Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/12/2019 as 6:00pm

Peça interativa convida a comunidade para intervir em história de amor de imigrante que deu errado

“E se fosse com você?” faz primeira apresentação na Craig Newmark Graduate School of Journalism (CUNY)

E se fosse com você faz primeira apresentação na Craig Newmark Graduate School of Journalism.

Uma jovem imigrante brasileira que acaba de chegar em Nova York se envolve com um cara “legal”. Mas esta é uma Peça Fórum, onde a plateia é quem decide o destino do casal.

"E se fosse com você?” (What If It Happened to You? em Inglês) é resultado de uma colaboração entre a jornalista brasileira Isadora Varejão, artistas brasileiros de Nova York, e a atriz e educadora Rebecca Kenigsberg. A primeira apresentação é no dia 6 de dezembro, às 8pm, na Craig Newmark Graduate School of Journalism da City University of New York, na 219 West 40th Street.

A metodologia por trás da peça fórum, Teatro do Oprimido, Foi criada pelo renomado artista brasileiro Augusto Boal para debater, através do teatro, as questões sociais que oprimem diferentes comunidades.

Com a ajuda de um facilitador, um grupo afetado por uma opressão sistêmica cria uma peça retratando um conflito que lhes seja cotidiano. Durante a apresentação, o público é convidado a intervir em momentos de crise, substituindo personagens em cena. O Teatro Fórum oferece à comunidade um espaço para ensaiar formas de lutar contra a opressão da vida real.

A peça faz parte do projeto final de mestrado de Isadora Varejão, que cursa jornalismo social na CUNY. "Uma consequência direta da violência doméstica na comunidade imigrante é o isolamento da vítima, o que diminui sua capacidade de procurar ajuda", disse. "Uma peça de teatro que fornece informações práticas e uma oportunidade para estas pessoas se expressarem pareceu uma boa forma de informar a comunidade e, ao mesmo tempo, apresentar vítimas a uma rede de apoio".

A peça é uma das iniciativas criadas por Isadora como parte do Women Against Violence Experiment (W.A.V.E.), plataforma interdisciplinar que explora como o teatro e as soluções tecnológicas podem informar mulheres imigrantes sobre os seus direitos. “No mestrado em jornalismo social, nós somos incentivados a desenvolver serviços e soluções não tradicionais para informar comunidades marginalizadas”, disse ela.

De acordo com o Centers for Disease Control (CDC), imigrantes latinos são 50% menos propensos que não-imigrantes a buscar ajuda das autoridades em casos de violência doméstica. (Para mais estatísticas sobre violência doméstica e comunidades imigrantes latinas nos EUA, visite o site do W.A.V.E.). A apresentação será em português. A entrada é gratuita após a inscrição pelo Eventbrite.

PARTICIPANTES: Isadora Varejão, Rebecca Kenigsberg, Fay Vera, Victor Fontoura, Vanessa Grecco, Ana Moioli, Suzane Senna, Yasmin Santana, Patricia Marjorie, Juliana Rosa, Bernardo de Oliveira.

SERVIÇOS

E se fosse com você?
(What If it Happened to You?)
6 de Dezembro, às 8pm, na Craig Newmark Graduate School of Journalism at CUNY
219 West 40th Street, terceiro andar, New York.
Entrada franca. RSVP.

wavexperiment@gmail.com

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News