Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/12/2019 as 10:30am

Estudante de Suzano vai fazer intercâmbio gratuito nos Estados Unidos

Estudar fora do Brasil está nos planos de muita gente, mas às vezes os custos dessa...

Estudante de Suzano vai fazer intercâmbio gratuito nos Estados Unidos Aluno de Suzano é selecionado no Programa Jovem Embaixador e fará intercâmbio gratuita.

Estudar fora do Brasil está nos planos de muita gente, mas às vezes os custos dessa experiência não permitem que esse sonho se realize. No entanto, existem projetos que oferecem programas de intercâmbio de graça para alunos da rede pública.

O Jovem Embaixador é um deles e nesse ano tem entre os selecionados, o aluno de Suzano, São Paulo, Gustavo Diogo da Silva, de 17 anos.

No dia 6 de janeiro, ele segue para Brasília onde vai receber instruções da viagem. E no dia 10, embarca para os Estados Unidos.

Gustavo estudou a vida toda na rede pública de ensino. Ele está no último ano do ensino médio e se prepara para o intercâmbio. "É um momento de dedicação ainda porque ano que vem eu vou estar viajando. E sempre tenho que estar aprendendo coisas novas da nossa língua e da língua estrangeira", afirma Gustavo.

Ele é o tipo de aluno que de se dedica muito dentro e fora da sala de aula. Sempre se preocupou em fazer algo a mais dentro da escola. "Há mais de 15 anos é feito arrecadação de alimentos e roupas na escola. Primeiro fazemos uma triagem que o Gustavo ajuda a organizar e depois doamos para famílias carentes da escola e do bairro. Gustavo tem um diferencial não é só um aluno nota 10, ele é um ser humano nota 10", explica Maria Bernadete Barros de Lima que é vice-diretora da escola do estudante.

E todo esse engajamento do estudante chamou a atenção dos professores. O professor de geografia Fábio Santos de Melo foi quem informou Gustavo sobre o projeto Jovem Embaixador. "Esse programa existe alguns anos e o processo seletivo exige certas características do aluno e identificamos isso no Gustavo. A gente propôs e ele aceitou. No ano passado, ele chegou próximo de conseguir e esse ano com a ajuda da supervisão aprimoramos."

O projeto foi criado pelo governo norte-americano e oferece aos alunos selecionados um intercâmbio nos Estados Unidos. "91 diretorias do Estado de São Paulo, então, nós selecionamos esses alunos que se encaixam no perfil. Cada diretoria seleciona apenas um candidato que vai para a Secretaria de Educação que seleciona quatro candidatos que vão representar a secretaria na fase nacional", esclarece Márcia Yoshiko Buto que é coordenadora do núcleo pedagógico.

Depois de encarar um longo processo seletivo chegou a tão desejada resposta. O projeto vai bancar o intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Tudo incluso, a família só teve que correr atrás do passaporte. "A gente educou nossos filhos para ser um homem do bem. E graças a Deus tá colhendo frutos", afirma o pai do jovem o operador de processos químicos Lucas Diogo da Silva.

A mãe do rapaz, Maria Aparecida da Silva é só felicidade. "A gente fica feliz com esse momento. É um momento único e que ele saiba aproveitar."

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News