Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/11/2019 as 1:30pm

Relacionamentos Saudáveis

Marcus Giotto Amar é uma decisão Amar é bom; amar bem é melhor ainda. O processo de...

Marcus Giotto

Amar é uma decisão

Amar é bom; amar bem é melhor ainda. O processo de autoconhecimento inclui identificar de que maneira você gosta de ser amado(a), pois assim será a sua tendência de amar ao próximo. Basicamente, a gente ama do jeito que gostamos de ser amados. O amor possui uma linguagem emocional específica que pode ser aprendida, exercitada e desenvolvida.

“Cada pessoa demonstra amor e se sente amada de uma forma única”, diz Gary Chapman, o autor do livro “As 5 Linguagens do Amor” que identificou cinco diferentes tipos de comunicação que ele chama de linguagens do amor. São elas (1) Palavras de Afirmação – sentimentos expressados verbalmente por elogios, validação, encorajamento e agradecimento (2) Qualidade de Tempo – dedicação de tempo exclusivo com a pessoa amada (3) Presentes – o significado de um presente, independente do valor (4) Gestos de Serviço – fazer algo pela pessoa, servi-la e não apenas falar e (5) Toque Físico – contato físico com quem ama, um abraço, um toque no ombro, beijo e sexo para os casais. Assim como a língua inglesa é diferente da língua portuguesa, a linguagem emocional de cada pessoa também é diferente. Não adianta insistir em amar alguém em inglês se a pessoa só entende o amor em português; haverá muita dificuldade para compreender o quanto se amam. Um casal se comunicando em suas respectivas linguagens emocionais, ou linguagens do amor, vai se completar e o relacionamento será muito saudável.

Como Restaurar Amor

Conhecendo as cinco linguagens do amor e compreendendo a nossa própria linguagem do amor, teremos informações necessárias para colocar em prática nossas habilidades de amar com qualidade e eficiência; portanto, amando bem nossos cônjuges, pais, filhos, familiares e amigos. Para o Brasileiro que fala os idiomas do português, inglês e espanhol, o português é a primeira língua - a mais natural. Todos nós temos uma combinação das cinco linguagens identificadas por Gary Chapman, porém há uma delas que é mais natural, portanto, considerada a primeira linguagem do amor.

O impacto de comunicar amor

O que acontece quando você se comunica usando a linguagem de amor primordial da pessoa que você ama? Acontece uma revolução! Altera completamente o comportamento da pessoa que recebe o amor na linguagem que ela compreende. Há uma conexão muito mais profunda, aumentando a empatia entre as pessoas, fazendo com que o relacionamento se torne duradouro.

Então, qual é a sua primeira linguagem do amor? Qual é a sua segunda linguagem do amor? A minha primeira linguagem do amor é (1) Palavras de Afirmação e a segunda linguagem do amor é (5) Toque Físico. Me sinto muito amado quando as pessoas falam palavras encorajadoras e fazem elogios. Também gosto de receber abraços, toque no ombro - coisas simples que são importantes para me sentir amado. Minha esposa Boni tem como sua primeira linguagem do amor (2) Qualidade de Tempo e segunda linguagem do amor (4) Gestos de Serviço. Por exemplo, ela adora quando ficamos juntos assistindo a um filme ou passeamos de mãos dadas. Ela prefere muito mais que eu lave a louça ou passe o aspirador de pó em casa do que lhe traga flores ou algum presente. Eu fico atento para amá-la do jeito que ela gosta de ser amada, comunicando em suas linguagens do amor, e ela faz o mesmo comigo me amando em minhas linguagens do amor. Assim, existe compreensão mútua e um amor de qualidade.

O psicólogo clínico Wendell Coutinho dá maiores detalhes sobre cada uma das linguagens do amor em seu blog AmbientePsi .

Exemplares do livro “As 5 Linguagens do Amor” de Gary Chapman estão disponíveis na Febracis Boston, 500 W Cummings Park, Suite 2000, Woburn, MA, 01801

Experimente fazer o teste CIS Assessment de autoconhecimento. Responda as perguntas pelo link bit.ly/perfilgratuito e você receberá um resumo do seu perfil comportamental gratuitamente. Ligue para o Master Coach Marcus Giotto (508) 335-7368 ou visite o site para maiores informações.

Fonte: Marcus Giotto.

Top News