento que é um processo constante e sem limites. Diariamente aprendemos algo, mesmo quando não nos damos conta disso. Não existe uma fase da vida que deixamos de aprender, porém é possível que a falta de recursos: culturais, financeiros e ambientais podem prejudicar o aprendizado. Isso se deve a limitação de oportunidades de acesso a uma maior variedade de informações a serem exploradas.

Todas as experiências são transformadas em oportunidade para aprender. Mesmo as experiências negativas são formas que proporcionam aprendizado. O aprendizado ocorre de diversas maneiras que influência tremendamente o dia a dia incluindo, tanto a saúde do corpo quanto também da mente.

Além do aprendizado por associação existem outras teorias do aprendizado que nos leva ao conhecimento desse processo. Uma dessas teorias é a observação: o ato de observar tanto a ação quanto a consequência dessa ação. Exemplo: uma criança começa a imitar os movimentos de um personagem de um vídeo depois de ficar um período longo assistindo.

Sabendo que o aprendizado é um processo constante quais são os principais métodos que facilita o conhecimento.

a) Experiência da vida - provavelmente esse é o processo mais importante do que todos os outros já que é proporcionado pela a vivência que está relacionada a construção da memória; tanto afetiva, quanto intelectual. Esse método é natural e pode ser enriquecido se dermos maior oportunidade de focar no momento vivido durante a experiência.

b) Associação - também conhecido como mapa mental, que oferece a oportunidade diversificar aumentando o número de associações que favorece o aprendizado.

c) Trocas de informações - cada pessoa é aprendiz e mestre ao mesmo tempo. A troca de informações gera oportunidades não de fortalecer a inteligência e o aprendizado mais também gera proximidade nos relacionamentos.

Além do processo do aprendizado o fortalecimento da memória também é muito importante para a saúde e equilíbrio. Algumas dicas para fortalecer a memória são:

1) Meditação: o ato de meditar reduz o stress que é um dos principais inimigos da memória. Tecnicas de meditacao e relaxamento fortalecem a memória de curto prazo.

2) Controle do peso - a obesidade pode afetar negativamente a memória. Estudos afirmam que isso ocorre porque a obesidade pode aumentar a quantidade de insulina no sangue gerando o risco de inflamação que gera um impacto negativo no cérebro que está relacionado a memória.

3) Mantenha uma alimentação com baixa ingestão de açúcar - o consumo execisvo de açúcar prejudica a memória. Um estudo feito com cerca de 4.000 pessoas demonstrou que as que consumiam alta quantidade de refrigerantes demonstravam uma capacidade da memória muito inferior se comparada com as que não consumiam a mesma quantidade de açúcares.

4) Qualidade do sono - O sono funciona como um combustível para a memória. Uma pessoa que não dorme o suficiente para recuperar as atividades mentais pode prejudicar de forma irreparável a capacidade de armazenar informações por longo prazo.

5) Treinar o cérebro - É possível fortalecer a memória praticando algumas técnicas ou jogos como por exemplo: palavras cruzadas. Técnicas que estimulam a memória podem inclusive contribuir para diminuir o risco de demência.

6) Faça exercícios físicos - exercícios moderados influenciam na capacidade cognitiva do cérebro que influência também na memória. Mesmo para quem passa a praticar exercícios com regularidade durante o período da meia idade é beneficiado com a diminuição do risco de desenvolver demência.

7) Consuma vitamina D - Converse com o médico para avaliar o nível de vitamina D no organismo já que esta associada a função cognitiva e a deficiência dessa vitamina está relacionada a várias doenças como a demência.

Sem dúvida todas nós necessitamos buscar uma melhor qualidade de vida principalmente através de hábitos saudáveis que estão relacionados com as nossas escolhas. Se é possível fortalecer a nossa memória, assim como as nossas emoções e capacidade intelectual, vamos fazer de forma consciente e sempre através de orientação profissional


Coluna Saúde da Mulher

Lidia Ferreira

www.plataformadigitalfeminina.com

@plataformadigitalfeminina

Fonte: Lidia Ferreira.

Top News