Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/11/2019 as 12:00pm

QUEM CANTA, SEUS MALES ESPANTA

“Canto de Cá pra Lá” Novo single do Cantor e Compositor Tarciso Alves retrata o Forró como imigrante e tem a participação e produção artística de Rafael Beibi e Rafa Virgulino da banda paulista Zaíra.

QUEM CANTA, SEUS MALES ESPANTA  Capa do single.

"Canto de Cá pra Lá" é o novo single de Tarciso Alves, cantor e compositor brasileiro radicado em Boston nos EUA. A produção musical do Forró ficou por conta de Rafael Beibi (Voz, Zabumba, Pandeiro, Caixa, Ganzá e Agogô) com co-produção de Rafa Virgulino (Sanfona e Baixo), ambos integrantes da banda paulista Zaíra em atividade deste 2005.

De acordo com Tarciso, que toca um estilo tradicional brasileiro em terras gringas, o lançamento é uma maneira singela de devolver toda gratidão e carinho que tem recebido do público, principalmente os imigrantes brasileiros, após um período de mais de 2 anos se apresentando em cidades como Boston, New York, San Francisco e até em Montreal no Canadá com o Trio Let’s Vamos, seu grupo atual. Neste período participou de grandes festivais como Forró Fest Boston e NY Forró Fest e fez participações em grandes shows como o da cantora Elba Ramalho em julho deste ano.

Foto Montagem - Tarciso Alves Créditos - Dalton Yatabe Jonathas Germano

Por isso, “Canto de Cá pra Lá” já nasce superando uma condição já conhecida do imigrante: o desafio da distância Escrita antes somente em poesia, o tema não tinha a pretenção de ser gravada, até o momento do contato inusitado de Rafael Beibi com Tarciso Alves feito através de uma rede social. Daí por diante todo processo de produção foi feito entre Beibi e Rafa Virgulino (ambos da Banda Zaíra) com as captações de instrumentos e vozes feitas separadamente em Americana-SP e Boston sem nenhum encontro pessoal dos três, utilizando apenas o contato do mundo virtual.

Tarciso, que é natural de Sertânia no Estado de Pernambuco, explica que sempre foi admirador dos Forrós do grupo Zaíra, — que tem Beibi como vocalista — e que diante da boa surpresa do contato decidiu musicar o poema e propor ao cantor paulista de Piracicaba uma parceria musical mesmo não sendo possível de gravar no Brasil.

A principal inspiração da letra foi a poesia popular do Nordeste brasileiro. Especialmente o famoso poema do grande vate cearense Patativa do Assaré: “Cante Lá que Eu Canto Cá”. Nesta obra, Patativa têm como eixo retratar o conflito quase que existencial entre o Mundo Rural, da oralidade que carrega as tradições de seu povo e o Urbano, do poeta letrado de vasto conhecimento gramatical. De forma similar, “Canto de Cá pra Lá” tenta retratar o conflito da personagem Forró, que se descobre estrangeiro e imigrante e expressa, então, um sentimento de busca interior e de Saudade da terra Natal.

“Canto de Cá pra Lá” se diferencia um pouco de outros temas do gênero Forró por apresentar cadência mais lenta e forte influência da Ciranda (dança popular de Pernambuco). Esse último elemento convida o público a uma dança coletiva em círculo, que representa um aspecto forte da canção.

A Canção na íntegra deverá estar disponível ao grande público apenas em plataformas digitais (Spotify, Deezer, iTunes etc) a partir do dia 15 de Novembro, além de ter contar com um lyric-video animado no Youtube.

Autor - Tarciso Alves. Cantor e Compositor, Professor de História pela UFPE, amante da poesia. Pernambucano residente em Boston desde 2017.

Top News