Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/12/2019 as 1:30pm

Cláudio Infante – Baterista, Percussionista, Produtor e Arranjador

Hoje trago para vocês um músico a quem sempre admirei, embora nunca tenhamos tocado juntos...

Cláudio Infante – Baterista, Percussionista, Produtor e Arranjador Claudio Infante workshop.

Hoje trago para vocês um músico a quem sempre admirei, embora nunca tenhamos tocado juntos (ainda não, risos). Desde muito jovem, Claudinho Infante se destacou pela sua dedicação e seu talento. Como dizemos aqui, um Prodigy, a highly talented young person...Não apenas talento, muito estudo e profissionalismo. Inspiração e Transpiração...O CamARIm hoje tem a honra de trazer para vocês o baterista e percussionista Cláudio Infante.

Claudio Infante close up.

Um dos principais músicos do Brasil há muitos anos. Listado pela revista americana Modern Drummer como um dos bateristas mais completos de seu tempo, ele tem estado no topo de sua profissão durante uma carreira que abrange mais de quatro décadas. Durante esse tempo, tocou ao lado de alguns dos maiores nomes da indústria da música brasileira, gravando centenas de álbuns e realizando inúmeros shows ao vivo, tanto nacional como internacionalmente. A revista norte-americana Zildjian Time, classificou-o entre os 100 melhores bateristas do mundo em 2002, e sua vasta lista de créditos prova que ele tem sido um dos músicos brasileiros mais influentes de sua geração.

Nascido e criado no Rio de Janeiro, Brasil, começou a tocar bateria e percussão com apenas 7 anos de idade. Três anos depois, com apenas 10 anos, ingressou na banda Grupo Agora, ao lado dos músicos Zé Renato e Cláudio Nucci, fazendo uma turnê por escolas do Brasil, América do Sul e EUA!! Wow! Aluno do Colégio Rio de Janeiro, em Ipanema, fazia parte de uma geração que continuaria a ajudar a moldar o futuro da música brasileira. Ex-membros da escola incluíram Lobão, Zé Renato, Lui Coimbra, Cláudio Nucci, Zé Luiz Oliveira, Mú e Dadi Carvalho da famosa banda "A Cor do Som" e o lendário Cazuza, que deixou sua marca na cultura e na indústria da música do país.

Claudio Infante drumsticks

Cresceu ouvindo as bandas clássicas dos anos 70, influenciado por John Bonham (Led Zeppelin) e bateristas de Jazz como Art Blakey e Lenny White. Conhecido por sua técnica e precisão, estudou teoria musical no Instituto Villa Lobos de 1977 a 1978, teve aulas particulares com o baterista Bob Wyatt em 1983 e entre 1988 e 1992 participou de workshops em Nova York com bateristas como Tommy Campbell, Harvey Mason, John Riley e Kenwood Dennard. Sua paixão pela percussão brasileira também o tornou proficiente em instrumentos como o Berimbau, Pandeiro, Agogô e Zabumba, bem como instrumentos orientais como o Tabla, Derbak, Kartalas e Pandeiros marroquinos.

Desde que entrou na banda do cantor brasileiro Alceu Valença, com apenas 16 anos de idade, Cláudio Infante já realizou centenas de shows, em turnê com artistas como Ney Mato-grosso, Marisa Monte, Simone, Rita Lee e Jorge Vercillo. Tocou ao lado do cantor Lulu Santos no primeiro Rock In Rio em 1985, mesmo ano em que assinou um contrato de gravação com a Warner Records como membro da banda Kid Abelha. Seu trabalho com o grupo o levou a embarcar em uma turnê internacional, com quem ganhou 3 Certified Gold Discs.

Trabalhou com Ed Motta entre 1992 e 1994 e tocou com Leo Gandelman em 1997. Internacionalmente, fez shows em Paris, Nova York, Miami e até se apresentou para o Rei de Marrocos em Fez em um evento especial de Ano Novo. Se apresentou no prestigiado JVC Jazz Festival e participou de uma série de projetos diferentes com artistas internacionais, incluindo B.B. King, Billy Cobham, Trilok Gortu e Sheila E.

Sua vasta lista de créditos como músico de estúdio é tão impressionante quanto a de seu trabalho ao vivo. Por mais de trinta anos ele continua em alta demanda, tendo trabalhado com uma série de artistas lendários como Gilberto Gil, Djavan, Ivan Lins, Gal Costa, Jorge Benjor, Milton Nascimento, Emilio Santiago e Cazuza. Ele também participou do incrível "MTV Ao Vivo", com Rita Lee em 2005.

Claudio Infante in action.

Cláudio Infante sempre trabalhou em sua carreira solo enquanto apoiando outros artistas. De 1980 a 1983 fez parte da banda Garage com os músicos Artur Maia, Lulu Martin, Paulinho Soledade e Zé Luiz e foi membro do grupo Pulsar com Artur Maia e Heitor T.P entre 1983 e 1997. Como artista e compositor solo lançou o CD "Infante" em 1997, e em 2006 lançou seu segundo álbum "Tempo" gravado com os renomados músicos Arthur Maia, Léo Gandelman, Ricardo Silveira, Márcio Montarroyos, Rogério Meanda, Zé Canuto, Marcelo Martins, Jessé Sadoc e Heitor TP.

Produziu os artistas Cassio Tucunduva, Lila Shakti, Purushatraya Swami e Grupo Senzala, bem como uma série de trilhas sonoras para programas de televisão "Surf Adventures", "4X4" e "Secret Sports" todos exibidos no canal SporTV. Super envolvido com os festivais de Jazz e Blues em todo o Brasil, Cláudio Infante também trabalha como Diretor Musical da Orquestra de Jazz do Rio e com sua esposa, a famosa cantora brasileira de Jazz Taryn Szpilman, uma artista multi talentosa e versátil, que gravou inclusive a voz de Elsa na versão brasileira do clássico filme da Disney "Frozen".

Os fabricantes Pearl Drums, Zildjian Cymbals, Michael Drumheads, C. Ibañez Drumsticks, Total Case, Urban Boards Drummer's Shoes and Power Click endorsam seu trabalho.

Cláudio continua a trabalhar na promoção do mais recente álbum de Taryn Szpilman, "Nouveau Vintage Cafe", enquanto preparando para lançar o trabalho com uma turnê aqui nos EUA.

Só nos resta esperar e torcer para que Cláudio Infante possa achar um tempo em sua agenda e venha nos visitar aqui em Boston. Cláudio também ministra cursos e workshops regularmente em todo o Brasil, América do Sul e EUA.Para quem quiser contacta-lo, Facebook ou Instagram: @claudioinfantemusic . Ele terá o maior prazer em responder. Abraços a todos!

Top News