Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/11/2019 as 4:30pm

Alfredo Cardim

Camarim Meu amigo Alfredo, pianista, professor, e influencia maior em minha vida. Ex...

Camarim

Meu amigo Alfredo, pianista, professor, e influencia maior em minha vida. Ex morador de Boston, Alfredo Cardim construiu uma carreira que é menção obrigatória quando falamos de MPB. Escreveu Songbooks para a Bossa Nova, incluindo a obra “Cancioneiro Jobim”, ministrou workshops na Berklee College of Music e na Universidade de Lousiana, tocou e gravou com a maioria dos artistas Brasileiros aqui no eixo Boston/NY, incluindo o grande João Marcos, cantor e compositor baiano que de forma inesquecível sacudiu a MPB aqui na neve por 10 anos...

Alfredo Cardim classical

Gravamos juntos 2 CDs maravilhosos com o João. Também co-produzi e toquei em seu CD “Instrument of Praise”, uma seleção de Gospel Spirituals. Alfredo Cardim tem vários métodos musicais (incluindo Brazilian Piano) lançados, aonde ensina e divide seus dons. Foi um grande incentivador de Jetro da Silva (Whitney Houston, Professor da Berklee College of Music, representante oficial da Ordem dos Músicos do Brasil aqui nos USA, entre várias outras coisas) quando Jetro era um menino que sonhava vir para os States.

Alfredo mora atualmente no Rio de Janeiro, aonde participa ativamente da cena musical, trabalhando com inúmeros artistas, incluindo a diva Dóris Monteiro, Muiza Adnet, Cris Delanno, com quem esteve recentemente se apresentando no Kuwait no prestigioso Yamouk Cultural Center...A sua influencia em minha vida foi vital. Tocamos juntos em duo na grande celebração dos 500 anos do Brasil, evento que durou uma semana aqui em Boston em abril de 2000, evento produzido pelo Consulado Brasileiro em Boston.

Alfredo tem a boa fama de somente tocar o necessário..Economia, bom gosto, e velocidade apenas se necessário...Posso dizer que quando jovem, tocava notas em excesso). Coisas de um guitarrista jovem.

Porém Alfredo, com seu estilo suave, me alertou que poderia ser um músico melhor se literalmente desacelerasse... O que me fez mergulhar por 10 anos no violão acústico e procurar mais expressão musical sem utilizar pedais de efeitos ou mesmo a rapidez.

Alfredo Cardim Close up

Literalmente deixei minhas guitarras elétricas de lado e mergulhei...Confesso que foi difícil no começo ouvir aquilo. Mas hoje em dia, meu conceito como músico amadureceu demais por causa desse toque. Com todo o respeito, um bom guitarrista tem que conseguir tocar bem assim, apenas um violão, que te faz sentir desnudo diante dos ouvintes, aquele frio na espinha...

Cheguei a gravar 3 CDs acústicos debaixo dessa visão. Conheci Alfredo em uma situação sui-generis. Eu estava na época frequentando uma igreja em Cambridge, MA, período no qual aprendi e assimilei muito da música Gospel norte americana, tocando com corais, maravilhado com aquele som bonito, aquelas letras falando de coisas boas... Inclusive fui guitarrista de uma banda famosa, chamada New Revelation, com quem viajei muito aqui nos USA.

Brazilian Piano

Um belo dia, chego na igreja para um ensaio, e ouço um piano... Um jovem senhor tocando muito bem... Tocando Brasileirinho em uma igreja, sim, aquele famoso chorinho de Waldir Azevedo...

Achei gozado, me aproximei e naquele momento começamos uma amizade sólida. Obrigado, amigo, por me ensinar o truque da economia, less is more... Pianista, compositor e educador, Alfredo Cardim começou sua carreira profissional no inicio dos anos 70, quando ingressou no Quarteto de Edison Machado, participando da gravação do legendário disco “Obras”, ao lado de Ion Muniz e Ricardo Santos. Esse disco foi relançado em CD quase trinta anos mais tarde em Londres.

O quarteto se apresentou em vários teatros e casas noturnas no Rio de Janeiro. Em 72, ganha bolsa integral para estudar na Berklee School of Music, e chegando em Boston, integra o sexteto liderado por Claudio Roditi, com Raul de Souza, Pete Chavez, Zeca Assunção, e Ronaldo Alvarenga.

De volta ao Brasil em 77, trabalha com Gonzaguinha, Lucio Alves, Joyce, Angela Ro-Ro, Wanda Sá, Milton Banana e com o Fogueira Três. Em 79 volta para os EUA, dessa vez para NY, aonde volta a integrar o Quarteto de Edison Machado. Em NY toca com Astrud Gilberto, Nana Vasconcelos, Don Um Romão e participa da gravação do primeiro disco de Claudio Roditi “Red on Red”, juntamente com Paquito de Rivera.

Retornando ao Brasil em 84, grava dois CDs com o Fogueira Três, e atua em diversas casas noturnas , entre elas Chico’s Bar, boite People, Mistura Fina, Jazz Mania, e Rio Jazz Clube. Mais uma vez volta para Boston, aonde reside por mais dez anos.

Little Club

Nesse período viaja também para a Europa, Coreia, Cuba, Argentina, Moscow, tocando com o quarteto Jobim/Morelenbaum. Nesse período grava com Duduka da Fonseca ao lado de Nilson Matta, Joe Lovano, Tom Harrell, Maucha Adnet, Randy Brecker, Joe Hunt, e também grava três CDs de Bossa Nova lançados no Brasil pela CID, “Bossa Blues”, com Joe Hunt e Barry Smith, “MPB Bossa”, com Duduca da Fonseca e Nilson Matta, “DNA Bossa”, com Duduca da Fonseca e Nilson Matta.

Alfredo, não vejo a hora de tocarmos juntos mais uma vez. Seja em Boston, no Rio ou em qualquer galáxia. Abraços, muita Saúde, Paz e God Bless You! Facebook Alfredo Cardim! He’ll love it!

Top News