Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/11/2019 as 11:00am

ICE tenta deter imigrante em tribunal de Derby (CT) e “sai de mãos vazias”

No dia 31 de outubro, agentes do Departamento de Imigração Fiscalização Aduaneira (ICE,...

ICE tenta deter imigrante em tribunal de Derby (CT) e “sai de mãos vazias” Ativistas impedem acesso do ICE ao imigrante.

No dia 31 de outubro, agentes do Departamento de Imigração Fiscalização Aduaneira (ICE, sigla em inglês) apareceram no tribunal de Derby, em Connecticut, para levar um homem jamaicano sob custódia, mas ficaram de “mãos vazias”.

De acordo com as investigações, Domar Shearer, de 23 anos, residente em Ansonia, compareceu à uma audiência sobre dois delitos cometidos em setembro. Após sua aparição, agentes do ICE chegaram para detê-lo.

Ativistas da Unidad Latina en Acción (ULA), uma organização de justiça social de imigração, chegaram ao local quando descobriram a presença dos agentes e ajudaram o imigrante a se refugiar no gabinete do Defensor Público até os oficiais de imigração deixarem o tribunal e o local fechar.

Os agentes saíram, mas foram até à residência do imigrante onde o ficaram esperando, durante o fim semana todo.

O incidente causou alvoroço e gerou mais uma discussão devido ao fato dos agentes do Ice entrarem em um tribunal para prender um imigrante. “Se alguém está tentando combater um caso criminal, e o ICE está tentando levá-lo embora, isso prejudica investigações, amedronta testemunhas e prejudica o julgamento de criminosos”, afirmou John Lugo, diretor da ULA.

De acordo com ele, essa atitude do ICE faz com que outros imigrantes de Connecticut, na mesma situação, sintam medo de irem aos tribunais testemunharem sobre crimes ou pagar por algum delito.

O ULA foi ao tribunal depois de receber uma ligação de um advogado sobre a situação de Shearer. Enquanto cerca de seis agentes do ICE o esperavam fora do escritório do Defensor Público, vários ativistas mantiveram vigilância sobre os agentes e questionaram a presença deles no tribunal.

Desta vez os agentes não conseguiram o seu objetivo e o imigrante foi levado pelos ativistas em segurança. Shearer está previsto reaparecer no tribunal em 21 de novembro, onde ativistas e membros da comunidade devem acompanhá-lo.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News