Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/12/2019 as 10:00am

Imigrantes indocumentados lutam por carteira de motorista em Massachusetts para dirigir sem medo

Margaret é uma psicóloga de 20 anos de idade em uma universidade em Massachusetts. Ela também...

Imigrantes indocumentados lutam por carteira de motorista em Massachusetts para dirigir sem medo Foto cedida pelo Movimiento Consecha.

Margaret é uma psicóloga de 20 anos de idade em uma universidade em Massachusetts. Ela também é imigrante indocumentada e junto com sua família se mudaram de El Salvador para os Estados Unidos quando ela tinha 14 anos. Como muitos outros imigrantes em situação irregular, eles são incapazes de seguir caminhos que levam à residência legal, em parte devido aos desafios que enfrentam na obtenção de documentação simples como documentos de identidade e carteiras de motorista.

"Não há como pessoas como eu solicitar um green card, se já estamos dentro dos EUA. Também não me qualifico para o DACA como milhões de outras pessoas", disse Margaret. "É extremamente assustador viver uma vida normal, sabendo que, se um dia você fizer algo errado no trânsito, poderá ser parado e o policial pedirá uma identificação - que você não tem - e depois será deportada".

Margaret não possui um cartão de identificação emitido pelo governo, pois não pode solicitar uma carteira de motorista em Massachusetts sem prova de residência. Atualmente, apenas 13 estados e o Distrito de Columbia promulgaram leis que permitem carteiras de motorista para imigrantes sem documentos. Não ter carteira de motorista dificulta a vida cotidiana dos imigrantes.

Ela acrescentou que ir até a sua escola, embora acessível por transporte público, demora uma hora e 45 minutos, se não houver inconvenientes ou atrasos nos trens. “De carro, a mesma viagem levaria 25 minutos. É difícil, porque aos 20 anos de idade, a maioria das pessoas tem sua licença e pode se movimentar de forma independente para os lugares que deseja e precisa", continuou.

Estima-se que 173.000 imigrantes indocumentados vivem em Massachussettes. De acordo com as estimativas do Pew Research Center, pode haver quase 6 milhões de imigrantes sem documentos vivendo nos estados onde não é permitido carteira de motorista para eles.

É por isso que os ativistas dos direitos de imigração estão pressionando para mudar essas leis. A campanha Drive Without Fear é liderada pela organização sem fins lucrativos Movimiento Cosecha e procura a aprovação de projetos que liberam carteiras de motorista para imigrantes sem documentos em vários estados, incluindo New Jersey, Michigan, Geórgia e Massachusetts.

"Nos últimos anos, vimos cada vez mais ataques à comunidade imigrante, todos os dias; ainda assim, os legisladores de Massachusetts não avançaram na aprovação de nenhuma legislação para proteger os imigrantes", disse Amelia Gonzalez Pinal, organizadora do Movimiento Cosecha.

“Todos os dias há uma manchete para induzir o medo de deportação e o ódio [dos imigrantes]. Todos os dias, os imigrantes ficam ao volante para trabalhar e cuidar de suas famílias e enfrentam o medo de deportação, detenção e separação familiar por dirigir sem licença”, continuou.

Ela também critica o fato de os legisladores não terem feito nada nos últimos 15 anos desde que o projeto da carteira de motorista foi introduzido pela primeira vez no estado.

O Movimiento Cosecha continuará a pressionar os legisladores no sentido de que eles aprovem a legislação e concedam carteira de motorista para os imigrantes que vivem nos estados citados anteriormente.

Fonte: Redação - Brazilian Times.

Top News