Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/10/2019 as 7:00pm

MINDFULNESS – A ALEGRIA DE UMA VIDA FOCADA

Que tal você aprender a meditar em poucos minutos? Cuidar de si mesmo(a) com maestria? Levar...

MINDFULNESS – A ALEGRIA DE UMA VIDA FOCADA Marcus Giotto

Que tal você aprender a meditar em poucos minutos? Cuidar de si mesmo(a) com maestria? Levar uma vida balanceada comendo e bebendo com atenção plena e, pausadamente, promovendo assim a desaceleração do envelhecimento?

A Teoria do Monitoramento e da Aceitação, introduzida pelo Prof. David Carwell em sua publicação no Clinical Psychology Review de 2017, diz que aprender a identificar experiências desagradáveis e os pensamentos associados a elas, explorá-las com aceitação, interesse e sem julgamento pode ser a chave para reduzir o estresse e melhorar a saúde. Em outras palavras, a capacidade de ser aberto(a) e aceitar, mesmo se a experiência for difícil, é um fator crítico para obtenção dos benefícios da redução do estresse com a prática de Mindfulness, que em português, pode ser traduzida por Atenção Plena.

Se você já teve um dia estressante, sentiu dor ou experimentou frustrações, a prática de Mindfulness ensina como cultivar um relacionamento diferente entre você e as coisas que o desafiam em sua vida. É uma ferramenta que pode ajudá-lo a maximizar a sua vida cotidiana, mesmo diante de estresse, doenças e dores.

Segundo Jon Kabat-Zinn, Professor Emérito de Medicina e criador do Centro de Mindfulness em Medicina, Saúde e Sociedade da Universidade de Medicina de Massachusetts em Worcester, MA -  a prática de Mindfulness é essencialmente “prestar atenção de propósito, no momento presente e sem julgamento, ao desenvolvimento da experiência momento a momento”. O Mindfulness é eficaz para ajudar a tratar, juntamente com tratamentos médicos e psicológicos, pessoas que sofrem de várias doenças, incluindo: dor crônica, ansiedade e depressão, câncer, estresse emocional, distúrbios alimentares, doenças cardíacas e insônia.

Você gostaria de se sentir menos tenso(a) em qualquer lugar que esteja? Você pode usar técnicas de Mindfulness, cientificamente comprovadas, para resignificar a resposta ao estresse do corpo. Isso se dá pelo ato de estar ciente do que você está sentindo, no agora, para que possa se tornar menos consumido(a) por sentimentos negativos ou preocupações. E como se faz isso? Vamos lá. Agora chegou a hora de você fazer um exercício bem simples, chamado Mindfulness da Respiração. Primeiramente, encontre um lugar que seja silencioso e que você possa se sentar confortavelmente com a coluna ereta. Feche os olhos e respire fundo pelo nariz, sentindo os pulmões se encherem. Espere um segundo - o tempo de um piscar de olhos - e expire lentamente pela boca. Na sua próxima respiração, inspire e segure o ar por três segundos, faça uma pausa por dois segundos e expire lentamente por quatro segundos. Se chegarem vários pensamentos em sua mente, tudo bem, é normal. Apenas tente voltar sua atenção para a respiração. Faça este exercício, inicialmente, por 5 minutos e com o tempo de prática, aumente para 10 minutos.

IMPORTANTE: concentre-se em uma sensação específica; por exemplo, o frescor do ar ao inspirar pelo nariz e o calor do ar ao expirar pela boca. A repetição do exercício de Mindfulness da Respiração uma vez por dia irá aumentar a sua capacidade de foco significativamente. Levar uma vida focada é muito mais relaxante e produtiva. Para maiores informações e treinamentos consulte o Master Coach Marcus Giotto pelo WhatsApp +1 (508) 335-7368 ou e-mail: marcusgiotto@gmail.com.

Fonte: Mascus Giotto

Top News