Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/11/2019 as 2:00pm

ICE prende 250 imigrantes em falsa universidade criada pela agência

Reprodução do site da falsa faculdade Pelo menos 250 estudantes imigrantes foram presos...

Reprodução do site da falsa faculdade

Pelo menos 250 estudantes imigrantes foram presos desde janeiro por violações das leis imigratórias, como parte de uma operação realizada pelo Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês). Os jovens eram atraídos para estudar em uma faculdade em Detroit (Michigan) que oferece programas de pós-graduação em tecnologia e estudos de computação.

Muitos deles já foram deportados, enquanto que outros estão lutando contra suas deportações. Um foi autorizado a ficar no país depois de receber uma licença de status legal de residente permanente concedida por um juiz de imigração.

Os jovens chegaram legalmente aos Estados Unidos, com Visto de Estudante. Eles se matricularam na Universidade de Farmington, a qual foi revelada mais tarde que era uma criação dos agentes federais e foi fechada em janeiro. Com isso, os estudantes perderam o status legal.
A escola era formada por agentes disfarçados que se apresentavam como funcionários da universidade.

Dos cerca de 250 estudantes presos por acusações de irregularidades imigratórias, "quase 80% receberam saída voluntária e deixaram os Estados Unidos", segundo informou, nesta terça-feira, dia 26, o escritório do Homeland Security Investigations (HSI) em Detroit. Dos 20% restantes, cerca de metade deles recebeu uma ordem final de deportação, sendo que alguns receberam ordem de deportação emitida por um juiz de imigração e outros "foram deportados rapidamente pelo ICE”. Os 10% restantes pediram algum tipo de alívio ou estão contestando suas deportações.

O ICE informou que somente em março foram presos 161 estudantes nesta operação.

Os advogados dos estudantes disseram que seus clientes foram presos injustamente pelo governo dos EUA porque o Departamento de Segurança Interna havia dito em seu site que a universidade era legítima. Uma agência de credenciamento que trabalhou com as autoridades de imigração nesta operação também listou a universidade como legítima.

A falsa universidade teria coletado milhões de dólares e havia mais de 600 estudantes matriculados. Ela foi criada há alguns anos por agentes do ICE.

Muitos dos alunos haviam se matriculado na universidade por meio de um programa conhecido como Treinamento Prático Curricular (CPT), que permite que os alunos trabalhem nos EUA por meio de um programa de visto F-1 direcionado a estudantes estrangeiros. Alguns haviam se transferido para a Universidade de Farmington de outras escolas que perderam o credenciamento, o que significa que eles não estariam mais no status legal de imigração.

Os e-mails obtidos pela imprensa mostraram como a falsa universidade atraiu estudantes e cobrava valores de US $ 12.000 em média, em mensalidades e propinas.

“Os EUA prenderam as pessoas vulneráveis que apenas queriam manter o status legal de imigração legal", disse Rahul Reddy, um advogado do Texas que representou ou aconselhou alguns dos estudantes presos.

Para atrair os estudantes, o presidente da universidade, Ali Milani, dizia aos alunos que as mensalidades dos programas de pós-graduação eram de US$ 2.500 por trimestre e o custo médio era de US$ 1.000 por mês.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News