Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/10/2019 as 3:00pm

Renê Nascimento participa de exposição em NY

Na sexta-feira (18), o artista plástico Renê Nascimento, natural de Minas Gerais, realizou uma...

Renê Nascimento participa de exposição em NY Renê Nascimento exibiu suas obras na sede da Biblioteca Brasileira de NY.

Na sexta-feira (18), o artista plástico Renê Nascimento, natural de Minas Gerais, realizou uma exposição na Biblioteca Brasileira de New York (BEA), com o tema “Coney Island”. Algumas obras foram inspiradas no balneário localizado no Brooklyn, que no início e meados do século 20 atraía inúmeras famílias nova-iorquinas. Mas nos últimos anos, a região passa por um processo de renascença.

Um dos cartões postais da cidade, o lugar ficou conhecido como um importante ponto turístico no início do século 20, além de ser um dos parques mais conhecidos de NY. A região também é mostrada no filme “The Warriors” (Os selvagens da Noite), de 1979, dirigido por Walter Hill.

Em quatro de dezembro de 2004, uma associação de vários membros da UBENY (Associação Brasileira de Escritores de Nova York) fundou a Fundação Brasileira para as Artes (BEA). O Fundo surgiu do desejo desses membros da associação de criar uma organização comprometida com a promoção da arte, literatura, tradições culturais e empreendimentos intelectuais e produção brasileiros nos Estados Unidos. Hoje, essa instituição abriga a Biblioteca Brasileira de Nova York, a primeira e única biblioteca do gênero nos Estados Unidos dedicada a obras em língua portuguesa. O catálogo inicial foi estabelecido por meio de doações da Biblioteca Nacional, da Academia Literária Brasileira, de instituições privadas e de doações individuais. Atualmente, a biblioteca abriga mais de 6 mil títulos, além de coleções de periódicos, revistas, CD e DVD.

De acordo com o Brazilian Voice, a Fundação Brasileira para as Artes já recebeu muitos visitantes notáveis, incluindo acadêmicos como Nélida Pinon, José Sarney, Sérgio Rouanet, Ana Maria Machado, Marcos Vilaça, Nelson Pereira dos Santos, o Senador Cristovam Buarque, o cartunista Maurício de Souza e a ilustre escritora, poeta e dramaturga, Maura Yara de Souza.

O local, onde os programas e atividades da BEA são apresentados, é uma doação pessoal da família Coutinho. Atualmente, o instituto não possui nenhum apoio financeiro externo além da anuidade de seus membros, honorários pelos eventos, contribuições de convidados ilustres e patrocínio do Consulado Brasileiro de Nova York.

A BEA fica localizada na 240 East 52nd St., entre as 2ª e 3ª avenidas, em Manhattan (NY).

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News